segunda-feira, setembro 10, 2007

O Comentário de afs

Comentário ao Braga 0 - FC Porto 0 em juniores.

Como é possivel o FCP não conseguir ganhar este jogo? Como é possivel não ter marcado nenhum golo? Como é possivel ter acabado com o credo na boca e com possibilidade de o perder?

O FCP dominou e controlou o jogo a seu belo prazer durante 75 minutos. Os primeiros 30 minutos, foram um hino ao futebol. Grande primeira meia hora, do melhor que tenho visto nestes escalões. A equipa adversária mal saía do seu meio campo. Foi notável a dinâmica global a capacidade de troca de bola sempre em progressão, mudanças de flanco com pressão imediata sobre o homem da bola. O Braga mal conseguia dar mais que 3 passes seguidos. Tirando os livres bombeados para a área, em bola corrida só por uma vez o Braga chegou à baliza do Ruca e mesmo assim sem perigo. Neste período a nossa equipa teve controlo absoluto em todas as fases do processo de jogo. A equipa adversária ficou um pouco baralhada com o esquema do Porto, pois queria fazer pressão alta e nunca conseguiu os seus objectivos. Os alas tiveram muito jogo e recebiam a bola quase sempre de frente para o adversário directo. Nos últimos 15 minutos o Braga equilibrou a espaços mas sempre com ascendente claro do FCP. Neste período de grande dominio, o FCP teve alguns lances de perigo eminente com remates na zona da meia lua nas segundas bolas (Marco, Graça e Tenga) e em cruzamentos com o jogador do 2º poste e bem posicionado a falhar (Carlos Santos, A. Pinto e Marco). Mesmo assim não foram perdidas escandalosas como as que se verificaram na segunda parte. No final da primeira parte o Mohamed deu lugar a Filipe (Pipo) por lesão.
Na segunda parte foi mais do mesmo, com dominio do FCP na primeira meia hora, com jogadas rápidas em que Filipe por 3 vezes teve o golo nos pés e em 2 delas completamente isolado, Elisio, Tenga e Marco (este por 2 vezes e uma delas com a baliza deserta após ultrapassar o redes mandou ao poste). No FCP Elisio (até aqui tinha sido dos melhores) deu lugar ao central Marlon e o Tenga subiu para o meio campo, e o André deu lugar ao Galeão. O Braga refrescou a frente de ataque, e nos últimos 15 minutos a nossa equipa começou a acusar o desgaste do jogo com Graça, Tenga, Valter, Marco e o próprio Filipe que tinha feito um jogo completo a meio da semana a serem os que acusavam mais o esforço dispendido. Foi neste periodo que o Braga falhou 2 grandes oportunidades de golo, uma semelhante à do Marco com a baliza escancarada e outra com a bola a atravessar a pequena área com a A. Pinto a tirar o pão da boca de um atacante do Braga. Embora não tenha a certeza pois não estou no enfiamento dos lances mas tanto uma como outra jogada parecem-me precedidas de fora de jogo, mas é como digo, não tenho a certeza. O jogo partiu-se claramente com o FCP a ter algumas perdidas de bola em zonas complicadas, coisa que até aí nunca tinha acontecido. No Braga destaco o redes, grande compleição fisica e muito seguro nas bolas altas e nas saídas aos pés do Filipe.

Análise individual:

RUCA - Seguro entre os postes, revelou alguma intranquilidade a jogar com os pés, mas também a maioria das bolas que os seus colegas lhe passaram, fizeram-no para o seu pé esquerdo, e que eu saiba ele não é canhoto (aspecto a rever pela equipa). Na segunda parte teve uma saida pouco decidida com a bola a ficar nos pés do avançado do Braga que só não foi golo porque a bola saiu às malhas laterais.

VALTER - Defensivamente esteve irrepreensivel. Tempo de reacção fantástico e boa capacidade de desarme sem recurso sistemático à falta. Boa participação nos movimentos de construção da equipa. Na segunda parte foi um pouco mais afoito a subir no terreno e apesar de ter levado com um elemento fresco do Braga na fase final do encontro, nunca virou a cara à luta e raramente perdeu um lance. Acabou o jogo esgotado.

A. PINTO - Foi o central que jogou mais vezes como último homem, se bem que esporádicamente tenha trocado de papeis com o Tenga. Esteve concentrado e durante 75 minutos não foi sujeito a grande trabalho. Com a sua estatura tem que ser muito mais autoritário nas bolas altas.

