segunda-feira, abril 23, 2007

O Comentário de afs

Comentário ao jogo FCP 2 – Guimarães 0 em juvenis:

O resultado é lisonjeiro para aquilo que o FCP produziu ao longo do jogo. O FCP acabou por justificar na 2ª parte a vitória, o adversário merecia o tento de honra. O Guimarães entrou melhor em jogo, bem organizado, fechou as linhas de passe no seu meio campo e partia com velocidade nas transições com melhores movimentos colectivos, criando desequilíbrios nas alas (gostei muito dos alas, em especial o que jogou na direita, o nº 7 é muito rápido e habilidoso), com cruzamentos perigosos, e num deles só não marcou porque o PL cabeceou por cima, já nos limites da pequena área. Esta equipa do Guimarães tem uma estampa física que impressiona. No onze inicial tem 4 “torres”, os 2 centrais, o PL e um nº 10 que jogava no “miolo”, qualquer deles maior que o mais alto do FCP. O FCP na primeira parte fez um jogo sofrido, e enervante. O meio campo é pouco móvel, criando dificuldades de entrega da bola jogável pelos 2 centrais. O único que conseguia abrir brechas na organização contrária foi o Figueiredo, mas mesmo assim muito a espaços. Os centrais exageram na lenta troca de bola entre si, e sempre que têm a bola é uma tremedeira que só visto, pois o adversário estava a fazer pressão alta. No 2º tempo a coisa melhorou imenso com a entrada do Caetano, pequeníssimo em altura mas ENORME em potencial futebolístico. Para mim foi de longe o MVP do jogo e se não fosse ele não sei não, parece-me que as equipas estavam tão encaixadas que ia ser difícil desequilibrar.

Guarda Redes: O Ruca esteve muito bem ao longo do encontro. Esteve sujeito a mais trabalho no segundo tempo. Fez boas intervenções na segunda parte em especial uma estirada a um remate de fora da área com selo de golo. A única falha ocorreu ainda na primeira parte numa saída a um cruzamento do seu lado esquerdo em que em vez de socar tenta agarrar a bola, esta escapa-lhe só que felizmente sobrou para um colega de equipa.

Defesa: Voltei a gostar muito dos laterais. Muito fortes defensivamente quer o Vieira quer o Coutinho, muito difíceis de bater nos duelos individuais. O Vieira teve de se aplicar pois apanhou pela frente o melhor elemento contrário. O Coutinho tem como valor acrescentado a sua maior participação em tarefas ofensivas. Este Coutinho é muito rápido, faz lembrar o Bosingwa, vai sempre apanhar as desmarcações nas suas costas. É alto e rápido, só precisa de ganhar alguma massa muscular, pois é algo esguio. Um valor a ter em atenção.
Voltei a não gostar particularmente dos centrais, mas tenho de lhes fazer uma vénia. Perante uma equipa com tamanha altura, conseguiram passar no teste com distinção. Estiveram muito bem nas dobras aos laterais, o Pedro ao Coutinho e o Seixas ao Vieira.
Nas bolas paradas chegaram para as encomendas, embora com um ou outro susto. O problema nem é tanto em termos defensivos, é a intranquilidade que transmitem quando têm a bola nos pés em fase de construção. Este problema pode estar a ser potenciado pela falta de mobilidade dos homens do meio campo.

Meio campo: o grande problema desta equipa. Ramon, Joni e Filippi ( o Galeão ficou no banco e não entrou) fizeram globalmente um jogo fraco. Demasiadas bolas perdidas em zonas proibidas. Poucos ou nenhum movimentos colectivos e ausência de circulação e posse de bola. O Ramon não existiu, nem a defender nem a costruir. O Joni parece-me que na 2ª parte jogou a trinco, foi a sua melhor fase no jogo com algumas recuperações importantes e também perdas de bola preocupantes. O Filippi (brasileiro) esteve muito discreto na primeira parte, e só no segundo tempo deu um ar da sua graça, com 2 ou 3 pormenores de classe com aberturas a rasgar a defesa a demonstrar boa visão de jogo. Parece-me um jogador em clara fase de adaptação. Um valor a rever no futuro.

Avançados: O Josué mais uma vez não mostrou credenciais. Passou novamente ao lado do jogo. O Figueiredo foi-se revelando o mais empreendedor embora com muita intermitência no jogo. O Fernando esteve completamente desastrado. Até é um jogador do qual retenho boa imagem nos 2 anteriores jogos. Neste jogo esteve irreconhecível, não me lembro de uma boa intervenção no jogo. Falhou um golo verdadeiramente incrível.

