segunda-feira, setembro 03, 2007

O Comentário de afs

Comentário ao jogo FC Porto 6 – Naval 1
Este resultado parece indiciar que tudo foram rosas, o que não aconteceu. A Naval impôs muito respeito ao FCP no primeiro tempo e nos primeiros 10 minutos da 2ª parte. A Naval com muita organização, muita gente atrás da linha da bola e alguns ataques rápidos dificultaram imenso o trabalho da nossa equipa nos primeiros 40 minutos. Na segunda parte, e com os visitantes a acusarem algum cansaço a nossa equipa foi de longe muito superior ao adversário, e só consentiu a primeira intervenção do Rafa quase no fim do jogo. Com mais velocidade devido às entradas do Caetano e Serginho, e com o refrescamento do meio campo com a entrada do Dias a Naval acabou o jogo a passar um mau bocado.

Análise individual:

GR: RAFA – Seguro e concentrado. Revelou atenção em todo o jogo. Teve 1 grande defesa de elevado coeficiente de dificuldade. No golo foi traído pela mudança de trajectória da bola, quando esta embateu na barreira na marcação do livre directo.

LD: PAULINHO – Na 1ª parte esteve reservado em termos ofensivos e seguro em termos defensivos embora com pequenas distracções nas marcações. Subiu imenso de produção na 2ª parte. Muito rotativo, muito acutilante no apoio ao ataque, um lateral moderno, como eu gosto. Bom jogo. Boa condição fisica.

DC: ZÉ PEDRO – Não foi sujeito a intenso trabalho defensivo. Muito seguro e concentrado nas marcações e nos duelos individuais. Revela muita confiança com a bola nos pés. Foi o principal iniciador das jogadas ofensivas, com passes curtos e longos, quase sempre acertados. Exibição segura.

DC: RAMON – Jogou no local que eu penso deve ser o habitat natural adequado às suas características. Esteve seguro e concentrado. Não acusou qualquer inadaptação à nova posição.

LE: BRANCO – Fez um grande golo na marcação de um livre directo (bola no angulo superior esquerdo do GR). Esteve seguro em termos defensivos e bem no apoio ao ataque, se bem que nem sempre esclarecido na procura da linha final.

MD: SERGIO OLIVEIRA – Para mim, somente o melhor em campo. Posicionamento excelente, boa leitura de jogo, cultura táctica acima da média, grande personalidade e um pulmão que nunca mais acaba. Excelente jogo.

MiD: CARDOSO – Posição em que jogou na 1ª parte. Fez um golo numa boa arrancada individual e após tabelar com o Pipo, finaliza bem à entrada da área. A 1ª parte foi algo intermitente. Na 2ª parte a jogar a MiE, soltou-se e partiu para uma grande exibição, acelerando sempre o jogo com grande intencionalidade. Deve melhorar o timing de soltar a bola.

MiE: AMORIM – Gosto particularmente deste jogador. Tem muitos pormenores de classe. Na 1ª parte chamou a si as despesas do jogo e foi o grande impulsionador do futebol ofensivo. Na 2ª parte acusou o desgaste e desapareceu do jogo. Foi substituido pelo Dias. Fisicamente não parece no seu melhor. É o tipo de jogador do qual se espera sempre mais.

AD: DIOGO – Adaptado à ala direita, teve muita bola na primeira parte. Nem sempre esclarecido nos lances individuais foi muito importante nas movimentações colectivas. Sem deslumbrar manteve o bom nível exibicional na 2ª parte jogando a ala esquerdo (AE) até ser substituído pelo Serginho.

AE: CLARO – Teve menos bola que o Diogo. Sempre que chamado a intervir esteve rápido nas desmarcações embora nem sempre esclarecido. Foi o primeiro a sair para dar lugar ao Caetano.

PL: PIPO – Jogador que às vezes parece ausente no jogo, mas que num ápice aparece a facturar. Muito importante nas triangulações, esteve algo desapoiado na 1ª parte, pois não raras vezes a bola era metida na área e ele estava rodeado 3 ou 4 adversários. Em muitas jogadas faltou o apoio do ala contrário a flectir para zonas de finalização. Marcou 2 golos, o 1º pleno de oportunidade após um remate à barra do Caetano e o 2º num chapéu de belo efeito após uma recuperação de bola próximo da grande área. Foi suplente não utilizado no jogo dos juniores.