TENGARRINHA (Tenga) - Grande jogo, grande jogador. Todo o jogo da equipa passa pelos seus pés. Para mim o MVP do jogo. Nos primeiros 75 minutos não me recordo de ter errado um passe. Passes curtos, passes longos, mudanças de flanco, saídas com classe das zonas de pressão, fez tudo bem naquele período, mesmo quando passou a jogar no meio campo. Não o conhecia e para mim é a grande surpresa desta equipa. É alto, tem técnica, é um falso lento e leva muita porradinha. Da forma como joga corre grandes riscos de ter lesões graves, pois sofre algumas entradas durinha e como não tem o centro de gravidade baixo muitas vezes não consegue ter a agilidade para saltar no último momento. Acabou o jogo completemente rebentado.

C. SANTOS - Central que jogou novamente a lateral esquerdo. Sente ainda algumas dificuldades na adaptação ao lugar, pois recorre ainda demasiado à falta para travar os adversários, mas tem vindo a ser mais consistente nas suas exibições. Assistiu algumas vezes o Elisio com subidas a preceito a apoiar o ataque.

GRAÇA - Outra boa exibição. Muita raça, muito dificil de bater nos duelos corpo a corpo, muito rápido sobre a bola, muita disponibilidade fisica, não inventa e joga um futebol prático e rectilineo. Encaixa na perfeição num esquema destes. Acabou o jogo de rastos.

ANDRÉ - Jogador de perfil próximo do Graça. Fez também uma boa exibição. Acrescenta um pouco de capacidade de drible e de condução de bola, embora um pouco menos aguerrido que o seu parceiro da esquerda. A sua saida foi prematura, pois a entrada do Galeão não acrescentou grande coisa.

JONI - Este jogador tarda em soltar-se. É inteligente, tem técnica mas não pode perder algumas bolas como as que perdeu. Volto a dizer que tem que ser mais decisivo e participativo no jogo, pois joga numa posição importante no esquema da equipa. Compensa com uma entrega ao jogo fantástica.

MARCO - Esteve muito em jogo na primeira meia hora, mas nem sempre com as melhores soluções. Foi decaindo de produção até ao fim do jogo. Como ala tem tendência para flectir para dentro, raramente estica o jogo até à linha. Tem faltado confiança para os duelos individuais.

ELISIO - Esteve regular e consistente no periodo que esteve em campo. Ganhou quase todos os duelos individuais, e para mim estava a ser um dos melhores até ser substituido. Não percebi porque saiu.

MOHAMED - Esteve pouco mais de meia hora em campo. É um jogador de área, forte a segurar a bola na luta com os centrais, mas falta-lhe capacidade de mudança de velocidade. A bola tem que lhe ser metida no pé e não no espaço. Não teve nenhuma oportunidade de alvejar a baliza.

FILIPE - Gosto deste miúdo. Ainda no ano anterior fazia jogos de 70 minutos nos iniciados e este ano jogou na quarta e no domingo. Integrou-se bem no jogo, tem movimentos muito interessantes e teve o golo nos pés por 3 vezes. Azar miudo na próxima corre melhor. A sua capacidade de explosão acusou algum desgaste do jogo a meio da semana.

MARLON - Central brasileiro com uma estampa fisica impressionante. Revelou-se muito forte nas bolas altas quer a defender quer a atacar. Apresentou naturais dificuldades de entrosamento com os movimentos colectivos da equipa.

GALEÃO - Parecia ter entrado bem, com algumas jogadas de participação importante da sua parte mas com o decorrer do jogo desapareceu e perdeu alguns lances pouco hbituais em si. Volto a dizer que o Galeão não tem perfil para a posição de MiD que este esquema exige. Gostava de vê-lo a experimentar a posição 10.

POSITIVO
1) Excelentes movimentos colectivos para inicio de época;
2) Disponibilidade fisica e entrega ao jogo;
3) Futebol agradável em progressão e a quantidade de oportunidades de golo criadas

NEGATIVO
1) Poucas soluções ofensivas (ainda não veio o certificado do chinês e o Cintra ainda não foi inscrito);
2) Dificuldades evidentes ao nível da concretização;
3) Desorganização global no período final do desafio, que quase foi fatal.

afs

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O Figa tem de jogar sempre nessa equipa!

9:41 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home