segunda-feira, outubro 08, 2007

O Comentário de afs

Vitória clara com cheiro a Chiming ...

Jogo no Campo Adelino Ribeiro Novo. Campo pequeno, relva demasiado alta e irregular, zona frontal às balizas completamente sem relva e com imensa areia. As condições do campo penalizaram claramente a equipa mais tecnicista. Mesmo assim os visitantes foram sempre superiores e controlaram bem o jogo.

Equipa inicial:
GR – Leo
Defesa - Marlon na direita, Pinto e Tenga no meio e C. Santos na esquerda
Meio Campo – André, Graça e Joni
Avançados – Miguel Galeão na direita, Eliso na esquerda e Mohamed no meio.

1ª parte - O FC Porto entrou praticamente a ganhar. Num livre bombeado para a área e no meio da confusão o Moha cabeceia para o golo. Quase imediatamente a seguir e após uma boa iniciativa individual do Elisio, o Moha faz valer a sua força fisica para ganhar posição dentro da pequena área encostando para fazer o seu segundo golo na partida.
Na primeira parte só existiu uma equipa. Boa circulação de bola, transições rápidas apesar do estado do terreno e onde se alugava o meio campo do FC Porto. Só ao fim de meia hora o Gil chegou à nossa área e mesmo assim sem perigo.

2º parte – A equipa forasteira faz 2 alterações, saindo os 2 alas (Elisio e Miguel) e entram o Cintra para a esquerda e em estreia o chinês Chiming para a direita. Nos primeiros 15 minutos a equipa surpreendentemente desconcentrou-se com imensos passes falhados em zonas proibidas. O Gil começou a equilibrar a partida e a criar alguns problemas em jogadas de ataque rápido. O chinês demorou a entrar no jogo, e tacticamente parecia perdido no jogo. Por esta altura o Pinto apresentou problemas físicos sendo substituído pelo Pereira que se posicionou na esquerda, passando o Carlos para o eixo da defesa. Neste contexto, deu-se uma alteração táctica na equipa. O Joni baixou para trinco, o Chiming passou para a posição 10 e o Cintra encostou-se ao Moha formando a dupla de avançados. A partir daqui a equipa voltou a assentar o jogo e a recuperar o controlo e o domínio da partida. Até final houve tempo para mais 2 golos dos 2 médios interiores, com remates de fora da área plenos de intencionalidade e ainda algumas situações de perigo iminente junto da baliza dos locais. Vitória justa e clara da melhor equipa no terreno de jogo.

Análise individual (1 a 5):

Leo – Exibição segura e concentrada. Teve algum trabalho nas saídas ao cruzamentos e aos pés dos adversários. Transmitiu sempre grande tranquilidade e segurança à equipa (3).

Marlon – Uma primeira parte de muito acerto em termos defensivos. Revelou algumas dificuldades técnicas no controle da bola devido à regularidade do terreno. Na segunda parte teve uma ou outra desconcentração nas marcações que podiam ter dado em golo (3-).

Pinto – Defensivamente cumpriu com segurança. Nas fases de construção os passes longos não estavam a sair, mas subiu muitas vezes com a bola controlada para criar superioridade númerica no meio campo adversário (3).

Tenga – Continua a ser ele o grande impulsionador do jogo da equipa. Dificilmente perde uma bola ou erra um passe. Teve um ou outra corte incompleto em termos defensivos (3).

C. Santos – Em termos defensivos cumpriu com acerto a posição. Revela alguma dificuldade nos processos de construção de jogo. Quando mudou para o eixo da defesa voltou a revelar concentração e segurança (3-).

André – Voltou a fazer um bom jogo. Tem sido um dos jogadores mais regulares na equipa. Jogador de colectivo, tanto em fase de pressão sem bola como na fase de construção. Fez um bom golo num remate colocado com o pé esquerdo (3+).

Graça – O comentário do André também é válido para o Graça, com a ressalva de que o golo foi marcado com o pé direito, num remate de fora da área ao ângulo superior direito do redes adversário (3+).

Joni – Bom jogo, tanto na posição 10 como a trinco. Tudo o que fez, fez bem. Muito esclarecido na disputa de todos os lances. Raramente errou um passe. Adaptou-se bem ao estado do terreno (4).

Elisio – Jogou na esquerda e esteve em alguns dos melhores movimentos da equipa na primeira parte. Muito irrequieto, foi conseguindo alguns desequilíbrios num terreno que não era propicio ao seu estilo de jogo (3).

Miguel – Muito discreto enquanto esteve em campo. Precisa de trazer ao jogo muito mais agressividade sobre a bola. Teve pouca bola e foi pouco participativo (2).

Mohamed – Marcou por 2 vezes e foi importante em muitas triangulações nos movimentos colectivos da 1ª parte. Na 2ª parte desapareceu um pouco do jogo e perdeu algumas bolas. A nota atribuída vale pelos golos marcados (3+).

Cintra – Sempre que conseguiu meter alguma velocidade no jogo, criou alguns desequilíbrios, especialmente pela ala esquerda (3).

Chiming – Andou perdido na direita até passar para a posição 10. Aí sim, revelou um cheirinho das suas qualidades. Alia força física com técnica acima da média. Sentiu-se como peixe na água nessa posição. Deixou bons pormenores para os futuros desafios (3).

Pereira – Entrou para o lado esquerdo da defesa e jogou a última meia hora. Foi chegando para as encomendas com relativa segurança (2).

MVP: Joni.

Nota: parece-me que falta alguma alegria a esta equipa.

afs

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

acgo que ja estas a meter nojo quem pensas tu que es???? 1 PROF faz 1 diario pqrq ti qnormql

6:03 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

excelente!

Já agora duas perguntas: pq não jogou o Valter Fernandes? E para ti quem é melhor DD...o Valter ou o Tiago Moreira?

12:45 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

sinceramente concordo em parte com o anterior comentario...ja vi de encontos clubes comentarios da formação mas nunca desta forma tao destrutiva....deixe os miudos em paz...ou sentesse frustado por alguma coisa......e ainda por cima e tendencioso...porque quando gosta nao ve defeitos...este meio-campo de juniores é so bater na bola e o pior sector...e o SRº AFS gosta?????? Nao vao muito longe


MARIO PEREIRA

10:16 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Caro Drago, aqui vai a minha opinião:

1) Valter - é muito regular e consistente em tarefas defensivas. Em termos ofensivos o sistema que a equipa usa não permite grandes aventuras. Mas é um lateral muito sólido.

2) O Tiago é mais inconstante. Durante grande parte da época passada foi um lateral com grande veia ofensiva, muito rotativo, mas não conseguia o necessário equilibrio em termos defensivos. Fez alguns jogos muito descompensados. Na fase final, melhorou imenso em termos defensivos e fez jogos de grande categoria. Seguro a defender e muito afoito a atacar.

Se tiver que escolher, e apesar de gostar muito do estilo do Tiago, escolho o Valter, e o que pesou na minha decisão foi a regularidade exibicional que o Valter quase sempre apresenta ao contrário das oscilações do Tiago.

O Valter estava na bancada. A menos que estivesse castigado ou lesionado, o que não me parece, deve ter sido por opção técnica tendo em vista a gestão do plantel.

12:33 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pergunto a AFS se esteve presente a ver o jogo contra o Gil Vicente?

8:15 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home