quinta-feira, novembro 01, 2007

Sub-19






Entrada vitoriosa

A Selecção Nacional Sub-19 iniciou esta quinta-feira a sua prestação no I mini-torneio de apuramento para o Campeonato da Europa da categoria, com uma vitória, por 1-0, em Trofa, diante da sua congénere de Andorra.
Romeu Ribeiro marcou o golo solitário da partida aos 73 minutos. Portugal segue na segunda posição do grupo 1, atrás da Bielorrússia.
Falta de eficácia esteve na origem de resultado escasso
Os Sub-19 lusos evidenciaram, durante toda a partida, maior domínio territorial, no entanto demonstraram falta de eficácia o que justificou o nulo registado ao intervalo e a vantagem mínima no final da partida
As mais evidentes oportunidades de golo, na primeira metade da partida, aconteceram aos 17 (Wilson cobrou um livre, sobre a direita, que passou muito perto do poste), aos 30 (Adrien Silva rematou a centímetros do poste esquerdo da baliza de Andorra, depois de uma assistência de Wilson que recuperou uma bola na área adversária) e aos 37 minutos (André Santos cruzou para Wilson que rematou para o solo, mas viu a bola ressaltar e passar por cima da barra).
Após o descanso, o domínio luso, num jogo de sentido único, voltou a ser por demais evidente, mas o golo tardava em surgir.
À passagem do minuto 53, Romeu Ribeiro, inteligente, viu o guardião adversário sair ao seu encontro e tentou o ‘chapéu’, que acabou por sair um pouco alto, mas aos 73 minutos redimiu-se apontando o único golo da partida. Miguel Vítor ganhou de cabeça na área e a bola acabou por sobrar para trás onde apareceu Romeu Ribeiro para deferir um remate rasteiro junto ao ângulo esquerdo da baliza à guarda de Oriol Oliva.
Perto do final do encontro surgiu mais uma oportunidade flagrante para Portugal ampliar a vantagem, mas Romeu Ribeiro falhou a emenda – após um pontapé de canto cobrado na direita –, junto à baliza, rematando cima da barra.
"Não esperávamos tanto de Andorra"
No final da partida, Agostinho Oliveira lamentou a falta de eficácia numa partida em que contou cerca de 18 oportunidades para finalizar.
Num jogo perante a equipa menos cotada do grupo, Andorra, Agostinho Oliveira foi questionado se não seria de esperar mais de Portugal. O Técnico Nacional afirmou que “esperávamos menos de Andorra. Talvez não esperasse tanto desta equipa que nos defrontou hoje”, justificou acrescentando que “este foi o jogo-tipo em que não conseguimos na primeira fase do jogo fazer um golo ou dois e a equipa adversária acabou por não abrir espaços para aumentarmos o nosso nível de finalização. Andorra resguardou-se no zero-zero e, mesmo depois na altura em que poderia haver algum desequilíbrio, continuaram bem. Como foi possível ver, após a altura em que marcámos o golo, continuaram a defender e fizeram aquilo que é, logicamente, o papel deles.”Agostinho Oliveira considera que “o mais importante foi ganhar, pois o jogo estava difícil – estava difícil a bola entrar. Os nossos jogadores trabalharam bem e souberam, de alguma maneira, tentar contornar o adensamento dos adversários na zona defensiva. Apesar de nem sempre terem estado bem, pois era difícil contornar toda a densidade que existiu junto à área de Andorra, conseguimos vencer.
”Surpresa – Bielorrússia bateu a República da Irlanda
No outro jogo do grupo 1 de qualificação para o Europeu disputado na Póvoa do Varzim, a Bielorrússia bateu a República da Irlanda, por 2-0 - com golos de Valentin Radevich (aos 37 minutos) e de Maksim Vitus (aos 82 minutos).
Agostinho Oliveira comentou a vitória dos bielorrussos. “Foi outra surpresa. Já não há equipas fáceis. Muita da expressão do bloco de leste passa pelo futebol e estão-se a ver equipas dessa região com qualidade. Já no ano passado passámos por algumas dificuldades num jogo com a Geórgia.”O próximo jogo de Portugal é com a Bielorrússia (dia 3 de Novembro – sábado – na Maia, pelas 15h00) e Agostinho Oliveira vê esse jogo com preocupação.
“Todos pensavam, no início e teoricamente, que a disputa pelo primeiro lugar estava destinada à nossa equipa e à dos irlandeses – apesar de nós já termos ganho dois jogos na Irlanda [encontros de preparação em Setembro], as diferenças entre as duas equipas foi feita de pormenores – e nunca pensávamos que a Bielorrússia iria estar nesta posição que já é de vantagem. Este resultado veio trazer-nos mais uma preocupação.
”FICHA DE JOGO
I Mini-Torneio de apuramento para o Campeonato da Europa Sub-19 2007/08
1ª JornadaEstádio do CD Trofense, em Trofa
Assistência: Cerca de 2 000 espectadores
Árbitro: Ante Simunovic (Croácia)
Assistentes: Dalibor Conjar e Cyril Gringore (Croácia)
4º Árbitro: Fredy Frautel (França)
PORTUGAL 1 – 0 ANDORRA (0-0, ao intervalo)
Portugal: [12] Anthony Lopes (Olympique Lyonnais); [13] André Santos (Sporting CP) , depois (73’) [14] Jaló (CF Estrela da Amadora), [4] Miguel Vítor (SL Benfica), [18] Tengarrinha (FC Porto) e [15] Carlos Pita (CD Nacional); [8] Stélvio Cruz (CS Braga), [17] Diogo Rosado (Sporting CP) e [6] Adrien Silva (Sporting CP) – CAP, depois (45’) [10] Romeu Ribeiro (SL Benfica); [16] Wilson (Sporting CP), depois (45’) [7] André Carvalhas (SL Benfica), [11] Marco Matias (Sporting CP) e [9] Rabiola (Vitória SC de Guimarães).
Suplentes não utilizados: [1] Ricardo Neves (Boavista FC), [2] Válter Fernandes (FC Porto), [3] André Pinto (FC Porto) e [5] Rui Figueiredo (Sporting CP).
Treinador Nacional: Agostinho Oliveira
Golos: Romeu Ribeiro (73’)
Disciplina: Nada a registar.
Andorra: [1] Oriol Oliva (FC Andorra); [2] Cristian Martinez (EU Bordeta), [6] Cristian Orosa (CE Sabadel), [5] Emili Garcia (FC Andorra) e [4] David Maneiro (FC Andorra); [7] Eric Buxo (EU Bordeta), [10] Albert Ribera (FC Andorra), depois (63’) [18] Josep Vall (FC Andorra) e [14] Alex Roca (FC Andorra); [16] Samir Bousenine (FC Andorra), depois (90’), [9] Albert Salvadores (FC Andorra) e [12] Alex Izquierdo (FC Andorra), depois (83’) [11] Daniel Etxeberria (FC Andorra).
Suplentes não utilizados: [13] Joan Aleix (FC Andorra), [3] Oriol Fiter (EU Bordeta), [15] Santiago Molins (FC Andorra), [8] Luis Blanco (FC Andorra) e [17] Ricardo Macedo (FC Andorra).
Treinador: Jesús Luis Alvarez
Golos: Nada a registar
Disciplina: Nada a registar.
in site oficial da FPF

