segunda-feira, maio 14, 2007

O comentário de afs

Jogo realizado com tempo nublado e ventoso. Bancadas com muito público, a lotação da bancada estava praticamente esgotada. Maior assistência que muitos jogos da Liga Bwin. Muita gente ligada ao futebol, alguns elementos da SAD do FC Porto e jogadores da equipa A, como Anderson, Quaresma, Bosingwa, Vieirinha e Paulo Ribeiro. O FC Porto apresentou-se com o mesmo onze que jogou contra o Boavista, mas com o Ukra no lugar do Candeias.
O jogo começou com sinal mais do SCP. A equipa da casa acusou algum nervosismo, nomeadamente os 2 centrais. O futebol das 2 equipas era diferente, o SCP com meio campo mais tecnicista, pratica um futebol mais rendilhado, mais de pé para pé, com circulação e posse de bola, mas os desequilíbrios que ia criando eram mais fruto da intranquilidade do FC Porto, com falhas ou cortes incompletos e perdas de bola em zonas proibidas que o SCP aproveitou para criar 2 lances de golo que o Ventura resolveu com 2 intervenções de grande qualidade. O SCP trocava bem a bola a meio campo mas nunca conseguiu criar verdadeiro perigo no último terço do terreno. Aí residiu a sua grande pecha.
O FC Porto praticava um futebol mais de transições rápidas, mais objectivo, e como cedo se viu na frente do marcador (10’), adoptou uma postura mais de expectativa e apostava nos contra golpes. Na primeira parte e após uma triangulação rápida o Rui Pedro perde uma oportunidade escandalosa, quando seguia completamente isolado para a baliza e permite a intervenção do Rui Patricio. O último quarto de hora da primeira parte coincidiu com o melhor período dos portistas. A segunda parte trouxe mais do mesmo, o SCP controlava o meio campo sem criar lances de perigo a não ser em cantos e livres bombeados para a área, e o FC Porto jogava em ataques rápidos, embora não tenha criado muitos lances perigosos é num desses ataques que consegue o segundo golo após um cruzamento bem tirado da direita com Fredson a surgir ao segundo poste a meter de cabeça a bola pelo buraco da agulha.
A partir do 2-0 o FC Porto controlou completamente o jogo entregando o domínio do mesmo ao adversário. Na segunda parte houve uma agressão clara do Carriço ao Tiago Silva dentro da área. Era pénalti e cartão vermelho.
Do SCP gostei dos 2 centrais, em especial o Carriço (nº 3), muito seguro e concentrado e do Pupo (nº 10) e Adrien (nº 8), muito bons tecnicamente no meio campo.
Ventura – Exibição imaculada. A vitória da equipa deve-se em grande parte ao Ventura. Fez 3 ou 4 intervenções verdadeiramente decisivas. Esteve muito seguro e concentrado. Não teve uma única falha durante o jogo apesar de ter sido sujeito a imenso trabalho. Joga bem com os 2 pés, esteve imperial nas bolas altas e muito bem entre os postes. Transmite confiança e tranquilidade. Revela uma frieza invulgar para a idade.
Tiago Moreira – Grande exibição do Tiago, especialmente naquilo que é o seu ponto menos forte – tarefas defensivas. A melhor coisa a dizer para caracterizar o seu desempenho é que secou completamente o adversário directo. Embora menos que o habitual ainda apoiou o ataque em algumas ocasiões.
Bura e André Pinto – Se não os tivesse visto em outros jogos ficaria com uma ideia errada sobre as suas valias. Estiveram muito inseguros e intranquilos, em especial na primeira parte. Ambos melhoraram após o intervalo. Já com o Boavista mostraram esta intranquilidade. Podem e sabem fazer muito melhor.
Hugo Monteiro – Bom jogo, com a atitude e garra habituais. Apoiou mais o ataque no primeiro tempo. Na segunda parte resguardou-se e fechou mais o seu flanco. Foi batido num ou noutro lance rápido, mas nada que as dobras não resolvessem.
Edson – Grande jogo fez o Edson. Atitude, pulmão, garra, força e posicionamento são adjectivos que caracterizam a sua exibição. Está a passar um bom momento. As suas últimas exibições têm enchido o olho. É o típico “carregador de piano”, de uma utilidade extrema para qualquer equipa e recupera imensas bolas, devido à evolução que regista no seu posicionamento em campo. Um dos melhores da equipa.
Castro – Do trio do meio campo foi o que evidenciou menor fulgor. Não parece estar a passar um grande momento em termos físicos. Não empurrou a equipa para a frente como habitualmente, mas soube compensar com a entrega e experiência que tem. É um grande jogador, mas quem assistiu a este jogo viu um Castro muito longe do seu melhor. Ajudou a ganhar a luta do meio campo.
Fredson – fez os 2 golos e como tal é um dos “man of the match”. Mas há Fredson para além dos golos. Correu imenso, lutou, teve entrega e espirito de sacrifício. Exibição esforçada deste jogador.
Ukra – Substituiu o Candeias, sem no entanto o fazer esquecer. É um jogador diferente do Candeias, enquanto este é forte nos lançamentos longos, o Ukra, é mais de conduzir a bola em velocidade. Tacticamente esteve concentrado, conseguiu um ou outro desequilíbrio com o adversário directo.
Rui Pedro – Tenho tanta pena deste jogador não ser um pouco mais explosivo. É um jogador de colectivo. Preenche o “miolo” do terreno desde o meio campo até à zona de finalização, tendo ainda tempo para cair nas alas. Desperdiçou um golo feito. Notasse que está bem entrosado com o resto da equipa, joga e faz jogar. Revelou um bom pulmão dada a extensão do terreno que teve que cobrir. Não conseguiu grandes desequilíbrios individuais pois foi alvo de forte marcação. No entanto esteve muito bem nas movimentações colectivas.
Tiago Silva – o tal “falso” PL, que não é alto e ganha muitas bolas altas. Esteve igual a si próprio. Sem grandes primores técnicos, mas de uma enorme entrega ao jogo. Contagia a equipa e o público com a intensidade que emprega nas disputas de todos os lances. Com ele nenhuma bola é dada como perdida. Foi alvo de agressão na segunda parte.
Candeias – rendeu o Ukra e ainda teve tempo para esboçar algumas arrancadas pela ala direita. Ganhou algumas faltas e cantos.
Monteiro e André Santos – entraram para dar alguma frescura à equipa, numa altura em que o SCP já não acreditava na reviravolta.
Jogadores que excederam as minhas expectativas:

