domingo, março 11, 2007

Resultados

Sub-19
Sp. Braga-F.C. Porto, 1-1 (Bura)
"F. C. Porto está a quatro pontos da segunda fasena Zona Norte
O F. C. Porto está a apenas quatro pontos de garantir o apuramento para a segunda fase do Campeonato Nacional de Juniores A da 1.ª Divisão, apesar de o Braga ter travado a série de vitórias consecutivas (sete) dos azuis e brancos. Na deslocação ao terreno dos arsenalistas, em jogo da 24.ª jornada, os dragões empataram a uma bola, mas apesar do deslize viram aumentar a vantagem no comando da Zona Norte sobre os mais directos adversários para 13 pontos.
O Candal, embora tenha folgado, manteve o segundo posto, mas tem a companhia da Académica (terceira) e Guimarães (quarto).

Vítor Hugo abre e Bura iguala
Braga e F. C. Porto empataram a uma bola, em jogo bem dispuatdo. A equipa minhota esteve em bom plano na primeira parte e, sem surpresa, chegou ao intervalo em vantagem, com golo de Vítor Hugo. Depois, os dragões apareceram em campo com outra postura. Na segunda metade, os azuis e brancos apresentaram um futebol de maior domínio sobre o opositor e, com justiça, Bura igualou o marcador. Nos minutos finais da partida, apesar das tentativas dos locais para chegarem ao triunfo, o máximo obtido foi um remate ao poste. Arbitragem esteve em plano razoável."
Victor Jorge Oliveira in JN

Sub-14
Varzim-F.C. Porto, 0-2

Sub-13

Salgueiros-F.C. Porto, 1-9

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Assisti ao jogo Braga-FCP em juniores no passado sábado.

O Braga entrou melhor e nos primeiros 15/20 minutos esteve melhor que o Porto, conseguindo os seus desiquilibrios pelo lado direito (esquerdo do Porto), fruto da falta de rotina do Graça a lateral esquerdo. O golo do Braga surgiu de um pontapé de canto, apesar da altura dos 2 centrais do Porto a bola sobrou para um jogador do Braga que à entrada da área rematou sem hipóteses para Ventura. A partir do golo o Braga retraiu-se um pouco, passando a jogar em puro contra ataque.
O Porto na 1ª parte jogou mais ou menos assim. Os 3 avançados encostavam à linha defensiva do Braga (Tiago, Candeias e Ukra), a estes ainda encostava o Fredson e por vezes ainda o Castro. Bola era colocada num dos centrais (Bura ou Pinto) e pontapé longo para as costas da defensiva contrária com os avançados em constantes piques em busca da bola. A vantagem é que quando corre bem, o passe e a desmarcação, cria muitas vezes perigo, mas quando corre mal, por exemplo o passe é interceptado pela defensiva contrária, as segundas bolas são quase sempre ganhas pelo Braga pois tem o meio campo preenchido com 3/4 jogadores contra 1 ou 2 do Porto. Na primeira parte o Edson, a jogar a pivot defensivo, andou um pouco às aranhas, fruto do facto de estar quase sempre em desvantagem numérica.
A defesa vacilou em algumas situações fruto da qualidade do ponta de lança do Braga (bom jogador) e do facto de ter jogado contra o sol, o que incomodava claramente a disputa das bolas aéreas.
Na primeira parte a única oportunidade de golo do Porto esteve nos pés de Candeias, isolado em velocidade permitiu a defesa do guardião Bracarense. Uma primeira parte fraca de parte a parte, após o golo o Braga encolheu-se e o Porto nunca conseguiu ser verdadeiramente superior. É engraçado que o Porto nunca faz grandes primeiras partes, aconteceu na Feira, em Vila do Conde e agora em Braga.
Após o intervalo tudo se alterou. O Porto apareceu com outra atitude e com outra dinâmica, marcou um golo também num pontapé de canto com Bura a fazer valer a sua presença fisica e a ganhar nas alturas a um cacho de jogadores com guarda redes incluido. Depois do golo o Porto continuou ao ataque, e este período correspondeu à melhor fase do Porto, onde criou 2 grandes oportunidades de golo. Então uma delas é verdadeiramente escandalosa. A bola foi metida nas costas da defesa, esta ficou parada e o redes hesita e fica na baliza, o Freson completamente isolado, com tempo para tudo e com a bola a saltitar na zona do penalty e o redes a meio da saída tenta o chapéu e a bola passa por cima da baliza, quando o que se pedia era que enchesse o pé e fuzilasse pois a bola estava perfeita para isso.
A primeira meia hora da segunda parte foi completamente dominada pelo Porto, com algumas tentativas de contra ataque do Braga sem criarem grandes problemas à nossa defensiva. O Porto não aproveitou o seu melhor período para matar o jogo e o Braga esboçou nos últimos 10 minutos uma derradeira tentativa para chegar ao golo, e ainda enviou uma bola ao poste nos últimos minutos do encontro. O empate acaba por ser justo, o Porto criou mais e melhores oportunidades de golo e podia e devia ter vencido, o Braga deu grande réplica e também podia ter vencido quase a acabar o jogo, pelo que o empate é aceitável.