2 Comments:

Blogger Madjer said...

Selecções » Sub-19

Romeu Ribeiro rebentou com o muro
HUGO M. MONTEIRO

Um golo de Romeu Ribeiro, já na segunda parte, valeu a Portugal uma estreia vitoriosa no I Minitorneio de apuramento para o Europeu de Sub-19, e evitou um empate que Andorra defendia com unhas e dentes à entrada da sua área.

Agostinho Oliveira tentara, na antevisão, motivar a equipa para a tarefa de marcar o maior número possível de golos. O problema foi que a barreira que teve pela frente foi mais dura de roer do que seria de esperar. De tal modo que na primeira parte as ocasiões de golo foram escassas. E, obviamente, referimo-nos às de Portugal, já que Andorra testava mais o pontapé para frente do que propriamente uma saída minimamente construída.

Com o guarda-redes Anthony Lopes a aproveitar a tarde para apanhar sol, a dúvida era saber se o muro que dava pelo nome de Andorra ia rebentar. Agostinho Oliveira desceu aos balneários e de lá trouxe mais dinamite: André Carvalhas e Romeu Ribeiro. A estrutura montada pelo adversário começou, então, a dar sinais mais evidentes de fraqueza, até cair com um remate de Romeu, à entrada da área. Ao minuto 73, ainda se esperava mais. Mas o muro, apesar de caído, ainda lá continuava...


