segunda-feira, setembro 03, 2007

O comentário de afs

Comentário ao FC Porto 4 – Penafiel 0
Vitória fácil e justa do FC Porto. A resistência do Penafiel durou meia hora, altura em que o seu melhor jogador (nº 8) se lesionou e foi substituído. O FC Porto voltou a jogar em 4x3x3 com nuances de 3x4x3 e 3x3x4 conforme as fases do processo de jogo.
Destaques positivos:
1) a pressão alta feita pelos homens da frente sempre que sem posse de bola;
2) rápida troca de bola entre os seus elementos (detesto quando vejo os passes com a bola a morrer);
3) dinâmica global da equipa;
4) nas bolas paradas criaram sempre muito perigo na baliza do adversário;
Destaques negativos:
1) pouca capacidade de explosão e de desequilíbrio dos alas;
2) algumas dificuldades na técnica de recepção e controle de bola e ao nível do passe que uma dinâmica destas exige.
Análise individual:
GR: Ruca – Seguro, concentrado e sujeito a pouco trabalho. A única coisa a apontar foi uma reposição precipitada de primeira com o pé esquerdo após atraso que podia ter colocado a bola nos pés de um adversário quando não estava enquadrado com a baliza. No resto esteve irrepreensível.
LD: Valter – muito seguro e concentrado a defender. A sua velocidade e capacidade de reacção não deu grandes hipóteses ao adversário. Deve melhorar a capacidade de passe.
DC: André Pinto – Boa leitura de jogo e já revela alguma experiência, não entrando à queima pois é o último homem, resolvendo os lances com limpeza. Não foi sujeito a grande trabalho. Criou muito perigo nas bolas paradas devido à sua estatura.
DC: Tengarrinha – Ocupa a posição mais importante neste esquema “holandês”. Sobe no terreno com facilidade criando superioridade númerica no miolo de terreno. Joga e faz jogar, tem boa capacidade técnica para a sua fisionomia, mas deve melhorar a sua capacidade de recepção de controlo de bola. Fez um golo de cabeça num lance de bola parada. Boa exibição mas menos influente que no último jogo.
DE: Carlos Santos – Defesa central adaptado à esquerda. Revelou alguma dificuldade em entrar no jogo, mas cumpriu a função com maior ou menor dificuldade.
MiD: André – Demorou muito a aparecer no jogo e quando o estava a fazer acabou por ser substituído. Parece-me uma das boas surpresas do plantel este ano.
MiE: Graça – Um dos melhores da equipa. Muita garra e entrega ao jogo. Muito forte no pressing. Raramente perdeu uma bola dividida na “raça”. Jogador com grande raio de acção, teve um ou outra desacerto no passe, mas cumpriu a sua função com distinção. Revela uma condição física muito apreciável.
MO: Joni – Jogou na posição 10 e o único defeito que se lhe pode apontar é a sua intermitência no jogo. De resto parece um jogador técnicamente evoluído e muito inteligente. Faz jogar a equipa, mas tem de ser mais influente e consistente nos processos da equipa.
AD: Marco – Esteve muito em jogo, mas nem sempre esclarecido. Conseguiu alguns desequilíbrios nas alas, fez um golo pleno de oportunidade e foi dele o cruzamento para o melhor golo do jogo. Após a saída do Joni passou a jogar na posição 10, e não se saiu mal, tentando algumas vezes o golo com remates de fora da área.
AE: Elisio – Menos em jogo que o Marco, mas esteve sempre muito mexido e laborioso. Também teve algumas dificuldades nos desequilíbrios mas conseguiu uma exibição com muita entrega ao jogo.
PL: Mohamed – Para mim o melhor em campo. Fez um grande golo de cabeça pleno de oportunidade. Foi dele a grande jogada em que passa por 3 adversários com técnica e força e assiste de bandeja para o golo do Joni já dentro da pequena área. Revelou algum desacerto nas triangulações com os colegas na primeira parte mas trabalhou muito em prol da equipa e criou sempre muito perigo nas bolas paradas. Revelou alguns bons pormenores.
MiD: Galeão – substituiu o André e revelou grande capacidade na construção de jogo. É um jogador cerebral com excelente técnica, mas não me parece que tenha o perfil para cobrir grandes espaços em termos defensivos como este esquema exige aos médios interiores. Penso que a posição 10 será mais adequada às suas características.
AD: Figueiredo – Substituiu o Joni e entrou para dar velocidade à ala direita. Conseguiu alguns desequilíbrios pelo seu flanco.
AE: Maringá – Entrou para o lugar do Elisio na ala esquerda e parece-me que não é um extremo de raíz, mas mais um lateral. È muito bom quando lançado em velocidade (carrilheiro), mas não é explosivo nem muito forte nos duelos individuais. Pareceu-me uma experiência do treinador. Não comprometeu.
MPV - Mohamed

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Os meus parabens, concordo com a sua analise do jogo

Continue

7:31 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Where is Under 16 Flavio playing

10:26 da tarde  
Blogger Madjer said...

Flávio is still with Porto, but he is injuried.
He is in Porto's under 16 team - PADROENSE.
Soon he will be back.

10:35 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

concordo que o carlos santos tem muites dificuldades para jogar como lateral, nao se adapta , nao tem velocidade, nao sobe no terreno, nao apoia o ataque.
o lugar dele é defgesa central

11:18 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bom trabalho de afs. Está de parabéns.
Vi o jogo e concordo plenamente com o bom trabalho aqui apresentado (profissional).
É um convite. Vou voltar a bater nesta porta!

10:10 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home