quarta-feira, agosto 22, 2007

"ECOS DO DRAGÃO" no JN



Constituição vai ter campo sintético
por Miguel Amorim
O Campo da Constituição, infra-estrutura ligada à história do F. C. Porto, está desactivado, para entrar em obras e dar lugar a um espaço modernizado, em que o piso sintético, em vez do actual pelado, será uma das principais novidades.
A ideia de proceder a melhorias já é antiga e, desta vez, é mesmo para levar avante, conseguido que foi o acordo com os proprietários do terreno. O projecto é uma realidade, residindo os principais pontos de interesse na renovação do campo principal e na criação de outro, de dimensão mais reduzida (futebol de sete), mas coberto. Ambos serão dotados de pisos sintéticos. No caso do principal, ao ar livre, a escolha foi o sintético e não o relvado, por permitir ganhos (leia-se poupanças) na manutenção. Ganhos de natureza financeira e da própria logística, pois o campo estará sempre em condições de ser utilizado, independentemente das condições atmosféricas. Haverá uma pequena bancada para o público e os melhoramentos abrangem o sector dos balneários.
A revolução na Constituição contempla uma área de lazer, essencialmente para receber os familiares das esperanças portistas, pois a infra-estrutura continuará destinada ao trabalho das camadas jovens, a começar pela base da pirâmide, as escolas. Em coexistência com o Olival, futuramente a Constituição também poderá receber os jogos da equipa júnior, com a vantagem de ser um local no centro da cidade, portanto de fácil acesso. Será uma espécie de laboratório, de alto nível, e cujo objectivo último é encontrar e formar talentos com capacidade para, mais tarde, ingressarem no plantel profissional.

Escola no programa
Neste momento, à espera do início das obras, o Campo da Constituição tem as portas fechadas e as equipas que lá treinavam foram deslocalizadas para Olival e para o Padroense, clube parceiro do F. C. Porto. A par das infra-estruturas, a SAD vai cuidando de outros aspectos relacionados com as suas jovens promessas, tendo, numa iniciativa inédita, celebrado um acordo com o Colégio D. Dinis, de forma a conciliar o futebol com os estudos - os iniciados têm aulas de manhã e treinam à tarde, os juvenis e os juniores fazem o inverso.
in JN