segunda-feira, outubro 08, 2007

O Comentário de afs

Superioridade clara e vitória justa …

Equipa inicial:

GR: João
Defesa: na direita Reuss, no meio T. Borges e Gabriel e na esquerda Joel
Meio campo: Voluntário, Edu e Gradissimo
Avançados: Telmo na direita, Tiago na esquerda e Rui na frente.

1ª parte: a equipa visitada começou a partida a assumir o jogo e a pressionar o adversário para a sua defensiva, com transições rápidas e diagonais perigosas com Tiago e especialmente Rui a exigirem a máxima concentração dos defesas adversários.
À medida que se ia acercando da área contrária, e nas ocasiões em que conseguia ganhar a linha, o perigo rondou por algumas vezes a baliza do Tourizense. Numa delas os visitados viram um golo anulado e noutra uma bola no poste.

A vontade de marcar continuou e passados poucos minutos o Edu num movimento rápido nas costas do marcador directo executa um remate seco que encontra a melhor direcção para a baliza. Estava feitoo primeiro golo da partida. A equipa adversária só esporadicamente importunava o nosso redes e o Padroense continuava a mandar e à procura de novo golo. Até que chegou o intervalo.

2ª parte: os locais entraram em campo um pouco mais fechadinhos cá trás, com saídas rápidas para o ataque e assim foram criando perigo, aproveitando o facto do adversário ter subido ligeiramente as suas linhas. E foi numa destas jogadas que Edu após uma transição rápida assiste Rui (que anteriormente tinha desperdiçado uma boa ocasião) e este não perdoa, fazendo o segundo golo.
O Rosas tinha substituido o Voluntário ao intervalo e João Costa entrou para o lugar do Tiago imediatamente após o segundo golo. Apesar das substituições a toada manteve-se. Iniciativa de jogo entregue ao adversário e transições rápidas com o perigo a rondar mais que uma vez a baliza dos visitantes, e após boa iniciativa individual o Rui assiste para o Telmo encostar para o 3º golo. Logo a seguir o Gradissimo dá lugar ao Filipe e o Padroense continuou a ser perigoso em ataques rápidos, e esteve sempre mais perto do 4º golo do que o Tourizense do golo de honra.

Análise individual (1 a 5):

João - Atento e muito seguro. Não foi sujeito a muito trabalho, mas sempre que chamado a intervir esteve bem. Deve melhorar a visão periférica e a rapidez nas reposições de bola. (3)

Reuss - Entrega ao jogo habitual. Muito sólido em termos defensivos e com bom timing no apoio ofensivo. Deve melhorar alguns aspectos em termos de construção de jogo. (3)

T. Borges – Segurança e serenidade. Bem na marcação e no desarme. Exagera nas trocas de bola em zonas proibidas. Revela boa técnica. (3)

Gabriel – Bem no desarme e nos lances aéreos. Revela por vezes dificuldades técnicas preocupantes. (3-)

Joel – Não o conhecia e para mim foi uma boa surpresa. Muito certinho em termos defensivos e bem no apoio ao ataque. Não inventou embora pudesse ser mais desinibido em termos ofensivos.
(3)

Voluntário – Fez um jogo razoável. Não fez coisas más, mas também não houve muitas coisas em que se destacasse. Jogo algo discreto. (3)

Edu – Bom jogo. Excelente pulmão e entrega ao jogo. Empresta ao meio campo aquilo que era a grande lacuna desta equipa – agressividade sobre a bola. Ganhou imensas bolas altas, recuperou muitas segundas bolas e foi responsável por grande parte das transições rápidas da equipa. Fez um golo e assistiu outro. (4)

Gradissimo – É um jogador de fina classe, mas no futebol actual jogar de fraque não se vai a lado nenhum. Ou ganha agressividade ou é mais um talento que se perde. Deve ser mais influente e participativo nos movimentos colectivos da equipa. (3)

Tiago – Mais um talento. Criatividade, capacidade de ruptura, forte nos duelos individuais. Está tudo lá. Mas tem de perceber que o futebol é um desporto colectivo e se não puser as suas capacidades ao serviço da equipa de nada vale. (2)

Telmo – O melhor jogo que o vi fazer desde que foi encostado a uma das alas. Fez um jogo em esforço, porque claramente não tem características para jogar nas alas. Compensou com a entrega ao jogo. Fez um golo e falhou um outro. Parece ter o perfil ideal para jogar como 2º homem na frente se a equipa jogar com 2 avançados. (3)

Rui – Bom jogo. Muito mexido, é fingelinhas mas corre que se farta. Muito solidário, correu quilómetros e apesar de estourado durou o jogo todo. Fez um golo e assistiu outro. (4)

Rosas – Entrou ao intervalo e procurou pautar o jogo com aberturas largas. Ainda está algo distante do seu melhor, mas não jogou mal. (3-)

João Costa – Entrou bem e emprestou mais velocidade à equipa. Merece jogar mais tempo.
(3-)

Filipe – Pouco tempo em campo para mostrar mais alguma coisa além de um ou outro bom pormenor. (2)

MVP - Edu

Nota: já vi movimentos colectivos estudados nos lançamentos laterais.

afs

9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

quem escreve e vê o jogo assim não é "tosco"nenhum!!! é de quem sabe ler o jogo. muito boa leitura dos jogadores!

11:59 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mais uma vez...excelente. Pode haver quem concorde...quem muito discorde, mas que é um excelente serviço à nossa formação...lá isso é!

Mais um perguntita: O que é feito do Flávio? No ano passado ia à selecção do escalão acima...este ano nem suplente utilizado é...

12:52 da manhã  
Blogger Unknown said...

olá! trabalho como preparador fisico aqui no brasil e percebo o seu grande interesse em futebol. gostaria de saber se você tem acesso a artigos cientificos sobre futebol. estou procurando aqui no brasil mas não consigo achar esse artigo do autor Nuno Miguel dos Santos Pereira Resende:
"Periodização tática, uma concepção metodológica que é uma consequência trivial da "especificidade" do jogo de futebol". esse autor é um dos escritores do livro por que tantas vitorias de josé mourinho. se voce podesse me ajudar, desde já eu agradeceria. meu email é vinciuseduf@hotmail.com. desculpe o espaço, mas não tenho outra maneira de tentar achar esse artigo...

5:55 da manhã  
Blogger Madjer said...

Vinicius,
O "pai" da periodização táctica é o prof. Vitor Frade, professor na FCDEF e metodólogo do FC PORTO.
Seria ele a pessoa mais indicada para lhe dar as informações que pretende.
Tentarei dar-lhe os contactos dele, ou na Faculdade ou no clube.

11:22 da manhã  
Blogger Madjer said...

Drago,
o Flávio esteve lesionado, mas já voltou a jogar pelo Padroense.

11:24 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Muito boa leitura de jogo!!!!!!!!!e de jogadores!!!!!!!!


PErfeita leitura do Gradissimo ....que talento

6:39 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

mais vale cair em graça do que ser engraçado......tu com os juvenis A nao tens hipoteses andas calado...é que ja nao es anonimo



Vitor Pereira

10:40 da manhã  
Blogger Madjer said...

"mais vale cair em graça do que ser engraçado......tu com os juvenis A nao tens hipoteses andas calado...é que ja nao es anonimo



Vitor Pereira"

Quem é que já não é anónimo?

11:58 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

o flávio continua lesionado no joelho!! anda a fazer fisioterapia.

3:32 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home