quinta-feira, fevereiro 14, 2008

A derrota com a Espanha

Lisboa, 1996: Oito a um
Quinta-Feira , 14 Fevereiro 2008
A pesada derrota que a Selecção Nacional Sub-16 sofreu, diante da Espanha, em Fátima, no passado dia 5 de Fevereiro, mereceu as mais diversas leituras e algumas críticas e julgamentos que importa desmistificar.

Além da perniciosidade de se partir de um resultado e de um jogo menos conseguidos de uma Selecção – e todos quantos andam no “desporto rei” sabem que mesmo as melhores equipas estão sujeitas a viver um dia menos feliz – para traçar um quadro negro e apressado do futebol de formação da FPF ou encontrar explicações para alegadas falências no seu modelo de formação, este tipo de análise esbarra na crueza dos factos.

Pouco importa para quem opina que, por exemplo, a mesma Selecção Sub-16 tenha cumprido durante a presente época, antes do encontro de má memória com a Espanha, quatro outras partidas, nas quais apenas sofreu um golo.

Ou que as Selecções Nacionais Sub-17 e Sub-19 – aquelas que têm competições oficiais – figurem sistematicamente como cabeças-de-série nos sorteios para as fases finais dos Europeus e Mundiais, sinal de que o bom trabalho efectuado tem tido sequência e tem permitido a Portugal marcar, regularmente, presença nas grandes competições internacionais jovens.

Ou que a mesma formação que, segundo alguns, faliu ou que foi “destruída” após a saída do professor Carlos Queirós da FPF, em 1994, tenha dado à Selecção Nacional - Clube Portugal a melhor sequência de resultados desportivos de sempre, com a conquista de um segundo lugar no Euro2004 e do quarto posto no Mundial 2006.

Os juízos apressados assentam sempre em bases pouco sólidas. Basta, por exemplo, lembrar uma tarde de Junho de 1996, em que a Selecção Nacional Sub-15 goleou a sua congénere da Espanha, por 8-1. Esse é um encontro que jogadores como Capdevila ou Vicente provavelmente ainda retêm na memória. Não consta, no entanto, que o futebol de formação espanhol tenha entrado em colapso nesse dia, tanto mais que no ano seguinte, a então Selecção Sub-16 disputou o Europeu da categoria tendo-se sagrado campeã europeia.
Felizmente, o retrato do Futebol Português não é feito com base em algumas opiniões que, apesar de reclamarem visão estratégica, não conseguem, elas próprias, descer ao fundo da realidade e dos problemas. A imagem do Futebol Português tem sido feita com óptimos resultados dentro de campo. Aí sim, é importante ficar bem na fotografia.
©FPF.PT Todos os direitos reservados

in site oficial da FPF

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

como é hábito alguém andou a falar demais aqui neste blog e não só!

11:57 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Normalmente as verdades custam a ouvir...., jogadores fabricados pelos altos interesses, depois é uma mão cheia+1...................

10:29 da tarde  
Blogger Madjer said...

"...jogadores fabricados pelos altos interesses..." ????????
queres dizer o quê com isto?
Quem são?

11:11 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Foi tão complicada a derrota que até motivou este esclarecimento da FPF

11:18 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ó amigo Madger, eu explico-te quais são os altos interesses, assunto que eu acredito que não saibas!
- Então como é possivel que jogadores que não são titulares nas suas equipas, jogam normalmente 5 minutos e mal, vão à selecção?
- Como é possivél que jogadores joguem nas selecções em posições que não jogam no clube que representam?
- Como é possivel que se chamem sempre os mesmos jogadores, quer no momento estejam bem ou mal,... já fazem parte da família da selecção!!!
Existem muitos empurrões nesta actividade, daí não admira os 7-0

10:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Estou de acordo que algo nestas selecções jovens n funciona bem as convocatorias sao feitas de um modo um pouco duvidos e que deviam chamar pra estajio mais jogadores e n os mesmo de modo que conseguissem observar melhor os jogadores ja que n estou certo que os vao ver os jogos pois pk s vao ha jogadores que mal jogam e estao sempre batidos nos estagios como e possivel meter mais jogadores por explo o pasteleira que luta pra n descer do que outros n que eu tenha alguma coisa contra os jogadores do pasteleira mas vi 6 jogos deles e n vejo la mais qualidade do vejo no naval na academica por explo e continuando como e possivel n verem os jogadores do penafiel os do braga belenenses setubal como e possivel irem tantos jogadores que nem ritmo de campionato nacional de junios b tem andam a jogar distrital de lisboa que por amor de deus n e a mesma estaleca!!!Se querem fazer jogadores a força n vai resultar pk depois chegam a junios s chegarem e depois nos seniors vao jogar nas destritais e atem foram internacionais mas quando e pra ganhar dinheiro acontece o que ja aconteceu a muitos uma grande desilusao e depois nem sao jogadores da bola nem mais nada porque os estudos vao a vida em funçao da bola e dpeois olha caixas do continente ou pedreiros!!!se fizeram mais estagios e chamarem mais jogadores pra os observar e depois so levam pros jogos o que realmente sao os melhores e que se encaixam na equipe e n levar A ou B pk e do S ou B e mesmo que n jogue nessa posiçao e adapta-se levarem jogadores com qualidae rotina e experiencia com minutos nas pernas no campionato nacionAL!!!ate o scolari chama mais jogadores nas suas convocatorias e n tem problema em chamar jogador do maritimo guarda redes daniel carvalho sem ninguem o conhecer o duda etc pra ver presta presta n presta n volta ja aqui nas selecççoes jovens tenho quando tiver oportunidade dar uma palavra com o brasuca pode ser que ele m ouça e va ver o que se passa todos la dentro tem medo dele deve ser pk o homem e justo!!!um abraço e so uma opiniao

12:50 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home