domingo, março 11, 2007

"FC ALPENDORADA PROMOVE COLÓQUIO SOBRE FUTEBOL DE FORMAÇÃO
FORMAR JOVENS COM PAIXÃO E QUALIDADE

... por iniciativa do treinador da equipa sénior, António Oliveira, convidou ilustres oradores e sabedores da matéria – não estivessem eles ligados à formação em várias vertentes.
Num salão nobre dos Bombeiros Voluntários de Alpendorada bem composto e atento, os professores José Manue

l Ferreira (coordenador e treinador de formação do Leixões), Rui Pacheco (professor e treinador da Escola Hernâni Gonçalves) e José Guilherme (treinador dos iniciados do FC Porto e professor universitário) dissertaram, anteontem, com paixão as suas ideias, as suas convicções e, acima de tudo, como pode ser melhorado o futebol jovem em Portugal.

JOSÉ GUILHERME
HÁ VÁRIOS REQUISITOS PARA SE CHEGAR AO TOPO DO FUTEBOL
Com larga experiência nos escalões jovens do FC Porto, onde já passou por praticamente todos os escalões – actualmente orienta os iniciados –, José Guilherme, que também é professor universitário, dissertou alguns conceitos que foi adquirindo ao longo da sua carreira como treinador dos escalões de formação. Na sua perspectiva, um futebolista deve reunir vários adjectivos para chegar ao topo do futebol. Que jogadores queremos? É uma pergunta que se faz. A qualidade é um dos adjectivos fundamentais para que o futebolista possa singrar. Mas mais do que a qualidade é preciso aliar outros factores:
junção técnico-táctica; jogadores psicologicamente fortes; inteligência; concentração; empenhamento e emoção. São estes os requisitos que José Guilherme enumera. E justifica: “Não tenho conhecimento de jogadores que estão, agora, no top que não tenham começado bem cedo a praticar futebol. Para adquirir estes predicados é necessário que cultivem esta vivência desde tenra idade. Além do mais, não se deve condicionar um jovem no aperfeiçoamento das suas qualidades. Se tiver de fazer um passe de «trivela» ou uma «vírgula» não se deve repreender. É nos escalões jovens que eles têm a oportunidade de evoluir”.

Ricardo Alves Rodrigues
ricardo.rodrigues@onortedesportivo.com
in Norte Desportivo

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Campeonato Nacional de Juniores "C" - Iniciados (2ª Fase)
Resultado do sorteio hoje realizado na sede da Federação Portuguesa de Futebol:

Zona A
1. Beira-Mar
2. FC Porto
3. Nacional
4. Vitória Sport Clube (Guimarães)

11:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

calendário dos iniciados:
1ª Jornada (18.03.2007)
FC Porto- Beira-Mar
Nacional- Vitória Sport Clube (Guimarães)
2ª Jornada (25.03.2007)
Beira-Mar- Nacional
Vitória Sport Clube (Guimarães)- FC Porto
3ª Jornada (01.04.2007)
Vitória Sport Clube (Guimarães)- Beira-Mar
Nacional- FC Porto
4ª Jornada (15.04.2007)
Beira-Mar- FC Porto
Vitória Sport Clube (Guimarães)- Nacional
5ª Jornada (22.04.2007)
Nacional- Beira-Mar
FC Porto- Nacional
6ª Jornada (25.04.2007)
Beira-Mar- Vitória Sport Clube (Guimarães)
FC Porto- Nacional

11:19 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O José Guilherme deve estar a brincar, o Porto do qual ele é um dos treinadores é um do clubes que mais inibe os jogadores . Trivela, Virgula no Porto deve estar a brincar . O Treinador Alvaro antigo treinador ( penso que o pior que já passou por este clube ) do Porto proibia os jogadores no que tocava a "invenções" . Estou a falar com razão de causa .

9:24 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home