quinta-feira, fevereiro 14, 2008

FC Porto » Jovem Atleta do Ano



Modelo de Dragão

Joga nos juniores, compete regularmente na Intercalar e é internacional Sub-19. Jesualdo já o chamou para treinar com os seniores
Na primeira vez que treinou com o plantel principal, sob as ordens de Jesualdo Ferreira, sobressaiu, sobretudo, pela compleição física: 1,92 metros de altura suportados por 85 quilos de gente. Impossível de passar despercebido a quem, pela primeira vez, lhe passou os olhos. André Pinto, soube-se mais tarde, era o seu nome. Este defesa-central joga actualmente nos juniores do FC Porto, mas conhece o clube desde os 10 anos, quando, na altura, se mudou do Arcozelo - iniciou-se nas escolinhas da formação de Gaia. Oito anos depois, prepara-se para receber o Dragão de Ouro referente ao Jovem Atleta do Ano do FC Porto. Um orgulho.
André Pinto é, acima de tudo, um produto do projecto Visão 611; em todas as suas vertentes. Alia a prática desportiva de mais alto nível com os estudos, frequentando o 12º ano. Para além disso, e das qualidades que fazem dele internacional português (26 jogos repartidos pelas selecções de Sub-16, Sub-17, Sub-18 e Sub-19), é um jogador que carrega a ambição de se transformar rapidamente num jogador de topo. Palavra de quem o conhece bem, no caso Luís Castro, director técnico da formação do FC Porto, que lhe traçou o perfil. "Tem uma excelente capacidade de liderança, para além de uma boa entrega, postura e qualidade técnico-táctica. É um bom exemplo do que é o projecto Visão 611: frequenta a escola, é um grande atleta e olha para cima, ou seja, tem ambição de querer chegar longe nesta profissão", acrescentou.
Neste momento, André Pinto participa em três espaços competitivos - equipa de juniores, Liga Intercalar (realizou 7 jogos, cinco deles completos) e Selecção Nacional de Sub-19 - e encontra-se numa "fase decisiva" do seu processo de formação. Para já, e apesar deste prémio, será prematuro afirmar-se até onde pode chegar mais esta promessa do futebol português. Há muitos exemplos iguais que redundaram num tremendo insucesso, pelos mais variados motivos. Mesmo assim, quem o conhece bem garante este é um caso típico do "tem tudo para dar certo". Às imensas qualidades de jogador, alia ainda uma personalidade forte e um comportamento social exemplar, que lhe dão o direito de envergar a braçadeira de capitão nos juniores. Falta agora saber como será feita a transição para uma equipa que se habituou a ver grandes centrais. É só esperar para ver.

ANDRÉ PINTO
Idade: 18 anos Altura: 1,92 m Peso: 85 kg Posição: defesa-central Clube: FC Porto (desde os 10 anos) Internacionalizações nos vários escalões: 26 Jogos Liga Intercalar: 7

Ilídio Vale
"Todas as condições para chegar ao topo"

Ilídio Vale trabalhou até ao final da última época nos escalões de formação do FC Porto, conhecendo André Pinto "desde sempre". No último ano, chegou mesmo a treinar o central na equipa de juniores que se sagrou campeã nacional. Por isso, só sobram elogios para o Dragão de Ouro. "É um jogador de futuro, um talento assumido, e durante estes anos todos revelou sempre ambição, muita dedicação, persistência e humildade para aprender. Para além disso, é um produto genuíno do Dragão, porque fez todo o seu percurso no FC Porto. Tem, ao longo dos anos, evoluído e já apresenta uma enorme maturidade", referiu o actual treinador das selecções de Sub-17 e Sub-19. Para além de destacar o "equilíbrio mental e social", Ilídio Vale considerou que André Pinto é "altamente eficaz em todos os parâmetros do jogo". "Tem todas as condições para se tornar, a curto prazo, num grande jogador", concluiu.

PEDRO MARQUES COSTA in o JOGO

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

No 12º ano andam também:
Eridson
Miguel Galeão
Mohamed
Pedro Branco

11:09 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home