Suplentes utilizados:
Caetano: este miúdo é craque. Muita atenção a ele. Resolveu um nó à equipa que estava difícil de ser desatado. Revolucionou completamente o jogo. Entrou ao intervalo e a partir daí, nunca o jogo voltou a ser o mesmo. Muito pequenino e franzino, foi posicionar-se junto das 2 torres que mediam, em altura e largura, quase o dobro dele. Bem é dificil de descrever, contraria toda a lógica da física, arrancou o penalty para o 1º golo, falhou 2 golos feitos, o primeiro isolado faz um chapéu ao redes que sai um pouco ao lado e uma segunda situação em que também isolado senta o defesa e o redes e com a baliza completamente a mercê chuta ao lado. Fiquei doido com este miúdo. Tem muita alma e garra,
Alex: fez o golo na primeira vez que tocou na bola e além disso pouco mais acrescentou. Cumpriu tacticamente.
Duarte: substituiu o Coutinho (não sei se por lesão ou por estar esgotado já que este se cotou como um dos melhores em campo) e ajudou a fechar o flanco direiro na parte final do jogo.
Melhor em campo: o Caetano, pois claro.

18 Comments:

Blogger Madjer said...

afs, mais uma vez os meus parabéns pela análise.

12:43 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Devo em primeiro lugar elogiar o facto de se deixar o “sol e chuva” de lado e falar-se de que nos cativa.. o jogo... a formação... do nosso clube.
Quanto ao comentário do “afs” tem situações com o qual concordo inteiramente tal como podem comprovar no meu comentário in (http://dragaobebe.blogspot.com/) mas porque o futebol é amado por todos mas nunca visto da mesma forma tem alguns pormenores que discordo; principalmente no que diz respeito ao meio-campo, não me parece que neste jogo o triangulo e posteriormente losango tenha estado mal, é verdade que a bola raramente entrava da primeira para a segunda fase construção de forma curta, agora culpar só o meio-campo por esse facto não concordo.
Na minha opinião a “culpa” divide-se em dois, primeiro a falta de confiança no passe por parte dos centrais, tal como referiste era o deus me livre, e mesmo que o meio abrisse linhas de entrada de bola eles não metiam, preferindo jogo sem risco entre sector defensivo ou jogo sem risco longo para entradas em profundidade dos homens da frente; e ai surge o segundo “responsável” por tal facto, Fernando, ou melhor as suas características, Fernando é claramente um homem de área e não de movimentos de ruptura, é um elemento que tem de ser servido no pé e não no espaço, e com as torres do Vitoria dificilmente teria possibilidades de ter sucesso nessa forma de jogar. Com a entrada de Caetano as coisas foram diferentes porque este já gosta de receber ora nas costas dos laterais ou entre linhas dos centrais (penalti e duas vezes isolado), isso fez com que a equipa do Guimarães começa-se a defender em espaços mais largos e profundos com os defesas intranquilos em deixar espaço nas costas posicionavam-se muito longe dos médios, ao contrario do que acontecia na 1ªparte onde defendiam em 30 metros de profundidade e sempre de frente para a bola, Quem era prejudicado e depois beneficiou na 2ª parte foram os médios do Porto, que passaram a ter muito mais espaço para poder pegar no jogo, não que na 1ª parte não tentassem mas era impossível porque a equipa do Guimarães estava muito próxima a defender e nos duelos beneficiavam claramente do físico. ( Joni jogou o jogo todo a Médio centro com Ramon na dirt e Filipe na esq)
Outra questão que discordo tem a ver com o Lateral direito, gosto dele, volto a repetir gosto dele mas não me parece que tenha tido um jogo feliz, muito mal a defender, e com bola raramente decidiu bem, é verdade que levou com o melhor jogador do Vitoria “Capi” mas poderia ser mais inteligente e não subir tanto guardando menos espaço nas costas, até porque o Vitoria teve sempre perigoso nas saídas para ataque rápido.
Volto a dizer que é bom falar e “discutir” e todos tem opiniões diferentes. Um grande abraço.

1:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Boa Sam, gostei da tua contra-análise.

2:41 da tarde  
Blogger Madjer said...

Já agora mais uma achega para a discussão.
Desta vez, a arbitragem pautou-se por critérios de equidade e boa análise dos lances, desta forma, os numerosos livres á entrada da área das equipas adversárias do Guimarães, não aconteceram, e por isso, a vantagem dos "gigantes" vimaranenses não se fez sentir.
Daqui se conclui que uma arbitragem isenta é meio caminho andado.

