segunda-feira, setembro 17, 2007

O Comentário de afs

Comentário FC Porto 3 – Pasteleira 0

Vitória clara e justa da melhor equipa durante os 80 minutos. O Pasteleira apresentou alguns jogadores que revelam boa técnica e muita vontade. Correram imenso na primeira parte e rebentaram na segunda.
A equipa portista mudou um pouco o seu esquema, em vez do habitual 4x3x3, jogou em 4x4x2 em losango, com a linha de 4 defesas – Paulinho, Zé Pedro, Hugo e Branco – um meio campo com 4 elementos, Ramon a pivot defensivo, Amorim a interior direito e Claro a interior esquerdo e Cardoso na posição 10. Na frente vingou a mobilidade do Sergio e Filipe.

1ª parte – A equipa praticou um futebol vistoso nos primeiros 40 minutos, com um futebol de passe curto e longo, com triangulações e mudanças de flanco. Com grande domínio e controlo de jogo, o Pasteleira preocupava-se em não deixar jogar e a pressionar logo no meio campo adversário. Os seus avançados correram imenso sem bola, facto que veio a revelar-se importante ao longo da 2ª parte. A defesa nunca foi submetida a grande trabalho, o meio campo e linha avançada conseguiam desequilíbrios, mas estavam a falhar no último terço do terreno, nomeadamente no último passe, pois ou sai errado, ou a recepção não corria bem, ou o cruzamento batia em alguém. O sinal mais foi sempre da equipa da casa com um ou outro lance de perigo mas sem grandes oportunidades. Neste período realce para o flanco esquerdo com Branco (muito activo ofensivamente) e Claro a incutirem muita dinâmica ao jogo ofensivo da equipa. O Cardoso apareceu no jogo a espaços, com a sua velocidade a criar desequilíbrios, embora sem resultados práticos. O intervalo chegou com o nulo no marcador.

2ª parte – Ao intervalo o Serginho deu lugar ao Alex, e este veio-se a revelar fundamental para o desfecho do encontro. O jogo continuou com o domínio da equipa da casa, mas com a resistência física do adversário a ceder com o decorrer dos minutos e logo aos 2 minutos Amorim aproveita uma sobra de um cruzamento do Claro para fazer o primeiro golo. A partir daqui foi quase um massacre. Jogadas de belo efeito sempre à procura do adversário, movimentos colectivos muito interessantes sempre com Alex e Claro a meterem muita velocidade no jogo, e foi Alex após alguns desequilíbrios individuais a ser derrubado em plena área, dando lugar à marcação de um penalty que o Ramon transformou no 2º golo, embora o redes adversário ainda tenha tocado na bola. O último golo nasce de uma arrancada espectacular do Ramon que ele próprio finaliza na cara do redes, fixando o placard em 3 a 0 com um golo de belo efeito. Até final houve mais 3 ou 4 perdidas escandalosas, sendo que o redes adversário tenha efectuado intervenções de grande valia, a ele devendo-se a “magreza” do resultado. O Pasteleira beneficiou de 2 livres indirectos dentro da área (um deles o juiz transforma uma falta a nosso favor num livre perigoso contra nós). O adversário pela bravura com que se apresentou merecia o golo de honra, e o resultado que melhor espelharia o que se passou no rectângulo de jogo seria para aí uns 5-1. A equipa acabou a jogar em 4x4x2: defesa - Paulinho, Zé Pedro, Hugo e Branco. Meio campo - Ramon (MD), Luis Paulo (MiD), Dias (MiE) e Amorim (MO). Avançados - Alex e Claro.

Pontos positivos:
1) a quantidade de soluções que a equipa possui do meio campo para a frente;
2) futebol positivo e agradável de se ver, com movimentos colectivos vistosos;
3) quantidade de oportunidades de golo criadas.

Pontos negativos:
1) alguma intranquilidade defensiva nas bolas paradas, nomeadamente nos cantos;
2) alguns golos feitos não concretizados.


Análise individual

Rafa– Teve muito pouco trabalho, sempre que foi chamado a intervir revelou concentração e segurança habituais.

Paulinho – Sólido e concentrado a defender, esteve algo retraído ofensivamente na 1º parte, soltando-se mais na 2ª com subidas à linha no apoio ao ataque.

Zé Pedro e Hugo – Estiveram ambos muito seguros e concentrados. Raramente foram sujeito a grande trabalho, e também raramente cometeram falhas. Destaque para o Hugo, muita eficácia e limpeza nos desarmes individuais.

Branco – Para mim um dos melhores do jogo, talvez pela consistência e regularidade ao longo de todo o jogo. Muito dificil de bater defensivamente e muito afoito no apoio ao ataque, com uma boa capacidade de drible no um para um. Revelou boa condição fisica.

Ramon – Vou nomea-lo como o MVP do jogo. Fez 2 golos e revelou-se importante ao varrer o miolo do terreno com eficácia, sem recorrer demasiado à falta. Foi igualmente importante nos processos de construção de jogo, pois muito jogo passou pelos seus pés e quase sempre sem falhas. Foi o melhor jogo que o vi fazer.

Amorim – Este jogador tem algo de especial, e gosto particularmente da sua forma de jogar. Aparece e desaparece do jogo com alguma facilidade, mas quando pega no jogo como o fez na 2ª parte na posição 10 o futebol da equipa ganha outra dimensão. Inteligente nas aberturas e a pensar o jogo. Faz-me lembrar o Lucho na forma de jogar, é algo lento mas faz jogar a equipa como poucos da sua idade.

Claro – Fico contente pois não tenho tido a sorte de o ver fazer bons jogos. Foi o jogo melhor conseguido que o vi fazer. Ele e o Branco formaram uma ala esquerda terrivelmente dinâmica. Deu sempre velocidade ao jogo quando teve a bola nos pés.

Cardoso – Jogou na posição 10 e nem sempre esteve esclarecido, mas tem classe de jogador. Quando embala é muito difícil de parar. Jogou e fez jogar, embora sempre que arrancou não tenha conseguido criar perigo. Deu lugar à estreia do Luis Paulo que se posicionou a MiD, passando o Amorim para a posição 10.

Serginho – Jogador de grande capacidade de explosão. Neste jogo nunca conseguiu utilizar a preceito a sua melhor arma. Revela alguma dificuldade em jogar ao primeiro toque. Deu lugar ao Alex.

Filipe – Estranhamente ausente do jogo. Raramente apareceu e não marcou o golo da praxe. Parece cansado fisicamente. Deu lugar ao Dias, posicionando-se a MiE e passando a jogar na frente o Claro e o Alex.

Alex – a sua entrada transformou completamente o jogo. Raramente o conseguiram travar, criou imensos desequilibrios, falhou algumas oportunidades, fez assistências para golo e ainda sofreu a grande penalidade. Merece jogar mais tempo.

Luis Paulo – entrou para MiD e jogou de forma muito esclarecida. Tudo o que fez, fez bem. Bem a defender e bem a atacar. Merece jogar mais tempo.

Dias – Entrou para MiE e ajudou na luta do meio campo, impondo o seu físico nas bolas divididas.

MVP – a minha escolha podia cair no Alex, Branco ou Ramon. Os 3 estiveram ligeiramente acima dos restantes. Escolho o Ramon pelos 2 golos, se bem que um deles de penalty.

afs

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

afs,
Parabéns pelo teu excelente comentário.
Acho que desta vez não há nada de que discorde.
É uma análise globalmente rigorosa.

3:31 da tarde  
Blogger Madjer said...

Há 2 jogadores que ainda não jogaram esta época:
Tiago Guedes (GR)
Novais (DC)

11:35 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home