sexta-feira, junho 29, 2007

Pepijn Lijnders

Dragões contratam professor de técnica
"Sem técnica não há táctica". Esta é a filosofia de trabalho defendida pelo holandês que vai integrar os quadros técnicos do FC Porto, integrado no projecto "Visão 611"

O FC Porto contratou o holandês Pepijn Lijnders para a estrutura técnica da formação com a responsabilidade de desenvolver a técnica - o objectivo é aperfeiçoar e corrigir as qualidades individuais - dos jovens do clube, desde as escolinhas até aos juniores. Lijnders tem apenas 24 anos, mas traz no currículo um trabalho de vários anos desenvolvido no PSV Eindhoven, campeão holandês, onde orientou os sub-13 na época passada e foi o técnico responsável pelas qualidades técnicas de todos os escalões de formação, trabalhando tanto com miúdos de 8 anos como com jogadores de 23. O convite do FC Porto seduziu-o ao ponto de apresentar a demissão do PSV, vindo para Portugal de forma a trabalhar as qualidades individuais com bola dos jovens dragões. Objectivo: aprender a ultrapassar os adversários em situações de um para um e manter a posse de bola em qualquer situação.
Numa rápida pesquisa sobre o seu trabalho, percebe-se que o mais recente elemento integrado no projecto "Visão 611" defende a técnica individual como base de tudo. "Reparei que muitos treinadores ainda pensam que o treino das capacidades técnicas só pode ser feito durante o aquecimento ou que é apenas uma pequena parte de um todo muito grande. Este pensamento tem de ser eliminado. Se conseguires ver para onde tens de passar a bola, mas não tens técnica suficiente para o fazer de forma correcta, ou, então, reconhecer o momento ideal para a passar não serve para nada. Sem técnica não há táctica", explicou num artigo publicado numa revista sobre métodos de treino. Com Co Adriaanse o FC Porto chegou a ter um técnico com as funções semelhantes, embora Chris Kronshorst estivesse diariamente junto da equipa principal. Especialista no "método de Coerver", Kronshorst não teve sequer tempo de apresentar resultados do seu trabalho, já que acabou também ele por ser surpreendido pela demissão de Adriaanse. Contudo, Lijnders, que também tem em Wiel Coerver um dos seus mentores, não trabalhará sob a alçada de Jesualdo Ferreira, mas apenas nos escalões inferiores.
CARLOS GOUVEIA in O JOGO

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Vamos continuar a votar para fazer subir ainda mais o nosso grande FCP.
Orgulho em ser Dragão.

http://www.voteyourteam.com/

Votem e 1 hora depois podem votar outra vez.

Força FCPorto

3:50 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ja podem consultar em champions youth cup as equipas e datas do torneio que os sub 19 bom realizar na Malasia.

9:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Valerá a pena este esforço?

Com a nova lei de transferencias, regressamos à lei da selva.

http://www.fpf.pt/portal/page/portal/PORTAL_FUTEBOL/FEDERACAO/NOTICIA?notid=3422137

12:00 da tarde  
Blogger Madjer said...

O FC Porto vai ter na sua estrutura do futebol jovem um dos maiores peritos a nível internacional. Trata-se de Pepijn Lijnders, holandês de 24 anos que já trabalhou no PSV Eindhoven, onde chegou a treinar todos os escalões jovens do clube (dos 8 anos até ao salto para o profissionalismo). Muito experiente e conceituado, participa em várias conferências, demonstrações e projectos de curto prazo, sobretudo nos EUA.

Lijnders será um dos rostos da reformulação da formação portista que está a ser implementada por Luís Castro e por Vítor Frade. Em princípio, trabalhará apenas com atletas entre os 9 e os 13 anos, mas esse é um pormenor a acertar consoante as restantes definições para a estrutura do futebol jovem.

O jovem holandês é um especialista no treino e, um pouco à imagem de Chris Kronshorst (contratado há um ano por Adriaanse), centra-se sobretudo no desenvolvimento das aptidões técnicas. Bem ao gosto da escola holandesa, Lijnders trabalha aspectos como o total controlo da bola e potencia o desenvolvimento técnico e da velocidade de execução.

Data: Sexta-feira, 29 Junho de 2007 - 08:47
in O Record

1:01 da manhã  
Blogger Dennis Bergkamp said...

Boas! Saudações cá de baixo antes de mais.

Acabei de receber em casa a revista SoccerCoachingInternational, e vem um artigo bastante interessante com uma entrevista ao Pepijn Lijnders, fiquei fã e gostaria de saber mais sobre o seu trabalho.

Acabei por encontrar este blog no google quando procurava.

De qualquer maneira.. era só mesmo para dar um olá! e partilhar a minha admiração por este treinador.

Abraço

4:39 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home