quarta-feira, fevereiro 14, 2007



"O guarda-redes que queria ser central

Uma calma e velocidade de reacção impressionantes aliadas a um temperamento forte psicologicamente e boa leitura de jogo são ingredientes imprescindíveis para um guarda-redes. E Ventura tem-los nas doses certas

TOMAZ ANDRADE


Desconhecido para 99 por cento dos adeptos do campeão nacional, e 100 por cento para os restantes, Ventura é um nome que suscita uma confiança cega a José Alves, treinador de formação do Vitória de Guimarães mas que esteve 14 anos a trabalhar no FC Porto com a única missão de descobrir e fazer evoluir guarda-redes. Aos 19 anos Ventura foi promovido ao plantel principal e vai trabalhar com Vítor Baía, Helton e Paulo Ribeiro, última etapa de aprendizagem de um jogador predestinado para o futebol. José Alves é capaz de apostar a casa no êxito futuro do guarda-redes, com o qual trabalhou durante oito épocas.

A história de Ventura começou a ser escrita há dez anos. Viu que o FC Porto ia captar jogadores e apresentou-se no Campo da Constituição a dizer que jogava a central. "O meu colega Álvaro Silva olhou para ele e viu que não tinha condições para ser defesa-central. Mas tinha físico e perguntou-lhe se queria ir para a baliza", conta José Alves, ao mesmo tempo que entra na história, porque guarda-redes são com ele. "Comecei a trabalhá-lo tecnicamente e vi logo que tinha uma calma incrível e uma velocidade de reacção impressionante. Não se intimida nos momentos de infortúnio e reage normalmente. Estas coisas são essenciais para a alta competição, é o que distingue os guarda-redes. Psicologicamente é muito forte", assegura.

Ventura tem um estilo próprio e, de acordo com José Alves, "tem umas coisas de Baía e outras de Buffon". Daqui a, provavelmente, dois anos estará apto a defender ao mais alto nível. "É preciso apostar nos jovens, caso contrário daqui a dois ou três anos a Selecção Nacional terá que utilizar guarda-redes estrangeiros. O Ventura faz defesas espectaculares, domina o jogo aéreo e vai buscar as bolas a uma velocidade incrível. Não é um guarda-redes espalhafatoso, tem um estilo sóbrio e uma leitura de jogo boa. Há muitos guarda-redes para a fotografia, mas este não é nada disso, tem classe". Tantos adjectivos levam José Alves a utilizar a palavra "fenómeno" para descrever Ventura. E com vaidade.

Só precisa de berrar


De todas as características de Ventura enumeradas por José Alves não está a comunicação. É o seu ponto fraco, e único até ver. "Devia ser mais comunicativo, porque um guarda-redes precisa de falar com a equipa, especialmente com os defesas". As tentativas para melhorar este aspecto têm sido muitas. "O Ventura é uma pessoa introvertida. Nos meus treinos obrigo-os a berrar, mas daquela garganta nunca consegui tirar sons. Talvez só um otorrinolaringologista", diz a brincar José Alves. A explicação de Ventura para não comunicar muito, dada certa vez ao seu treinador, enquadra-se no perfil de pessoa introvertida. "Ó mister, se eu começar a berrar os adeptos atrás da baliza vão dizer que sou maluco". Talvez, mas valerá a pena."

in o JOGO

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

próxima jornada:
Sub-19 FC Porto SAD UD Leiria

Sub-17 Boavista SAD FC Porto SAD

Sub-16 Rio Ave FC Padroense FC

Sub-15 FC Porto Cracks C Lamego

10:07 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

o F.C.PORTO-CRACKS joga-se no sábado dia 24-2-2007 ás 15 horas........

1:55 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mas, e os juniores? Jogam à mesma hora? e no mesmo local?

2:21 da tarde  
Blogger Madjer said...

Não se esqueçam que o campeonato nacional de juvenis vai parar, este fim de semana não há jogos.

2:28 da tarde  
Blogger Madjer said...

JUVENIS
21ª jornada - dia 25/02/2007
22ª jornada - dia 04/03/2007

9:28 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Se os iniciados jogam no sabado às 15h00 no Olival, onde jogam os juniores?

10:31 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Já percebi. Este fim de semana não há campeonato de sub-15. Há sim o torneio Estorilfoot de 17-20 de fev.

12:46 da tarde  
Blogger lucho said...

Amanhã estarei no dragão e apoio é q n pode faltar à nossa equipa...
Convido-o, caro amigo, a vir ao meu blog e comentar as alterações q serão necessárias fazer no onze base do FCPorto...Blog do Lucho:
www.sergiopmgomes.blogspot.com

2:53 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home