terça-feira, novembro 20, 2007

A revisão da Constituição

"Depois do Estádio do Dragão, do Centro de Treinos PortoGaia e do Pavilhão Dragão Caixa, o FC Porto continua a política de construção e renovação de infra-estruras e, desta vez, o alvo é o mítico Campo da Constituição. O recinto, que serviu como sede do clube entre 1913 e 1952 altura em que foi substituído pelo Estádio das Antas, será alvo de uma profunda intervenção que tem como objectivo actualizá-lo e devolver-lhe a dignidade de outros tempos sem ferir a sua rica herança histórica, única no país.
O projecto, da autoria do arquitecto Ludjero Castro, será levado a cabo pela PortoEstádio, responsável pela construção do Estádio do Dragão, e deverá estar concluído em Agosto de 2008. A obra prevê a demolição dos actuais balneários e restantes edifícios de apoio existentes e sua substituição por dois edifícios novos. O primeiro, à face da Rua da Constituição, terá apenas um piso e vai albergar os serviços administrativos, de atendimento e de direcção numa das alas e uma loja comercial com acesso a partir da Rua da Constituição.
O segundo edifício terá três pisos. Os dois primeiros albergarão os balneários dos utentes, técnicos e árbitros, prevendo-se, ainda ao nível do piso 0, o controle, uma sala de reuniões e de imprensa e arrumos. O último piso possuirá um espaço destinado ao convívio dos utilizadores .
Os dois edifícios servirão de apoio aos dois novos campos de relva sintética, uma opção que leva em consideração a durabilidade do piso bem como a sua adequação aos escalões de formação que vão ocupar o espaço. Um dos campos, necessariamente o maior, terá as medidas exigidas pelo futebol de onze e outro para futebol de sete. Este último beneficiará ainda de uma cobertura suspensa em policarbonato de cristal.
A nova estrutura vai continuar a servir os escalões de formação do clube, mas também servirá de âncora ao projecto de Escolas de Futebol Dragon Force, parte do programa Visão 611 - que começou em 2006 e vai até 2011, que tem como objectivo tornar a formação a principal fonte de talentos."

JORGE MAIA in o JOGO