sábado, março 22, 2008

Enviada da Madeira por Drakonyaz

"Quero vir a ser titular do FC Porto"
o madeirense revela que tem evoluído muito e espera chegar ao topo
Alexandre Freitas é mais um jovem madeirense à procura do sucesso no mundo do futebol. Há três anos deixou o Nacional e a Madeira e partiu para o FC Porto. Os responsáveis portistas tinham-no referenciado em várias observações e a vontade de se tornar profissional fê-lo decidir-se e não deixar fugir a oportunidade. Convite recebido, convite aceite. A saída da ilha foi entendida como uma etapa mais no caminho de alcançar o objectivo de 'ser alguém' no mundo da bola.
Passado este tempo, Alexandre Freitas joga na equipa de juvenis do FC Porto, onde tem realizado exibições que o tornam numa das mais promissoras 'pérolas' do clube. Tanto assim que apesar dos seus 17 anos jogou pela equipa de seniores na Liga Intercalar.
O madeirense não esconde que está a "gostar muito" da experiência nos 'dragões' e aposta em "dar o salto para os juniores", agora que está a completar a última temporada como juvenil. A mais longo prazo, confessa. "Vou trabalhar muito para tentar ficar na equipa A".
Além de tudo o mais, Alexandre Freitas destaca os meios que o FC Porto coloca à disposição dos seus jovens jogadores. "As condições são melhores de ano para ano", aponta, antes de fazer outro elogio ao clube. "As pessoas acreditam nos atletas dos escalões de formação".
Com a equipa portista qualificada para a fase intermédia do campeonato nacional, o madeirense já 'respira' o espírito vencedor do clube de Pinto da Costa. "Queremos ser campeões", anuncia. "Entraram bons jogadores no início do campeonato e temos uma equipa forte".
A estreia nos seniores
Os elogios que tem recebido e o facto de ser olhado como um talento com grande margem de progressão não o preocupam. E o facto de já ter sido chamado a um jogo da Liga Intercalar é mais um sinal de que os responsáveis do FC Porto estão atentos ao seu trajecto dentro do clube. "Já fui convocado algumas vezes e duas delas fui mesmo titular", conta, revelando que não se sentiu pressionado por ninguém. "As pessoas deixaram-me à vontade. Disseram apenas para não ter medo de errar o passe. O que querem é que demos o máximo e corramos sem limites com muita raça. Não está lá ninguém para nos julgar nem temos de ter medo de nada".
Mas, da primeira vez que jogou pelos seniores, Alexandre reconhece que foi uma sensação diferente. "Senti-me muito nervoso e com uma ânsia muito grande. Nunca tinha sentido aquilo". E mesmo que FC Porto e Guimarães não tivessem apresentado as melhores equipas, acentua. "É um ritmo de diferente, com um jogo rápido. Mas é um sinal de confiança em nós e dá-nos mais moral".
Ronaldo só há um
Para já, Alexandre (ou Alex) tem as suas prioridades definidas. Em primeiro lugar está triunfar na equipa principal do FC Porto. "Depois logo se vê", isto antes de recusar comparações com Cristiano Ronaldo. "Ronaldo só há um" responde. "Chegar onde ele chegou é muito difícil", ainda que deixe escapar. "Pode ser um dia com muito trabalho e sacríficio". Do que não duvida é que evoluiu muito no Porto. Tudo fruto dos métodos e condições de trabalho e treinadores. As melhorias sente-as no posicionamento dentro de campo, na maturidade. "Em tudo...".
em breve na Madeira
Ir viver para o Porto obrigou Alexandre Freitas a um afastamento da família. Um sacríficio feito em nome do sucesso como futebolista profissional, mas que não deixa de ter os seus custos. Mesmo que, como afirma, as saudades já tenham sido um problema maior desde que deixou a Madeira. "Saudades tenho sempre", confessa, mas logo revela. "Estar longe dos meus pais é uma situação a que já me consegui habituar e hoje em dia não me custa assim tanto".
As vindas à terra natal são agora mais escassas e estão dependentes da 'agenda' futebolística de Alexandre. "Estive aí no último Natal e os meus pais costumam vir cá na altura da Páscoa". Este ano será diferente. O FC Porto é uma das equipas apuradas para a fase intermédia do campeonato nacional de juvenis numa série em que tem o Marítimo como adversário. "Como jogamos com eles, vou aproveitar para estar com os meus pais quando formos aí. É na última jornada em Maio. Assim já não têm de vir cá na Páscoa". Para as próximas férias grandes já tem os planos feitos. "Vou passar os três meses de Verão na Madeira".
curiosas
Ganhar juízo nos estudos
Na formação dos jovens jogadores é comum os clubes proporcionarem (e até exigirem) a formação escolar. A vida de Alexandre distribui-se entre os treinos (manhã) e os estudos (tarde). O madeirense frequenta um externato, pago pelo FC Porto, com um currículo adaptado para fazer o "7º, 8º e 9º num ano só". Mas nem sempre foi assim. "Nos dois primeiros anos, 'baldava-me' às aulas. Agora, tomei juízo...".
Um portista 'convertido'
A conversa com Alexandre Freitas aconteceu com o madeirense já em Mafra para onde a equipa do FC Porto viajou ontem durante a tarde para participar até domingo na Taça Ibérica de sub-17 com alguns dos melhores clubes portugueses e espanhóis.
Por exemplo, hoje terá como adversários o Atlético de Madrid e o Benfica. Deste último era adepto. Já não é mais. "Agora sou do FC Porto. Era do Benfica, mas já não importa...".

Emanuel Pestana, Diario de Noticias da Madeira, 21 de Março de 2008

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Emanuel Pestana grande entrevista é pena que escolheste logo o exemplo do mediucre do FCPorto.

7:52 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Como Madeirense e Portista, espero que o Alex tenha muito sucesso no seu novo club do coração.. FC PORTOOOOOOOOOOOOOOOO

11:31 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home