AD: CAETANO – Entrou para o lugar do Claro, mas posicionou-se no lado direito, embora mais tarde tenha trocado de flanco. É notável a capacidade que este miúdo tem para acelerar o jogo. A Equipa da Naval já estava a ficar com os “bafos” de fora, e a entrada do Caetano ( e mais tarde do Serginho) foi a “estocada” final. Fez um remate em jeito à barra e fez um golo numa das suas desmarcações rápidas. Este miúdo tem muita qualidade.

MiD: DIAS – Entrou para o lugar do Amorim, mas posicionou-se no lado contrário. Demorou um pouco a entrar no ritmo do jogo, mas demonstrou que tem uma palavra a dizer na luta pelo onze. Alia presença física, boa movimentação e bom toque de bola. Fez um golo num remate seco e falhou um outro de cabeça.

AE: SERGINHO – entrou para o lugar do Diogo. Jogou pouco mais que 10 minutos, mas ainda teve tempo para ensaiar as suas habituais arrancadas em velocidade, perante uma defensiva adversária completamente “rebentada”.
MVP: Sérgio Oliveira
Esta equipa tem um conjunto muito vasto de soluções. Não sei o que o futuro dirá, mas que tem muita qualidade é um facto incontornável.

12 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Concordo globalmente com a analise, embora com alguns reparos.
O FCP foi sempre melhor a equipa em campo, e soube resistir á pressão inicial da Naval.
Embora tendo passado por algumas situações de aperto, muito por insuficiencia do meio campo, foi muito importante fazer o 2 a 1 no fim da 1ª parte, indo para o intervalo em vantagem.
Aqui surge a grande discordancia- a falta de agressividade defensiva do pivot defensivo, muitos passes falhados, principalmente os longos nas diagonais.
A defesa esteve muito bem, Ramon e Zé Pedro, os centrais a cumprirem bem e com os laterais muito intervenientes, na 1ª parte Branco ( o melhor da defesa) que levou sempre a equipa para a frente com enorme desgaste fisico que se veio a refletir na 2ª parte obrigando-o a uma atitude mais defensiva, surgindo então Paulinho com mais iniciativas pelo seu lado, continuando a dar profundidade ao jogo.
No meio campo destaque para o excelente jogo de Cardoso, principalmente em termos ofensivos, o que fez dele o melhor nesse sector, uma vez que Amorim não esteve ao seu melhor, sendo depois suplantado por Dias.
Na frente destaque para Caetano (melhor do ataque) apesar de só ter jogado 30 minutos, que veio agitar o jogo dando-lhe mais velocidade, embora numa fase já de enorme desgaste da Naval.
Claro e Diogo abaixo do seu melhor, e e Sérginho com pouco tempo para impor a sua grande velocidade.
Pipo, oportunista como deve ser um PL, mostrou como é estar no sitio certo para marcar o que os outros não conseguem marcar
Por isto tudo, acho que faltou a raça que se viu o ano passado no meio campo da equipa do Padroense com um médio defensivo a dar ao jogo agressividade e intensidade (quase sempre Luis Paulo)
os meus MVP, já ficaram ditos: Branco, Cardoso e Caetano
Esta equipa pode ir muito longe

12:10 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Meu caro Anónimo, é isto que dá beleza ao futebol. O facto de termos opiniões algo diferentes perante o mesmo jogo.

O que emito aqui é apenas uma opinião, tem o valor que tem. Aliás gostei muito do seu comentário. O qual respeito.

Procuro dar uma opinião (a minha perspectiva) sempre de forma construtiva.

12:35 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Para mim o melhor em campo foi o branco que foi dos poucos a ter atitude á PORTO

10:40 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Falta muita raça nesta equipa........e se esta equipa se vê á nora enquanto a naval nao estava desgastada espero por ver quando for contra sportings benficas boavistas................ branco foi dos unicos que mostrou raça á porto apesar de haver outros com isso na equipa q jogou contra a naval que é o caso de paulinho, zé pedro, caetano ( fez um grande jogo) e outros...........

