segunda-feira, setembro 04, 2006

"Luís Castro: «Quero ajudar a formar futuros campeões»




O http://www.fcporto.pt/ conversou com o novo director técnico da formação do F.C. Porto no final do primeiro dia de trabalho no clube. Luís Castro mostrou-se entusiasmado com a realidade que encontrou e falou de objectivos fundamentais. Uma primeira entrevista que evidencia os pensamentos do treinador.
FCP: Quais foram as suas primeiras impressões do F.C. Porto?
Luís Castro: Tudo aquilo que eu disser sobre o F.C. Porto não será novidade para ninguém. O clube tem uma dimensão enorme. Sentimos a sua organização no primeiro segundo em que estamos no seu seio e percebemos a seriedade com que se encara o futebol. É um clube que vive de títulos e das motivações para atingir esses títulos.
FCP: Que tipo de objectivos definiu para as suas funções no F.C. Porto?
LC: Neste momento já existe competência no clube. Eu só venho ajudar a competência que existe. Houve o despoletar de uma nova organização no F.C. Porto e eu senti que podia fazer parte dessa organização. A minha missão será continuar a fazer jogadores como até agora. Gostaria de citar o exemplo do último F.C. Porto-U. Leiria. Um dos momentos do jogo foi a entrada do Vieirinha. Sentiu-se que o ambiente do estádio ficou diferente. E isso também se verificou quando o Ivanildo esteve a aquecer. Esses aplausos provam o que significa a formação no F.C. Porto. Eu quero ajudar a formar futuros campeões com a competência da estrutura do F.C. Porto.
FCP: Acredita que as infra-estruturas desportivas do clube também podem ser fundamentais para esse sucesso?
LC: Todas as informações que recebo de atletas e técnicos apontam no mesmo sentido. Toda a gente me diz que as condições de trabalho do F.C. Porto são excelentes. Se há estruturas físicas de qualidade como há, temos de desenvolver as condições humanas ideais para desenvolver o trabalho que desejamos.
FCP: Apesar de já ter treinado vários clubes e ter atravessado desafios completamente distintos, é correcto encarar este desafio como o mais importante da sua carreira?
LC: Se calhar é mesmo o maior desafio da minha carreira e por várias razões. Cheguei ao futebol com 11 anos e sei muito bem o que vale a formação para um jovem. Em muitas coisas senti que ocupou o lugar dos meus pais. Não vou dizer que todos os treinadores deviam viver esta experiência, mas digo que um treinador tem de estar preparado para estes cargos. É um desafio enorme lidar com crianças em formação. É esse entusiasmo que me traz à formação do F.C. Porto. É um trabalho diferente, mas para o qual penso estar preparado. Privilegio muito as relações humanas e isso é fundamental para o crescimento de um adolescente."
transcrito do site oficial do FC PORTO

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

eu chamo-me filipe gostava de ser jogador de futebol porque queria ajudar os mues avos sera que me podem ajudar por favor

11:47 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home