sábado, outubro 27, 2007

Casa do Dragão

Alguns jornais de hoje, referem um dos acontecimentos do dia de ontem.
Foi a cerimónia de inauguração da Casa do Dragão, renovada e melhorada.
Por isso, aqui ficam as principais noticias.

O JOGO

"Pinto da Costa liderou a comitiva portista que ontem visitou a renovada Casa do Dragão, na Rua de Costa Cabral.... Um trabalho que passa também por melhoramentos nas infra-estruturas como aqueles que Pinto da Costa testemunhou ontem, na renovada Casa do Dragão onde o FC Porto pretende formar "jogadores, claro, mas também cidadãos válidos". "Temos neste espaço 30 jovens em regime de internato, mas contamos com um total de 230 nos diversos escalões de formação e todos com frequência e aproveitamento escolar. Como é óbvio, esperamos que muitos deles venham a ter uma carreira rica e que consigam ser craques, mas aqueles que eventualmente ficarem pelo caminho, estão preparados para a vida", referiu o presidente portista, que se congratulou com o facto de as obras realizadas na Casa do Dragão terem permitido recordar o nome de alguns dos craques que passaram por aquelas instalações, com um destaque emocionado para o malogrado Rui Filipe.

Constituição com sintético

Pinto da Costa revelou ontem que, depois da renovação da Casa do Dragão, o roteiro das melhorias nas infra-estruturas da formação passa pelo Campo da Constituição. Aquele recinto histórico está neste momento a ser alvo de uma intervenção que vai dotá-lo de um campo sintético, bem como um outro, mais reduzido, mas coberto. Ainda no âmbito das melhorias, está prevista a construção de uma pequena bancada, a renovação dos balneários e a criação de uma área de lazer.

Casa do Dragão perpetua glórias

A preocupação com a melhoria das condições de trabalho inerente ao Projecto 611 para os escalões de formação do FC Porto, viu-se parcialmente materializada ontem com a visita de uma comitiva liderada por Pinto da Costa à renovada Casa do Dragão, em Costa Cabral. O lar, que acolheu algumas das principais figuras do FC Porto durante a sua fase de formação - Vítor Baía, Nuno e Hélder Postiga passaram por lá - foi ampliado e renovado com base num projecto assinado pelos arquitectos Mário Azevedo e Paula Ferreira Alves - neta de Luís Ferreira Alves, ex-presidente portista - e permite acolher 30 jovens em regime de internato. Para além da melhoria e renovação das condições da Casa, o projecto perpetua nas suas paredes algumas das principais glórias do clube. A Sala Ricardo Carvalho, o espaço de lazer baptizado com o nome de Vítor Baía, ou a divisão de estudo dedicada à memória de Rui Filipe são exemplos das homenagens que os projectistas quiseram prestar a alguns dos maiores nomes do universo portista, utilizando simultaneamente a memória dos seus sucessos como incentivo para os mais novos.
Pinto da Costa teve oportunidade de visitar o renovado espaço, fazendo-se acompanhar o estado maior portista. Antero Henrique, director-geral do FC Porto para o Futebol, os administradores Adelino Caldeira e Reinaldo Teles, bem como Jesualdo Ferreira e diversos elementos da estrutura directiva da SAD portista marcaram presença no evento que contou, igualmente, com as presenças de Vítor Baía, actual director de Relações Externas do clube, bem como de Hélder Postiga e Nuno Espírito Santo, elementos do plantel principal do FC Porto cujo passado está intimamente ligado à Casa do Dragão, na Rua de Costa Cabral.

Nuno
"Foi aqui que decidi tornar-me jogador"
Nuno Espírito Santo, actual guarda-redes do plantel principal do FC Porto, foi um dos elementos que passaram pela Casa do Dragão, durante a formação, mais concretamente em 1990. E foi uma passagem marcante para o guardião. "Foi o primeiro contacto que tive com o futebol profissional e foi aqui que decidi definitivamente tornar-me jogador de futebol", referiu, confessando sentir "um orgulho enorme por ter o nome inscrito nestas paredes". O actual guarda-redes do FC Porto sorriu perante o desafio de traçar uma comparação entre as instalações actuais e as que o recebaram, frisando que "está tudo muito diferente e para melhor". "Os jovens que frequentam esta casa têm todas as condições para serem bem sucedidos a nível desportivo e o facto de 100 por cento deles serem estudantes é muito importante", sublinhou, referindo que "mesmo que nem todos consigam ter uma carreira no futebol, todos sem excepção ficarão preparados para terem uma vida produtiva".

