segunda-feira, outubro 22, 2007

O Comentário de afs

FC Porto 6 - Vianense 0 (afs)
FC Porto 7 – Vianense 0
(confesso que os jornais falam em 7-0, mas não me recordo do golo que dizem o Chiming ter marcado.)

Goleada à antiga com hat-trick de Joni.

Os visitados apresentaram-se no seu habitual 4x3x3 com Leo na baliza, Valter, Pinto, Tenga e Carlos Santos na defesa. André, Graça e Joni formavam o habitual trio do meio campo e na frente e na direita o Chula, no meio o Moha e na esquerda o Chiming.
A equipa adversária é muito fraquinha, nunca conseguiu ligar uma jogada, e só conseguiu chegar à nossa baliza através de perdas de bola em zonas proibidas. Do Vianense só consigo destacar o defesa direito, lá foi conseguindo anular algumas das jogadas do FC Porto.

1ª parte: os visitantes começaram o jogo fechadinhos no seu meio campo, com muita organização. O FC Porto entrou a dominar e a jogar no meio campo adversário. Numa boa iniciativa individual já o Chula tinha enviado uma bola ao poste através de um remate de fora da área. Sem carregar muito a resistência do Vianense durou pouco mais de 20 minutos. Através de uma jogada bem delineada e com boas movimentações colectivas o André inaugura o marcador com um remate vistoso de fora da área.

Sempre a jogar no meio campo adversário, o FC Porto conseguiu mais 2 golos ambos por intermédio do Joni, que atravessa um excelente momento.

2ª parte: os portistas mantiveram a postura e a jogar no meio adversário e foi com naturalidade que chegaram ao 4º golo, com Joni a fazer o seu hat-trick pleno de oportunidade. Por volta dos 60 minutos o Moha (pouco inspirado) deu lugar ao Maringá, e a equipa apresentou nova variante táctica. Passou a jogar num 3x2x3x2, assente num pentágono em vez do muito em voga losango, 3 defesas (Valter, Pinto e Carlos Santos), 2 pivots defensivos (Tenga e Graça), depois uma linha de 3 elementos, com maringá encostado na esquerda e André na direita, com Joni um pouco mais adiantado na posição 10. Na frente, apostava-se na mobilidade de 2 homens, o Chula e o Chiming. Esta alteração táctica, perturbou um pouco a movimentação da equipa, e durante cerca de 10 minutos reinou alguma anarquia, com alguns passes transviados e algumas perdas de bola. Pouco depois, o Joni foi substituído pelo Elisio, que voltou a experimentar a posição 10. Mais tarde o André Pinto deu lugar à estreia do Eridson, que foi jogar para central. Os últimos 20 minutos foram um autêntico massacre, marcaram-se mais 2 golos e outros tantos ficaram por marcar. O Vianense nem despachar a bola conseguia.
Resultado justo, com vitória expressiva que espelha a diferença entre as 2 equipas.

Destaque: as constantes variantes tácticas que a equipa tem apresentado de jogo para jogo, com os jogadores a revelarem uma cultura táctica assinalável, pois experimentam várias posições no campo.

Análise Individual:

Leo: muito pouco trabalho ao longo do jogo. Teve 2 falhas, na primeira só não deu golo porque a bola não foi direita à baliza, pois não conseguiu bloquear uma bola fácil devido ao encandeamento do sol e na segunda colocou a bola nos pés adversários quando estava fora da baliza. No restante esteve seguro e concentrado. (3)

Valter: sem grande trabalho, esteve igual a si próprio. Bem no desarme e bem a municiar o ataque. Só tenho pena que o esquema de jogo o iniba tanto de atacar. (3)

André Pinto: está mais confiante com a bola nos pés. Subiu muito com a bola controlada, já que o adversário pouco o importunou. Está mais maduro como jogador.(3)

Tenga: enquanto jogou a central embora tivesse muita bola, revelou pouca audácia ofensiva. Quando passou para o meio campo, passou a participar mais no processo ofensivo, com a visão de jogo e qualidade de passe habituais. (3)

