quinta-feira, setembro 13, 2007

O Comentário de afs

Comentário ao jogo FC Porto 5 - Naval 0 em juniores

Jogo tranquilo da equipa portista, pois sem nunca carregar muito no acelerador foi conseguindo ampliar a vantagem com relativa facilidade. A equipa da Naval pouco fez além de se fechar muito no seu meio campo, mesmo quando o resultado se começou a avolumar. Teve uma pequena reacção nos primeiros 10 minutos da 2ª parte, mas sem nunca colocar em causa o dominio claro da nossa equipa.

Os portistas revelaram-se algo preso de movimentos. A dinâmica colectiva nunca atingiu patamares próximos aos que vi em Braga, acusavam o esforço dispendido nesse jogo. Os movimentos colectivos na 1ª parte custaram a sair, com o meio campo e o Tenga a serem os que acusavam mais o esforço. Neste período foi o Marco a revelar-se o mais activo e a conseguir alguns bons cruzamentos. Num deles nasce o 1º golo. Após uma arrancada de mais de 30 metros do A. Pinto, a bola vai parar aos pés do Marco que efectua um cruzamento da esquerda, com a bola a ser bombeada para as costas da defesa e o Filipe aparece com o seu habitual sentido de oportunidade a fazer o 1º golo num remate de primeira. O segundo golo surge após um alivio de bola em que o Tenga lança em profundidade o A. Pinto (de central para central), este em velocidade isola-se com um adversário por perto faz o remate ao poste com a bola a percorrer a linha de golo, e o mesmo A. Pinto é mais rápido que o adversário e faz o segundo golo da partida. Resultado com que chegamos ao intervalo.

A 2ª parte começa com uma tentativa de reacção da Naval e é neste período que falha uma grande oportunidade de golo, numa recarga a uma defesa de Ruca, o adversário remata ao lado com a baliza toda à mercê. Esta reacção durou cerca de 10 minutos. Logo a seguir, o Tenga deu lugar ao Marlon e a nossa equipa foi criando algumas jogadas de perigo, com o Chula a aparecer muito mais activo neste período, e depois de um cruzamento seu, o Marco aproveita um corte incompleto para fazer o 3º golo num remete apoiado à meia volta. Na segunda substituição o Joni deu lugar ao Galeão, e a seguir o Valter faz de cabeça o 4º golo, subindo mais alto no primeiro poste que o seu marcador directo, após a marcação de um canto. Já com o Elisio em campo, após substituir o Filipe, ocupando o Marco a posição 9, surge o melhor golo do jogo. Elisio senta literalmente 2 adversários à entrada da área e já dentro desta, faz um remate rasteiro e colocado, pleno de intencionalidade.

A partir de certa altura da 2ª parte, notou-se que a equipa teve alguma preocupação em gerir os ritmos de jogo, de forma a poupar-se para o próximo jogo, que será um jogo importante.

Ruca - Teve pouco trabalho. Seguro e concentrado, fez 3 boas defesas em todo o jogo. Deve melhorar o jogo com os pés.

Valter - A regularidade exibicional deste lateral direito é assinalável. Concentração defensiva, rapidez sobre a bola, pouco recurso à falta e subidas a preceito.

A. Pinto - Neste jogo é mais dificil eleger o melhor em campo, pois ninguém se destacou muito. A minha escolha do MVP do jogo recai no Pinto, pois teve participação decisiva na jogada do 1º golo, fez o segundo e esteve quase sempre bem nos lances que participou, nomeadamente nos lançamentos longos. Bom jogo.

Tenga - Foi o jogador que acusou mais o esforço do jogo de Braga. Algo preso de movimentos, ainda participou nos movimentos ofensivos da 1ª parte mas foi desaparecendo do jogo à medida que este decorria.
Foi substituido pelo Marlon.

Maringá - Jogou na sua posição de origem e esteve algo inibido nas subidas na primeira parte. Na segunda parte soltou-se e fez muitas vezes o seu corredor. Realizou uma exibição agradável num vai e vem constante.

Graça e André - Faço o comentário conjunto pois são muito semelhantes na forma de jogar. Parecem duas formiguinhas que trabalham imenso em prol da equipa. Correm imenso, até cansa só de os ver correr. Fizeram ambos um bom jogo. Pulmão e entrega ao jogo impressionantes.

Joni - O Joni continua com as virtudes e defeitos dos últimos jogos. Excelente atitude e entrega ao jogo quando sem posse de bola e algum défice nos processos de construção. Na 2ª parte desapareceu do jogo e foi bem substituido pelo Galeão.

Chula - Na primeira parte esteve algo discreto no jogo. Na segunda esteve mais em jogo e conseguiu alguns desequilibrios com cruzamentos perigosos, um deles deu origem ao 3º golo e ainda criou uma oportunidade que o Filipe desperdiçou. Parece-me um jogador demasiado franzino fisicamente embora tenha revelado boa capacidade nas mudanças de velocidade, se bem que algo intermitente.

Marco - Estve muito activo na 1ª parte, com alguns bons cruzamentos (como no 1º golo). Na segunda parte baixou um pouco de produção, para voltar a aparecer em jogo quando passou a jogar a PL. Revelou uma boa condição fisica.

Filipe - Não esteve muito inspirado, pois perdeu muitos lances. Fez o golo da praxe e podia ter feito mais um. Na segunda parte também acusou fadiga o que é habitual num miúdo de 15 anos. O seu marcador directo tinha bem mais que um palmo de altura, foi muitas vezes placado em falta que o árbitro deixou passar. Volto a dizer que este miúdo tem pormenores muito interessantes.

Marlon - Gostei do Marlon, pelo simples facto de ter um bom tempo de entrada à bola, o que evita muitas faltas. Revela inteligência e boa técnica com a bola nos pés.

Galeão - Entrou para a posição 10, aquela que na minha opinião deve ser a sua posição natural. Com a sua entrada a equipa ganha maior capacidade nos processos de construção de jogo, nomeadamente posse de bola e triangulações, mas perde em intensidade e pressing quando sem posse de bola. Gostei do pouco tempo que jogou.

Elisio - Estranhamente ficou arredado do 11 inicial. Entrou ainda a tempo de fazer o melhor golo da partida. Talento, imprevisibilidade e entrega ao jogo fazem parte do seu estilo de jogo. Merece jogar mais tempo.

MVP - André Pinto

afs

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

E o Figa?

11:47 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

concordo plenamente, quando dizem que o elisio deveria jogar mais tempo... nota se o seu empenho pela equipa e tem vindo cada vez mais a melhorar! cumprimentos azuis

7:26 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home