3:47 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Comentário ao jogo Padroense 2 – Micaelense 1

Jogo bem disputado sob um fim de manhã bem quente, digno de um dia abrasador de verão.
O Padroense colocou em campo o último onze com uma alteração apenas. Saiu do onze inicial o Diogo para dar lugar ao Sergio. A mesma atitude e garra de sempre, numa primeira parte equilibrada com sinal mais da equipa da casa, em que adversário tentava responder como podia. O primeiro golo surge no primeiro tempo pelo PL Rui Santos, após uma subida em velocidade pelo flanco do LD Paulinho, efectua um cruzamento tenso ao primeiro poste onde surge pleno de oportunidade o Rui e com um toque subtil desvia para o golo. Houve ainda tempo para um remate à barra em livre directo frontal através de Luis Paulo e uma perdida escandalosa do Rui dentro da pequena área a cabecear por cima da barra um golo feito.
Numa situação de contra-pé o Luis Filipe (o melhor do Micaelense) em que o Paulinho está subido e numa das raras vezes em que o Luis Paulo está desposicionado, o adversário entra pela sua esquerda (lado direito do Padroense) a dobra não chega a tempo do cruzamento/remate e o Novais ao tentar sacar a bola faz um auto golo. Contra a corrente e sem ter feito muito pelo golo, a equipa insular empata a partida. Estava feito o resultado até ao intervalo.

Na segunda parte, o Padroense continuou com sinal mais. Estes miúdos não baixaram os braços e foram para cima do adversário e conseguiram algumas situações de golo. O PL Rui teve duas situações claras de golo, uma de cabeça em tudo igual à da primeira parte, cabeceando por cima da barra já dentro da pequena área e outra em tudo igual ao primeiro golo que desta feita com cruzamento da esquerda por intermédio do Diogo (bom jogo) onde aparece ao primeiro poste a encostar, só que em vez de faze-lo com a parte interior do pé direito tenta encostar com a parte externa, e está claro, a bola saiu ao lado. Na fase de maior pressão e na sequência de alguns livres bombeados para a área, o Novais faz o golo da vitória após 2 falhanços de colegas seus no mesmo lance. Tempo ainda para o Diogo enviar a bola ao poste na marcação de um livre. Na parte final do jogo o adversário esboçou uma ténue tentativa para chegar ao empate mas o Padroense segurou bem o resultado.

O Padroense não merecia acabar o jogo um pouco em sofrimento e a defender o resultado, pois tantas foram as oportunidades desperdiçadas ao longo do jogo. O resultado de 3-1 espelharia melhor a diferença de oportunidades criadas pelo Padroense.

Guarda redes: o Bruno este bem em quase todas as intervenções. Está isento de responsabilidade no golo sofrido, e tem uma intervenção na primeira de altíssimo grau de dificuldade. Após um canto e já fora da pequena área, salta num cacho de jogadores consegue socar para a frente a bola vai para os pés de um adversário que remata de primeira e este quase por instinto mergulha e bloca a bola com classe. Gosto deste GR sobretudo nas saídas aos cruzamentos. É destemido, e sabemos que é nas saídas aos cruzamentos que reside o calcanhar de Aquiles dos GR.

Defesa: as laterais com Paulinho e Branco estiveram sempre muito bem protegidas (com excepção no lance do golo). Concentração, posicionamento, rigor táctico e autoritários na disputa ombro a ombro. Ambos estiveram bem no apoio ao ataque, com particular destaque para o Paulinho, muito explosivo nas saídas para o ataque. Esteve no lance o primeiro golo.
Os centrais cumpriram sem deslumbrar. O Novais no melhor e no pior. Fez um auto golo, acontece aos melhores e redimiu-se com o golo que marcou. Tentou inventar em alguns lances em zonas proibidas e num deles perde a bola infantilmente e o adversário vai a tentar isolar-se e ele vê-se obrigado a recorrer à falta, da qual não passou sem levar um amarelo (livrou-se do vermelho). Numa jogada posterior e perante um jogador que se preparava para isolar faz um corte de carrinho extremamente arriscado. Felizmente o corte foi limpinho, pois caso contrário seria o 2º amarelo. A adaptação do Mortágua ocorreu sem grandes sobressaltos, o adversário não importunou demasiado. Destacou-se nos passes longos e certeiros.