8:22 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

afs, disse coisas que nao cabem na cabeça de ninguem!!! como é que é possivel dizer que jogadores como sergio carneiro( mexeu um bocado cm o jogo mas nao fez praticamente nada), sergio oliveira (mvp????????) , joao amorim ( só faltava dizer que ele é rapido), diogo (esteve particularmente mal), rafa ( que fez um frango no golo) e até paulinho ( grande jogador mas que nao esteve nada bem) estiveram BEM ou MUITO BEM?? Muito bem esteve o pedro branco e bem o cardoso porque na primeira parte é que se viu os jogadores nao foi na segunda ja que os rapazes da naval ficaram todos rotos e só nao jogou quem nao quis apesar de caetano ter mudado o jogo radicalmente.

Sinceramente acho que nao deve ter visto o jogo om todo o respeito.

Cumprimentos afs( nao me leve a mal)

8:37 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Meu caro afs o problema é que as opiniões de uns têm mais impacto que outras por isso deve tentar ser isento e não transmitir opiniões com as quais não concorda (pois com a experiencia que tem a analisar não pode ter tido a visão do jogo que teve) só porque está ao serviço de correntes de opinião.Até porque se continuar com estas análises não isentas deixa de ter credibilidade.Reitero aqui a opinião do outro anonimo,que penso é unanime para quem viu o jogo, de que os melhores em campo foram o jogadores Cardoso,Branco e Caetano.

9:44 da tarde  
Blogger Madjer said...

Está visto que desta vez a opinião de afs está longe de gerar consenso, e provocou até controvérsia.
O que importa, independentemente de considerarmos se A estive melhor ou pior que B é se a equipa jogou bem ou mal, e se jogando mal conseguiu, mesmo assim ganhar.
Desta discussão apenas me preocupa a questão da ATTITUDE Á PORTO, da RAÇA.
Podemos jogar BEM, ou MAL, porque nem sempre as coisas irão sair bem, podemos ganhar ou perder, mas ATITUDE E RAÇA temos que as ter SEMPRE.
Neste aspecto não há dias bons nem maus.
O jogador á PORTO deixa sempre tudo em campo, é da sua NATUREZA, corre-lhe no SANGUE.
Esforço, vontade, determinação tem que estar sempre presentes.
Esta pequena discussão pode ajudar a que alguns percebam onde tem que mudar.
E até não é dificil, pois têm na equipa técnica um exemplo, como vi poucos com a CAMISOLA do FC PORTO - PAULINHO SANTOS.

11:04 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

SEm querer dizer mal, mas da mesma maneira que é bom valorizar e dar os parabéns quando se merece, tambem é bom fazer reparos construtivos qunando as coisas não correm menos bem.
Alguns Sub 16 estavam tão bem no Padroense, mas a mania de dar o passo maior que a perna...., malditas cunhas!!!

11:40 da tarde  
Blogger Madjer said...

Os sub-16 nos sub-17.
veremos ao longo da época como se vão adaptar ao futebol em desvantagem fisica/atletica, em alguns jogos pode vir a notar-se o ano a menos também a nivel mental e emocional.
Espero que tudo corra bem, porque o ano deles nos Juvenis A seria só o próximo.

11:49 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ao tiago: - Estás a falar do jogo do bem(n)fica?! Mais pareces a carólainha... Caso contrário, não estivestes atento (o que não é novidade!!) ou dores de...

9:21 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

AFS espero que continue a fazer os seus comentarios semanalmente, porque eu que assisto aos jogos ao longo deste tempo, considero bastante isento. Continue porque nos habituou a ser imparcial por esse motivo nao se deixe abater.

11:29 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Durante e após um jogo, muito se fala sobre esta e aquela opção, ou jogada. Os comentários (aqui) de "AFS", fazem parte deste todo. E com esta ou aquela discordância, ainda bem. Ou mesmo tão bem que, profissional. "AFS" está sem dúvidas de parabéns!

1:09 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home