segunda-feira, junho 18, 2007

JN

F. C. Porto é o campeão

Apesar do empate, os dragões fizeram a festa do título no final
Susana Silva
O F. C. Porto conquistou o 13.º título no Campeonato Nacional de Juniores C. Na sexta e última jornada da fase final, os dragões empataram a duas bolas com o Boavista, resultado que se revelou suficiente para assegurar o primeiro lugar, embora em igualdade pontual com o Sporting (ganhou ao Benfica), mas com vantagem no "goal-avarage" total (sete contra três golos dos leões).
No final do encontro, Filipe, autor dos golos do F. C. Porto, desvalorizou o feito. "O mais importante não é ter marcado os golos, mas a equipa ter ganho o campeonato, apesar do empate. Conseguimos concretizar o nosso objectivo", disse.
"Como capitão sinto-me muito contente, não só por ser a primeira vitória a nível nacional, mas porque desde o início da época que andamos a trabalhar para isto. O nosso objectivo está cumprido. Sabíamos que o jogo com o Boavista iria ser muito complicado. Tentamos jogar o nosso futebol, o campo não ajudou muito, mas tivemos mérito e o título é justo", referiu Amorim. Para José Guilherme, treinador dos dragões, este título é "completamente merecido". "Somos a equipa com mais golos marcados e menos sofridos; com mais vitórias e menos empates. Era uma injustiça muito grande não vencermos. Foi difícil, pois o jogo não correu de feição e não jogámos muito bem. O que interessava era conquistar o título e por isso estamos muito contentes. Não era assim que gostávamos de ser campeões, mas com uma grande exibição e a vitória", acrescentou.
A base do sucesso, segundo o treinador, esteve no trabalho desenvolvido durante a época, "em que a qualidade dos jogadores foi colocada em prol do colectivo". Sobre os atletas campeões, José Guilherme afirma haver bons valores, mas precisam de percorrer um longo percurso. "Há jogadores com muito potencial. Se vão lá chegar... o caminho faz-se andando", complementou.
O técnico dos portistas defende que o formato da prova não favorece a evolução dos atletas. "Devia haver um formato diferente. O campeonato poderia ter mais de duas voltas ou até poules, de forma a ajudar à evolução dos jogadores", afirmou, acrescentando "Há uma grande quantidade de jogos pouco competitivos e, depois, os jogadores chegam a momentos decisivos na carreira e não são tão fortes como gostaríamos".
"O salto de juniores para seniores é muito grande e eles ou estão preparados para isso a todos os níveis ou vão tem muitas dificuldades, pois é preciso muita paciência com eles. E nos seniores não há paciência", complementou o treinador.
Para fazer fase a este problema, José Guilherme tem uma estratégia "Fazemos jogos com equipas de escalão superior, torneios internacionais e torneios de escalões superiores". "Mas é completamente diferente, pois são momentos de evolução e não há estabilidade. Em jogos a sério, muito competitivos, não estão preparados para aguentar a pressão", concluiu.
Boavista 2 2 F. C. Porto
Boavista e F. C. Porto empataram a duas bolas, numa partida bem disputada, na qual as panteras foram mais perigosas no ataque, tendo os dragões denotado algum nervosismo e ansiedade. Aos 25 m, Miguel abriu o activo, tendo Filipe empatado aos 31m. No reatamento, Eduardo converteu um penálti, por mão na bola de Hugo. Aos 58 m, Filipe não perdoou, fazendo o empate e a festa no final.
Jogo no campo da Pasteleira, no Porto. Árbitro Pedro Mesquita (Vila Real). Cartão amarelo: Miguel (25), Hugo (43 e 61), Rafael (70+2). Cartão vermelho: Hugo (61).
Boavista: Filipe; Daniel, Bruno Valente, João Paulo e Alexandre (Baptista, 58); Miguel, Eduardo (Ricardo, 67) e Rafael (João Viana, ao intervalo); Ruben (João Santos, ao intervalo), Kaby e Roberto (Bruno Cunha, ao intervalo). Treinador Manuel Branco.
F. C. Porto: Rafael; David,Hugo, Tiago Borges e Xavier; Sérgio, Flávio (Telmo, 40) e Gradíssimo ; Filipe, Amorim (Tiago Silva, 48) e João Costa. Treinador José Guilherme.Ao intervalo 1-1. Marcadores Miguel (25), Filipe (31 e 58) e Eduardo (43 gp).
Susana Silva in JN