Hélder Postiga
"Fico satisfeito por ver melhoria das condições"
Ainda não passou muito tempo desde que Hélder Postiga era um dos moradores na Casa do Dragão, em Costa Cabral. O jogador chegou ao lar do FC Porto com apenas 12 anos, em 1995 e ontem teve oportunidade de rever algumas caras conhecidas. "Olha a Fatinha!", exclamou quando deu de caras com a cozinheira da Casa do Dragão. Por isso mesmo, o ponta-de-lança não teve problemas em admitir que se sentiu "emocionado" durante a visita de ontem. "É uma sensação muito boa, voltar cá e rever algumas das pessoas que fizeram parte da nossa vida", referiu. De resto, o avançado afirmou-se "muito satisfeito por ver a melhoria das condições que permitem aos jovens explorar todo o seu potencial", sublinhando a importância que assume o facto de todos os jogadores da formação terem arpoveitamento escolar para o futuro, que pode não passar pelos relvados.

Craques e estudantes
Os 230 jovens que integram os escalões de formação do FC Porto têm, todos, sem excepção, frequência escolar, alguns mesmo universitária, e com aproveitamento. Conforme Pinto da Costa fez questão de sublinhar, o objectivo do clube é formar, não só os craques do futuro para a equipa principal de futebol, mas também cidadãos activos e produtivos.

Um poema na entrada
Na parede do hall de entrada na Casa do Dragão há um painel com o poema "Daqui houve nome Portugal" de Pedro Homem de Mello. Pois bem, desafiado por Jesualdo Ferreira, Pinto da Costa declamou-o, de costas para o painel, sem interrupções. No fim, desafiou o treinador para fazer o mesmo, mas Jesualdo preferiu ver o resto da casa.

SAD presente em peso
Apenas o administrador Fernando Gomes, que se encontra em Madrid em representação do clube, faltou à visita de ontem. De resto, marcaram presença, para além de Pinto da Costa, Adelino Caldeira, Reinaldo Teles, Antero Henrique, Angelino Ferreira, Eduardo Valente, Joaquim Pinheiro, Luís Gonçalves , Luís Castro entre muitos outros. "

O Record

Casa nova do Dragão

FIGURAS DO CLUBE PERPETUADAS EM COSTA CABRAL

A Casa do Dragão, em Costa Cabral, no Porto, foi totalmente remodelada. Ontem, o edifício foi oficialmente reinaugurado e a cerimónia contou com a presença, entre outros, de Pinto da Costa, Vítor Baía, Nuno e Hélder Postiga.
A Casa do Dragão – o antigo Lar do Atleta – alberga 30 atletas das camadas jovens do clube e, no seu novo figurino, tem divisões personalizadas, que perpetuam algumas figuras do clube. A sala de estudo, por exemplo, tem o nome do falecido Rui Filipe e o refeitório chama-se “Sala Ricardo Carvalho”. Mas há mais...“Felizmente, as condições agora são muito melhores”, referiu o guarda-redes Nuno, que frequentou o ainda Lar do Atleta em 1990. “Há muitas coisas que estão na mesma, como o jardim, que está inalterado. Foi uma fase importante da minha vida”, acrescentou Postiga, que também por lá passou."

JN

"Formação abrange 230 jovens atletas

Na Casa do Dragão, cujos melhoramentos foram ontem revelados, residem 30 atletas das camadas jovens. No total, o Departamento de Formação abrange 230 jogadores, todos com frequência escolar. Universitária, no caso de alguns. Quem joga no F. C. Porto não pode prescindir dos estudos, é um dos lemas portistas."

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

acho bem melhorar as infrastruturas. Mas penso que tb se deve mudar mentalidades. Na minha opiniao o FCPorto ainda nao fez tudo para melhorar prospecção. A base recrutamento fcporto é unicamente em alguns clubes vizinhos, para quando um prospecção em todo o pais. O benfica já as tinha criado e o sporting anda agora a criá-las por todo o pais. Empresta-se jogadoresao e.amadora e nada, emprestam-se jogadores setubal, outra boa escola sul pais e nada emprestam-se jogadores a outros clubes e nada. Ainda por cima quase de certeza ainda lhe estammos a pagar parte ordenado......
Depois admiram-se que o sporting tenha a melhor escola....

12:01 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home