terça-feira, novembro 04, 2008

O Comentário de afs

Vizela 1 – FC Porto 4 (juniores)

Equipa:

GR – Ruca

Defesas – Ivo, Roberto, Hugo e Vitor

Meio campo – Ramon, Galeão e Josué

Avançados – Caetano, Claro e Chula

Substituições:

Hugo por Dias

Vitor por Massari

Chula por Diogo Viana

Não utilizados: Rafa, Julio Alves, Paulinho e Alex

1ª Parte – o jogo inicia praticamente com o golo do Caetano aos 3 minutos. Os visitantes dominaram na primeira meia hora. Boas trocas de bola, alguns passes de ruptura e algumas oportunidades desperdiçadas. Neste período os locais raramente importunaram o Ruca. Na parte final da primeira parte os visitados esboçaram uma reacção e começaram a acercar-se da baliza contrária até que chegaram justamente ao empate, numa jogada em que o extremo ganha um ressalto ao Ivo, junto à linha de fundo e cruza com o PL a finalizar com êxito, premiando o esforço do Vizela. Neste período houve uma jogada que amarelou os 2 centrais do FC Porto.

Parte – Ao intervalo o Hugo (com amarelo) deu lugar ao Dias e o FC Porto retomou o domínio do jogo e rapidamente chegou à vantagem, com o Ramon a responder com um pontapé acrobático a uma sobra fazendo o 1-2. Entretanto o Chula dá lugar ao Diogo Viana. Os visitantes continuaram a carregar e volvidos 10 minutos, uma boa transição rápida encontra Claro na quina direita da grande área e este com um remate na passada, coloca a bola na gaveta fazendo um golo de belo efeito. Até final, houve mais um golo do Diogo Viana, após boa assistência do Claro. Pelo meio ainda houve lugar a algumas perdidas. Factos de registo até final do encontro: i) substituição do Vitor por lesão pelo Massari ii) expulsão do Ivo, por reacção a uma entrada mais intempestiva do adversário e iii) a expulsão do D. Viana, perfeitamente lamentável, levou 2 amarelos por protestos, apesar do treinador o ter ameaçado mandar para o banho se abrisse mais uma vez a boca.

Análise individual

Ruca – as suas intervenções não foram sujeitas a elevado grau de dificuldade. Sem responsabilidade no golo, revelou concentração e acerto.

Ivo – Enquanto esteve em campo esteve igual a si próprio. Seguro a defender e sempre que existia a possibilidade apoiava o processo ofensivo. Jogo tranquilo. Foi expulso, mais pelo gesto do que pela intensidade do pontapé, o que não deixa de ser reprovável.

Roberto – Não é preciso ir ao Brasil buscar um central alto. Para mim a única vantagem é ser alto, o que lhe permite dominar o espaço áreo. Tarda em ganhar tranquilidade. Teve algumas entradas fora de tempo e é muito duro de rins. Tem muitas dificuldades quando enfrenta adversários com a bola controlada.

Hugo – esteve bem na marcação, que é a sua imagem de marca. Ao nível do passe não esteve tão bem.

Vitor – Seguro a defender e integrou-se bem no processo ofensivo. Jogo tranquilo.

Ramon – O adversário não lhe criou muitas dificuldades. Talvez por isso andou por terrenos pouco habituais. Fez um bom golo.

Galeão – Podia ter aproveitado melhor a oportunidade. Passou algo ao lado do jogo.

Josué – é impressionante a forma com trata a “pelota”. A bola sai sempre “redondinha” dos seus pés. Sem complicar jogou e fez jogar. Globalmente fez um bom jogo.

Claro – Tem vindo a subir paulatinamente de produção na posição de PL. Trocou algumas vezes de posição com o Caetano. È visível o trabalho de casa. Protege melhor a bola, recebe e entrega, não tenta rodar, aproveita melhor as diagonais e o limite do fora jogo e marcou nos últimos 3 jogos. Está a ser uma agradável surpresa.

Chula – Pareceu-me um pouco cansado. Esteve muito ausente e só de quando em vez soltou o seu perfume. Não assumiu tanto o jogo e quando o fez nem sempre as coisas correram bem.

Diogo Viana – é excelente jogador mas não pode cometer estes erros. Para o ano é sénior. Não pode, não deve questionar as decisões do arbitro. Por acaso o resultado estava feito, a equipa jogava com 10 e passou a jogar com 9.

Caetano – Quis claramente marcar pontos na oportunidade que lhe deram. Fez um golo e sem deslumbrar fez um grande jogo ao nível da entrega. Fiquei cansado de o ver correr. Acabou o jogo exausto.

MVP – Caetano pela atitude e disponibilidade.