VENTURA (só neste jogo pude confirmar os seus predicados, pois normalmente não é muito posto à prova)
TIAGO MOREIRA (pelo facto de ter efectuado um jogo quase perfeito em termos defensivos)EDSON (restava-me confirmar se com um adversário do nosso campeonato conseguia revelar os seus atributos – passou com distinção)
FREDSON (sobretudo pelos golos que marcou)

Jogadores que estiveram ao seu nível
RUI PEDRO
TIAGO SILVA
HUGO MONTEIRO

Jogadores que ficaram aquém das minhas expectativas
CASTRO (pode e sabe fazer muito, mas muito melhor)
BURA E ANDRÉ PINTO (tamanha intranquilidade é pouco aceitável, ainda mais quando discutem entre si)
UKRA (desperdiçou uma oportunidade de mostrar mais qualquer coisa)

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Anónimo said...
afs concordo cntg mas axo k o rui pedro e o castro estiveram mt bem..pois fixeram o trabalho sujo..ganharam kuase 2 bolas tds... e foi o castro que de calcanhar isolou o rui

3:53 PM

4:46 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

uma correçao rui pedro tiago silva e hugo monteiro excederam ou tiveram normal?

5:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro anónimo, o problema é que as minhas expectativas com o Rui Pedro e o Castro são muito, mas muito elevadas. É só isso ...

5:06 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Gostei mt da exibição do FCP parabens. Principalmente ao 10 do FCP esse grande jodador Rui Pedro, jogador esse que tem feito uma epoca regular com mt qualidade e maturidade. Tem sido o jogador mais regular desiquilibrador e sem duvida o MVP... Senhor anónimo o que quer dizer que o castro e rui pedro fizeram o trabalho sujo?

6:36 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

S im foi o castro que deu de calcanhar e isolou o rui, mas qts e qts vezes é o rui nao esola tanto o castro como os outros jogadores...
De facto so msm o castro pra poder fazer esses poucos momentos pk o rui de facto é mt mal servido naquela equipa... nao pode fazer tudo...

6:39 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

penxo k eles foram jogadores que nao deram mt nas vistas e trabalharam mt ganhando mts bolas e controlando o jogo...e afs entao ixxo é como um elogio pa eles ...Adoro ver o Castro a jogar pelos seus passes e rui pela finalizaçao abraço afs

8:05 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

nao pode faxer tudo? eu axo k uma ekipa k ganha ao sporting é pk é boa...e por ixo o rui n tem de faxer tudo mas faxer akilo k sabe ou seja jogar bem

8:36 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

afs gosto mt da tua leitura inda bem k as tuas expetativas sao boas para eles os 2 eles merexem abraço

8:37 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Concordando globalmente com a análise, não posso deixar de discordar relativamente ao André Monteiro - UKRA.
De facto, ao contrário do que fica dito, ele fez um excelente jogo, com inumeras incursões, ora pelo flanco direito, ora pelo esquerdo, criando frequentemente perigo na área do scp.
Rematou, cruzou, ajudou a defender, enfim, fez o que se pode esperar de um jogador da sua craveira.
E, convém não esquecer o fantástico cruzamento que fez para o segundo golo. Bola tensa, em arco a fugir ao GR, bastando encostar a cabeça, como muito bem fez o Fredson.
O cruzamento foi mais de meio golo.
Por isso, podemos falar muito bem dos outros todos, mas não podemos ignorar, ou sequer apoucar o excelente jogo que o André fez.

11:09 da tarde  
Blogger Sam said...

amigo afs tens o meu coment no meu blog. aparece e ja sabes... nao vale dizer mal ;) abraço.
http://dragaobebe.blogspot.com/

1:15 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home