Análise dos jogadores

Ventura - Revela uma calma que em certos momentos enerva, esteve seguro entre os postes, e sempre que foi chamado a intervir fe-lo com segurança. Revela alguma insegurança nas saídas aos cruzamentos.

André Santos - Em evidência nas tarefas defensivas, fechou bem o seu flanco. Raramente perdeu um lance. Foi substituido quando apresentou caibras. Sem deslumbrar foi certinho e bateu-se bem em todo o jogo.

Bura - Dificuldades surpreendentes no jogo aéreo talvez devido ao sol que estava de frente. Não sendo dos seus melhores jogos subiu bastante de produção no segundo tempo. Fez o golo fazendo uso do seu poderoso jogo aéreo. Abusa dos lançamentos longos.

André Pinto - Comentário idêntico ao do seu colega do eixo da defesa. Este titular é junior de primeiro ano.

Graça - Não conseguiu acertar as marcações com o extremo que lhe apareceu pela frente, e o perigo do Braga veio sempre pelo seu flanco. Gosto mais de o ver a meio campo.

Edson - Jogou a pivot defensivo onde eu penso que é o seu habitat natural . Na primeira parte sentiu mais dificuldades, dobrou algumas vezes o Graça e não raras vezes esteve em desvantagem numérica, mas nunca virou a cara à luta. Na segunda parte subiu muito de produção cotando-se como um dos melhores do Porto, sobretudo na recuperação da bola.

Castro - Na primeira parte não existiu, esteve muito pouco em jogo, também porque foi alvo de marcação apertada. Na segunda parte acompanhou a subida da equipa mas ficou longe daquilo que nos tem habituado.

Fredson - Teve a responsabilidade de substituir o Rui Pedro na posição 10 e desiludiu. Na primeira parte conseguiu estar mais ausente que o Castro. Na segunda parte melhorou um pouco embora tenha estado aquém daquilo que pode e deve fazer. Podia ter morto o jogo na melhor oportunidade do encontro.

Ukra - Passou um pouco ao lado do jogo, nunca conseguiu imprimir grande velocidade ao seu jogo, nem conseguiu desequilibrar. Acabou o jogo a lateral direito após a saída do André Santos.

Candeias - Bom jogo do Candeias. O "dragão" mais inconformado, em toda a partida. A maioria dos lances de desequilibrio vieram da sua velocidade. Este miúdo é mesmo muito rápido. Este tipo de jogador tem condições naturais únicas, não pode nem deve ser desaproveitado, e merece do Jesualdo Ferreira uma oportunidade.
Teve uns jogos menos bons, saiu da convocatória, foi para o banco e parece que o "tratamento" lhe fez muito bem.

Tiago - Este é um tipo de jogador que gosto, podem as coisas não sairem bem mas a entrega é sempre a mesma. Corre, trabalha, bate-se bem com os centrais adversários, mas neste jogo não teve nenhuma oportunidade para marcar.

Rui Pedro - No pouco tempo que esteve em campo deu para perceber a importância que tem na equipa. É o jogador dos desequilibrios. É um jogador completo, só tenho pena que não seja mais explosivo.

Hugo Monteiro - Entrou para fechar o lado esquerdo e ajudou a segurar o empate.

Melhores do Porto: Candeias (MVP) e Edson.
Melhor do Braga: O ponta de lança é muito valente. Pôs em sentido os 2 centrais do Porto durante todo o jogo.

11:52 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Começo a pensar que o afs deveria poder postar neste blog...para benifício do mesmo. Senão, penso ao morphy (se ele ainda por aí andar) para que o deixe começar a escrever no esperançaportista.

Parabéns afs!

11:37 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home