segunda-feira, junho 18, 2007

O JOGO

Juniores C » Fase Final
Dragões campeões
por ANA RAMALHO
Um empate bastou para que o FC Porto se sagrasse campeão nacional de juniores C, no último jogo da fase final do campeonato, ante o Boavista. Apesar da igualdade pontual com o Sporting na primeira posição, resultante da vitória dos leões frente ao Benfica, a larga vantagem dos azuis e brancos em número de golos apontados garantiu-lhes o título. E, diga-se, os axadrezados não facilitaram em nada a vida dos portistas, que se viram a perder por duas vezes. Em ambos os casos, conseguiram restabelecer a igualdade, o bastante para garantir a conquista do título.
A partida foi quase sempre equilibrada, muito embora, em alguns períodos da primeira parte, se tenha verificado um certo ascendente dos boavisteiros. O FC Porto apresentou-se algo retraído e evidenciava algumas dificuldades no último terço do terreno e era o Boavista que se mostrava mais ameaçador. Ameaças que reflectiriam no marcador, aos 25', por intermédio de Miguel. Mas pouco depois Filipe empatava a partida, na sequência de uma jogada rápida de contra-ataque. Já no segundo tempo, Eduardo voltou a colocar o Boavista em vantagem, mas de novo Filipe salvaria a equipa da derrota. Ao soar do apito final, a festa era azul e branca. Em delírio, os jogadores festejaram com os adeptos, incansáveis ao longo de todo o encontro.
A figura: FILIPE Nunca deixou de acreditar
Valeu ao FC Porto o inconformismo de Filipe. Quando o título parecia estar a fugir – e isso aconteceu em duas ocasiões – lá estava ele, pronto a fuzilar as redes da baliza axadrezada e a devolver a esperança na festa azul e branca. O jovem dragão mostrou-se um ponta-de-lança de grande mobilidade, lutador, forte tecnicamente e com apurado faro pelo golo. No primeiro tento que apontou, fez uso da rapidez, outra das suas qualidades, para finalizar uma rápida jogada de contra-ataque. No segundo, adivinhou o lance, surgiu nas costas de um defesa adversário e aproveitou da melhor forma o seu desentendimento com o guarda-redes, fazendo um desvio oportunamente.
"Era o nosso objectivo"
Filipe, autor dos dois golos dos azuis e brancos, era obviamente um jogador feliz no final do encontro e desvalorizou o empate cedido ante o Boavista: "O mais importante é a equipa ter vencido o campeonato, era esse o nosso grande objectivo, e todos lutámos por isso".
Amorim "O título é justo"
O capitão do FC Porto, Amorim, estava radiante com a conquista do título: "É a primeira vitória a nível nacional e desde o início da época que andávamos a trabalhar para isto. Estamos muito felizes por termos atingido o objectivo. Tivemos mérito e o título é justo".
TREINADORES
José Guilherme "Fomos a melhor equipa e merecemos o título"
José Guilherme, treinador do FC Porto, considerou o título "totalmente" merecido e mostrou-se orgulhoso dos jogadores. "Fomos a melhor equipa, melhor ataque e a melhor defesa. Merecemos o título. Trabalhámos arduamente o ano inteiro e os jogadores colocaram a qualidade deles ao serviço deste objectivo", realçou. Para o técnico tratou-se de um campeonato "bastante difícil", tal como o encontro com o Boavista. "O jogo não correu de feição, mas o que interessava era o título. Estamos muito contentes, mas claro que gostávamos de ter sido campeões com uma melhor exibição e uma vitória."
Manuel Branco "Título está bem entregue"
O técnico do Boavista, Manuel Branco, fez um "balanço positivo" da época, embora lamente "o afastamento da corrida pelo título" na jornada anterior: "O Boavista esteve muito forte na fase final e os jogadores estão de parabéns. Mas julgo que o título está bem entregue."
in O JOGO

5 Comments:

Blogger Madjer said...

INICIADOS DO FC PORTO CAMPEÕES APESAR DA IGUALDADE COM BOAVISTA
EMPATE VALE O TÍTULO
O FC Porto sagrou-se ontem campeão nacional de iniciados. Ao empatar com o Boavista, os «dragões» terminaram igualados pontualmente com os «leões», mas com vantagem no número de golos apontados.


João Miguel Ribeiro
joao.ribeiro@onortedesportivo.com

O FC Porto sofreu, ontem, para se sagrar campeão nacional de iniciados, após um empate a duas bolas arrancado «a ferros» no reduto do Boavista. Os «dragões» estiveram por duas vezes a perder, mas acabaram por chegar à igualdade e evitar os festejos do Sporting, que chegou a sonhar com o ceptro ao bater, fora, o Benfica por 2-0. As duas formações chegaram ao fim igualadas em pontos, mas com os «dragões» a ocuparem o lugar cimeiro.
“Chegámos ao fim como a melhor equipa, com mais golos marcados, menos sofridos, maior número de vitórias e menor de derrotas”, justifica, a O NORTE DESPORTIVO, o técnico José Guilherme, analisando o título como corolário de uma época dominada pelo FC Porto. “Os objectivos passavam por desenvolver o mais possível os jogadores, individual e colectivamente, com um futebol de qualidade. Isso foi conseguido durante grande parte da época. Conseguimos ganhar a todas as equipas a nível nacional, pelo que este título é inteiramente merecido”, resume o treinador.
Ainda assim, os «dragões» não se livraram de um valente susto, pois o Boavista adiantou-se no marcador, na última partida do Campeonato. No reduto do Benfica, o Sporting pressionava ao pôr-se em vantagem, mas o FC Porto empatou ainda antes do intervalo. Porém os «axadrezados» repetiram a «gracinha» e marcaram o segundo, surgindo então Filipe como o herói da partida, ao empatar a contenda a dois golos.
“Somos uma equipa bastante técnica e as condições do relvado não eram as melhores para o nível dos nossos jogadores. Não nos adaptámos muito bem”, adianta o técnico «azul e branco», acrescentando: “O Boavista também é uma boa equipa e criou-nos alguns problemas, os quais, com um bom piso, conseguíamos resolver. Só que os jogadores entraram com uma pressão muito grande! Logo ao início, os atletas viram que o campo estava extremamente mau e ficaram mais nervosos. Não tivemos uma boa prestação”.
«Arrumado» o Campeonato, o FC Porto vai entrar no processo habitual de transição. Os novos campeões nacionais vão transitar para o escalão de juvenis, com a equipa de iniciados de primeiro ano – que disputou o Distrital – a assumir o lugar dos novos campeões no Nacional. Quanto à continuidade de José Guilherme no escalão ou eventual subida aos juvenis, é “um processo interno” que “a seu tempo será definido”.
in o Norte Desportivo

11:37 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Agora é que se vai saber quem tem os melhores "padrinhos"!

10:12 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

"Vejo nos sub 16 3 ou 4 jogadores de excelente nivel, Branco, Paulinho,Alex assim assim ( nao xega ser da Madeira ), Caetano a rever proxima epoca,Dias,Sergio e Claro positivos,"

"Cardoso,Diogo, Luis Paulo e Zé Pedro e EDU"

Com estes 2 comments já temos quase a equipa feita, falta GR e mais alguns.
Aceitam-se propostas

9:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Agora é que se vai saber quem tem os melhores "padrinhos"!

quem sao eles??????

11:28 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

muita coisa se foi vendo neste final de epoca.
so um sego nao via as movimentacoes.
sao os mesmos de sempre e algumas aquisicoes, novidades.
nao tarda a saberse o resultado dos apoios

11:32 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home