Carlos Santos: fez um bom jogo. Muito autoritário na abordagem do lances sem recurso à falta. Revelou grande confiança, pois fez um jogo muito certinho. Sempre que tocou na bola, não cometeu erros. (3)

André: Fez um grande golo. Não se evidenciou tanto no trabalho de recuperação da bola, pois tal não foi necessário, teve boa participação nos lances ofensivos. Desceu um pouco de produção quando foi encostado à direita. (3)

Graça: Sem jogar mal esteve menos influente que o habitual. A mesma atitude e entrega de sempre. (3)

Joni: Atravessa um bom momento. Está confiante e muito esclarecido. É uma lufada de clarividência nos lances do meio campo. Fez 3 golos, aproveitando o bom posicoinamento. Bom jogo. (4)

Chiming: este jogador tem uma qualidade invulgar e que actualmente é cada vez mais importante no futebol moderno-velocidade. Tem uma capacidade de explosão perfeitamente fora do comum. Apresentou bons pormenores nos lances individuais, mas ainda é um “corpo estranho” nas movimentações colectivas. A sua assistência para o 4º golo é exemplificativa da sua capacidade de aceleração. Mete a bola na frente, parte 2 metros atrás do adversário directo e em cerca de 10 mts ganha a bola e assiste para o Joni encostar para golo. Rende mais como avançado móvel ou na posição 10. (3)

Mohamed: esteve irreconhecível. Não me recordo de um lance em que tenha estado bem. Tirando a atitude, em nada se lhe pode apontar, esteve muito longe do que pode e sabe fazer. (1)

Chula: muito irreverente. Foi quase sempre do seu lado que surgiram os desequilíbrios. É um desequilibrador nato, mas ainda perde demasiadas bolas. É de 1º ano, muito levezinho e brigão. Tem potencialidades que carecem ser consolidadas. Deve controlar os seus protestos com o “liner”, em especial no segundo tempo. Fez um golo, mandou uma ao poste e assistiu outro após boa iniciativa individual. (3+)

Maringá: entrou para a ala esquerda e acrescentou velocidade ao flanco substituindo o Moha. Acelerou muito o jogo, mas tem de melhorar o timimg de soltar a bola. (2)

Elisio: jogou na posição 10 por troca com o Joni. Demorou um pouco a entrar no jogo e denotou alguma falta de rotina ao posto. Ainda prefere ser lançado a ser ele o municiador dos seus colegas. Aspecto a melhorar. (2)

Eridson: entrou para o lugar do André Pinto e jogou os últimos 15 minutos. Esteve seguro e tranquilo, não cometeu erros e não acusou nervosismo na estreia. Não foi sujeito a grande pressão pelo adversário. (1)

MVP: Joni

afs

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

acho ridiculo dares pontuação aos miudos....pare aom isso nao fica nada bem

6:07 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

nao vejo problema nenhum nas pontuações, e por acaso aos juniores 17-18 anos já nao lhe podemos chamar miudos. Na escola tb nao levam pontuações desde muito cedo. Eu nao vejo problema nenhum. E alem do mais é só uma opiniao.

9:36 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

sao pontos de vista...mas na escola quem os avalia sao pessoas (prof)com qualificações, se estas avaliacoes fossem do mister ate se aceitava agora de 1 adepto de bancada nao concordo....E so a minha opiniao.

11:31 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

E as notas atribuídas pelos jornalistas da nossa "excelente" imprensa desportiva? Quais as qualificações futebolísticas destes mesmos profissionais?
Deixemos o homem dar o seu contributo ao blog. Pelo que já nos deu a saber, tem curso de formação de treinadores e conhece futebol.
Se as suas apreciações ao atletas e aos jogos fossem verdadeiros disparates concordava contigo. Mas assim não o é.

1:43 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

afs,
estás a começar a incomodar, e as reacções não se fazem esperar.
Não sei quem, ou o quê estás a incomodar.

9:32 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home