Agostinho Oliveira
"Estava à espera de menos de Andorra"

Talvez para fazer boa figura aos olhos de Maria Marti e Marta Ribot, médica e enfermeira de Andorra, respectivamente, o opositor de Portugal apresentou-se com mais segurança (defensiva, claro) do que estava previsto. "Esperava menos de Andorra", disse Agostinho Oliveira, confirmando a teoria. O técnico nacional explicou o resultado magro com a ausência de um golo que abrisse, desde cedo, as hostilidades. "Este foi o jogo-tipo em que não conseguimos numa primeira fase fazer um ou dois golos e a equipa adversária acabou por não abrir espaços para aumentarmos os nossos níveis de finalização", observou, lembrando que, mesmo depois do golo, Andorra "continuou a defender", fazendo, "e bem", na opinião de Agostinho Oliveira, "o seu papel". Segundo os seus cálculos, "foram 18" as oportunidades que Portugal teve, mas "estava difícil a bola entrar". Perante tal problema, o "importante"foi mesmo ganhar o jogo".


Bielorrússia surpreendeu

No outro jogo do grupo, disputado na Póvoa de Varzim, a Bielorrússia venceu a República da Irlanda por 2-0. Um resultado inesperado, até para Agostinho Oliveira, conforme confessou. A equipa do Leste Europeu deixa bem vincado que está na luta pela passagem à fase seguinte - seguem os dois primeiros do grupo e, eventualmente, o terceiro - antes de jogar, pelas 15h00 de amanhã, com Portugal, na Maia.


Portugal 1 - Andorra 0

Estádio | do CD Trofense | Trofa
Árbitro | Ante Simunovic (Croácia)

Portugal: Anthony Lopes; André Santos (Jaló, 73'), Miguel Vítor, Tengarrinha e Carlos Pita; Adrien Silva (Romeu Ribeiro, int), Stélvio Cruz e Diogo Rosado; Wilson (André Carvalhas, int), Marco Matias e Rabiola
T Agostinho Oliveira

Andorra: Oriol Oliva; Cristian Martinez, Cristian Orosa, Emili Garcia e David Maneiro; Alex Roca, Eric Buxo, Samir Bousenine (Albert Salvadores, 90'), Oriol Fiter e Albert Ribera (Josep Vall, 63'); Alex Izquierdo (Daniel Etxeberria,83')
T Koldo Alvarez

Marcadores: [1-0] Romeu Ribeiro, 73'
in o JOGO

1:03 da manhã  
Blogger Madjer said...

Portugal entra a ganhar







Um potente remate de fora da área de Romeu Ribeiro deu a Portugal uma preciosa vitória sobre Andorra (1-0), no jogo de abertura do Grupo 1 do Minitorneio de Apuramento para o Campeonato da Europa de 2008, em sub-19, que se realizou, ontem, no Estádio do Trofense. No outro encontro do grupo, a Bielorrússia surpreendeu ao ganhar à República da Irlanda, por 2-0, na Póvoa de Varzim.

Quanto ao embate da Trofa, os primeiros minutos foram muito mornos, mas à medida que foi passando o tempo, Portugal assumiu o controlo e, apostando na maior velocidade, foi construindo jogadas de ataque, embora sem perigo para a baliza de Andorra, que fechava bem os espaços na defesa. O primeiro lance de perigo pertenceu a Marco Matias, aos 8 m, que pela esquerda, entrou na área e rematou cruzado, com a bola a sair ao lado do poste contrário. Aos 17 m, Wilson desperdiçou a melhor oportunidade, mesmo à boca da baliza, enviando a bola por cima da barra. Os visitantes só aos 19 m efectuaram o primeiro remate, por Ribera. Aos 26 m, Rabiola podia ter aberto o activo, mas o remate saiu por cima da barra. Tengarrinha (32 m) viu um desvio na pequena área ser travado pela defesa contrária. Aos 38 m, André Santos cruzou para o centro da áera e Wilson chutou por cima.

Na segunda metade, a equipa das quinas pressionou mais, não permitindo que os andorrenhos subissem no terreno, mas o golo continuava a não aparecer, muito por culpa da fraca finalização. Mesmo assim, André Carvalhas obrigou Oliva a defesa para canto. Aos 55 m, foi a vez de Diogo Rosado rematar por cima. O mesmo jogador, após um cruzamento de André Santos, fez uma assistência de primeira para Rabiola rematar ao lado.

Apesar do domínio, Portugal não conseguia traduzir a superioridade em golos. Até que, aos 73 m, a bola sobra para Miguel Vítor, na área, que atrasa para Romeu Ribeiro marcar o único tento, num remate de longe.
Susana Silva in JN

1:04 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home