sábado, março 17, 2007

Candal invade o laboratório

Tem sido, aqui, muito discutido o numero de jogadores emprestados pelo FC Porto ao Candal.
Este artigo, é um contributo para esclarecer todas as dúvidas.

"Quando cederam jogadores ao clube de VN Gaia, FC Porto e Boavista não estariam à espera de ver a equipa discutir a qualificação para a fase final

O campeonato nacional de juniores, laboratório de talento dos principais emblemas nacionais, enfrenta, esta época, um fenómeno invulgar: o Candal, que nunca foi além da terceira divisão nacional, anda a baralhar as contas do apuramento para a fase final com um grupo de miúdos que treina uma vez por semana no campo todo. Nos outros dias, os 39 atletas do clube de Vila Nova de Gaia concentram-se – literalmente – em metade de um rectângulo de jogo. Dividem o espaço com as outras representações do emblema que arrasta perto de um milhar de adeptos, jornada após jornada, faça chuva ou fala Sol. No bairrismo, o Candal é tão grande como os maiores. No resto é que não, e por isso esta façanha é tão surpreendente.
Este Candal é uma estirpe de campeões criada com a ajuda dos mais fortes adversários. Boavista e FC Porto são excedentários nas camadas jovens e o vizinho gaiense recebe, por empréstimo, alguns atletas. Cinco dragões e três panteras conduzem à ideia – “errada”, garante o presidente Ismael Martins – de que a mistura explica tudo. “Apenas o Marcelo é júnior do segundo ano”, contrapõe, em defesa dos putos a quem trata por “heróis”, uma décima parte do total de futebolistas em formação, no campo Rei Ramiro.
O apuramento, que hoje jogam em Guimarães, não será fácil, mas nada mudará o respeito conquistado. “Não é fácil um clube modesto como o Candal estar metido entre equipas dos campeonatos profissionais. É um grupo super unido e, como a união faz a força, neste momento, estamos muito fortes”. Haja o que houver, o prémio de jogo é garantido: croissant e sumo.

FC Porto levou o goleador
A época sensacional do Candal já resultou numa transferência. O atacante Tiago, protagonista do ataque gaiense, transferiu-se para o FC Porto, sem lugar a contrapartida financeira, uma vez que os dragões já colaboram de forma significativa, explicam no clube, que deu preferência ao azul, embora tenha sabido do interesse dos outros emblemas mais fortes: Benfica, Sporting e Boavista também seguiam os passos do miúdo, que começou no Salgueiros e deixou saudades no Candal. Apesar da baixa, a equipa mantinha, até há poucas semanas, o melhor ataque da prova. O substituto portista não lhe fica atrás. "
MÓNICA SANTOS in o JOGO

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Além do Marcelo, alguém sabe o nome e posição dos restantes 4 jogadores do FCP emprestados ao Candal?

4:48 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home