Meio campo: a pérola desta equipa. A equipa começou com o Luis Paulo, Ricardo Dias e Cardoso. Este último só teve tempo para uma ou duas das suas habituais arrancadas para se lesionar pouco passava do minuto 10. É uma das mais valias da equipa.
Entrou o Diogo para o seu lugar e a equipa não se ressentiu, apesar de serem jogadores com perfis diferentes. Detentor de uma técnica muito acima da média e com baixo centro de gravidade fez a cabeça em água aos adversários directos. Então na 2ª parte e junto à bandeirola de canto tem 2 ou 3 dribles que os adversários ainda devem lá estar à procura dos respectivos rins. É importante este tipo de jogadores ganharem capacidade de choque, colocarem a sua técnica superior ao serviço do colectivo (como o fez e bem neste jogo). Para dar o salto para um patamar superior deve ganhar mais agressividade (no bom sentido), pois no golo sofrido é uma disputa sua de uma bola aérea que permite o contra ataque.
O Luis Paulo fez um jogão. Tacticamente e tirando o lance do golo fez um jogo perfeito. O seu posicionamento em campo permitiu-lhe fazer imensas recuperações de bola. Bom posicionamento, bem a cortar linhas de passe e “rijinho” na disputa da bola. É “fingelinhas” mas quando disputa os lances não facilita nada. Tem bons pés.
Ao Ricardo Dias apetece-me batiza-lo de Ricardo “coração de Dragão”. Este puto tem um pulmão, só visto. Disputou quase todo o jogo com a mesma intensidade. Muito valente, assume o jogo, empurra a equipa a frente, muito forte nas segundas bolas e a segurar a bola e arrancar faltas, sobretudo nos lançamentos laterais. Fez um grande jogo.

Avançados: O Rui Santos embora algo perdulário acaba por fazer um grande jogo, um jogo à sua imagem. Faz-me lembrar o Rui Barros no seus tempos áureos, corre, corre, e dura e dura ... parece que a pilha nunca mais acaba. Fantástica atitude. O Sergio também fez um grande jogo. Merecia ter marcado, e teve ocasiões para tal. Teve 3 ou 4 arrancadas espectaculares ao longo do jogo. Acabou o jogo completamente esgotado, também pudera ... O Claro, para mim foi o elo mais fraco da equipa. Gosto muito deste jogador, velocidade, controlo de bola, facilidade nos cruzamentos. Mas não sei o que se passa, faltou-lhe alegria, atitude e raça. Parece-me desmotivado, aliás já no jogo anterior tinha ficado com essa sensação. Pode ser que esta fase menos boa passe rapidamente.
O Griné substituiu o Claro e ainda teve tempo para um ou outro desequilíbrio. O Jefferson entrou para refrescar a frente de ataque numa altura em que a equipa tentava segurar o resultado.

4:29 da tarde  
Blogger lucho said...

Caetano é filho do Caetano q jogou no Boavista e acho q tb no porto ou não?

9:39 da manhã  
Blogger Madjer said...

lucho,
Não, o Caetano é filho do Caetano que jogou no FC Porto, Tirsense, que foi presidente do Paredes, mas, acho que nunca jogou no boavista

10:21 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Desculpem a ignorancia ,de onde veio este jovem avançado chamado CLARO ?

4:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Por onde anda ,um jovem,tambem avançado,chamado VITOR ALVES?

4:57 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O CAETANO é dos melhores jogadores da sua geraçao.Mas o sr.paulo sousa ,pensa que nos somos......

5:24 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

que perguntas tão ternurentas e desinteressadas

7:30 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E o CARDOSO? Muito habilidoso, não acham?

9:50 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O RICARDO DIAS é excelente também!

9:52 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Creio que o BRUNO MORGADO é alentejano, ou estou errado?

9:53 da tarde  
Blogger Madjer said...

Creio que o Bruno é algarvio

10:07 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E o ...., magnifico, e o outro, o ....é um espanto.
O melhor e perguntar pela equipa toda, ou nao??????

10:51 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

MADGER,nao entendo porque nao respondes, as minhas perguntas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!??????????????

11:03 da tarde  
Blogger Madjer said...

A que perguntas te referes?
"Anónimo said...
Desculpem a ignorancia ,de onde veio este jovem avançado chamado CLARO ?"
O Claro veio dos Dragões Sandinenses para os iniciados de 1º ano.

"Anónimo said...
Por onde anda ,um jovem,tambem avançado,chamado VITOR ALVES?"
Boa pergunta, pelas fichas de jogo parece que não tem jogado, e por vezes nem tem sido convocado.
Quanto ao Caetano, Cardoso e Dias, parece que não se trata de perguntas mas sim de opiniões, e quento a isso nada tenho a dizer.
Já respondi?

9:58 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home