terça-feira, março 13, 2007

Comentário de afs

Assisti ao jogo Braga-FCP em juniores no passado sábado.


O Braga entrou melhor e nos primeiros 15/20 minutos esteve melhor que o Porto, conseguindo os seus desiquilibrios pelo lado direito (esquerdo do Porto), fruto da falta de rotina do Graça a lateral esquerdo. O golo do Braga surgiu de um pontapé de canto, apesar da altura dos 2 centrais do Porto a bola sobrou para um jogador do Braga que à entrada da área rematou sem hipóteses para Ventura. A partir do golo o Braga retraiu-se um pouco, passando a jogar em puro contra ataque.
O Porto na 1ª parte jogou mais ou menos assim. Os 3 avançados encostavam à linha defensiva do Braga (Tiago, Candeias e Ukra), a estes ainda encostava o Fredson e por vezes ainda o Castro. Bola era colocada num dos centrais (Bura ou Pinto) e pontapé longo para as costas da defensiva contrária com os avançados em constantes piques em busca da bola. A vantagem é que quando corre bem, o passe e a desmarcação, cria muitas vezes perigo, mas quando corre mal, por exemplo o passe é interceptado pela defensiva contrária, as segundas bolas são quase sempre ganhas pelo Braga pois tem o meio campo preenchido com 3/4 jogadores contra 1 ou 2 do Porto. Na primeira parte o Edson, a jogar a pivot defensivo, andou um pouco às aranhas, fruto do facto de estar quase sempre em desvantagem numérica.
A defesa vacilou em algumas situações fruto da qualidade do ponta de lança do Braga (bom jogador) e do facto de ter jogado contra o sol, o que incomodava claramente a disputa das bolas aéreas.
Na primeira parte a única oportunidade de golo do Porto esteve nos pés de Candeias, isolado em velocidade permitiu a defesa do guardião Bracarense. Uma primeira parte fraca de parte a parte, após o golo o Braga encolheu-se e o Porto nunca conseguiu ser verdadeiramente superior. É engraçado que o Porto nunca faz grandes primeiras partes, aconteceu na Feira, em Vila do Conde e agora em Braga.
Após o intervalo tudo se alterou. O Porto apareceu com outra atitude e com outra dinâmica, marcou um golo também num pontapé de canto com Bura a fazer valer a sua presença fisica e a ganhar nas alturas a um cacho de jogadores com guarda redes incluido. Depois do golo o Porto continuou ao ataque, e este período correspondeu à melhor fase do Porto, onde criou 2 grandes oportunidades de golo. Então uma delas é verdadeiramente escandalosa. A bola foi metida nas costas da defesa, esta ficou parada e o redes hesita e fica na baliza, o Freson completamente isolado, com tempo para tudo e com a bola a saltitar na zona do penalty e o redes a meio da saída tenta o chapéu e a bola passa por cima da baliza, quando o que se pedia era que enchesse o pé e fuzilasse pois a bola estava perfeita para isso.
A primeira meia hora da segunda parte foi completamente dominada pelo Porto, com algumas tentativas de contra ataque do Braga sem criarem grandes problemas à nossa defensiva. O Porto não aproveitou o seu melhor período para matar o jogo e o Braga esboçou nos últimos 10 minutos uma derradeira tentativa para chegar ao golo, e ainda enviou uma bola ao poste nos últimos minutos do encontro. O empate acaba por ser justo, o Porto criou mais e melhores oportunidades de golo e podia e devia ter vencido, o Braga deu grande réplica e também podia ter vencido quase a acabar o jogo, pelo que o empate é aceitável.

Análise dos jogadores

Ventura - Revela uma calma que em certos momentos enerva, esteve seguro entre os postes, e sempre que foi chamado a intervir fe-lo com segurança. Revela alguma insegurança nas saídas aos cruzamentos.

André Santos - Em evidência nas tarefas defensivas, fechou bem o seu flanco. Raramente perdeu um lance. Foi substituido quando apresentou caibras. Sem deslumbrar foi certinho e bateu-se bem em todo o jogo.

Bura - Dificuldades surpreendentes no jogo aéreo talvez devido ao sol que estava de frente. Não sendo dos seus melhores jogos subiu bastante de produção no segundo tempo. Fez o golo fazendo uso do seu poderoso jogo aéreo. Abusa dos lançamentos longos.

André Pinto - Comentário idêntico ao do seu colega do eixo da defesa. Este titular é junior de primeiro ano.

Graça - Não conseguiu acertar as marcações com o extremo que lhe apareceu pela frente, e o perigo do Braga veio sempre pelo seu flanco. Gosto mais de o ver a meio campo.

Edson - Jogou a pivot defensivo onde eu penso que é o seu habitat natural . Na primeira parte sentiu mais dificuldades, dobrou algumas vezes o Graça e não raras vezes esteve em desvantagem numérica, mas nunca virou a cara à luta. Na segunda parte subiu muito de produção cotando-se como um dos melhores do Porto, sobretudo na recuperação da bola.

Castro - Na primeira parte não existiu, esteve muito pouco em jogo, também porque foi alvo de marcação apertada. Na segunda parte acompanhou a subida da equipa mas ficou longe daquilo que nos tem habituado.

Fredson - Teve a responsabilidade de substituir o Rui Pedro na posição 10 e desiludiu. Na primeira parte conseguiu estar mais ausente que o Castro. Na segunda parte melhorou um pouco embora tenha estado aquém daquilo que pode e deve fazer. Podia ter morto o jogo na melhor oportunidade do encontro.

Ukra - Passou um pouco ao lado do jogo, nunca conseguiu imprimir grande velocidade ao seu jogo, nem conseguiu desequilibrar. Acabou o jogo a lateral direito após a saída do André Santos.

Candeias - Bom jogo do Candeias. O "dragão" mais inconformado, em toda a partida. A maioria dos lances de desequilibrio vieram da sua velocidade. Este miúdo é mesmo muito rápido. Este tipo de jogador tem condições naturais únicas, não pode nem deve ser desaproveitado, e merece do Jesualdo Ferreira uma oportunidade.
Teve uns jogos menos bons, saiu da convocatória, foi para o banco e parece que o "tratamento" lhe fez muito bem.

Tiago - Este é um tipo de jogador que gosto, podem as coisas não sairem bem mas a entrega é sempre a mesma. Corre, trabalha, bate-se bem com os centrais adversários, mas neste jogo não teve nenhuma oportunidade para marcar.

Rui Pedro - No pouco tempo que esteve em campo deu para perceber a importância que tem na equipa. É o jogador dos desequilibrios. É um jogador completo, só tenho pena que não seja mais explosivo.

Hugo Monteiro - Entrou para fechar o lado esquerdo e ajudou a segurar o empate.

Melhores do Porto: Candeias (MVP) e Edson.
Melhor do Braga: O ponta de lança é muito valente. Pôs em sentido os 2 centrais do Porto durante todo o jogo.

afs

4 Comments:

Blogger Madjer said...

afs diz-me qual é o teu email

12:23 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Obrigado pelo comentario
temos que aproveitar alguns destes jogadores
Superkinas

12:31 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Enviei para o email que consta no teu perfil.

2:21 da tarde  
Blogger Madjer said...

Ok

3:46 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home