sexta-feira, janeiro 04, 2008

Susana Silva no JN

"Projecto Visão 611 quer formar jogadores à F. C. Porto

O F. C. Porto quer ser o "melhor clube na formação de Portugal". Para tal, os dragões deram início a um projecto revolucionário no departamento juvenil o Visão 611, que durará cinco anos (de 2006 a 2011). A primeira medida foi a contratação de Luís Castro para o cargo de Director Técnico, à qual se seguiu o regresso do metodólogo Vítor Frade, para definir os modelos de treino e de jogo nos diversos escalões. Mais do que a conquista de títulos nacionais - que não é descurada pela SAD (define como lema "formar a ganhar") -, a meta será debitar jogadores de qualidade na equipa principal. "Fazer jogadores à Porto", como são exemplos Vítor Baía, Jorge Costa e Ricardo Carvalho. À semelhança de outros anos, o trabalho com os jovens deu frutos e foram promovidos à equipa principal os ex-juniores Ventura (guarda-redes), Castro (médio) e Rui Pedro (médio-ofensivo).
Quanto aos futuros craques, com o novo plano, o grau de exigência aumentou e não basta serem "bons de bola". Terão de ser inteligentes, ter qualidade técnica e saber interpretar os aspectos tácticos. Para preservar a mística do Dragão, foram recrutadas antigas glórias. João Pinto, Rui Barros, Frasco, Paulinho Santos e Capucho para adjuntos, e Semedo, Bandeirinha, Lima Pereira e André para a prospecção e detecção de talentos. Mas a ambição dos azuis e brancos é bem maior espalhar por todo o país e pelo estrangeiro a marca F. C. Porto.
A primeira etapa será iniciada após a remodelação do Campo na Constituição, que durante vários anos serviu a formação, com a criação da escola Dragon Force, um espaço de detecção de talentos no centro da cidade, para atletas dos 4 aos 12 anos, de ambos os sexos. O modelo prevê a interacção dos ex-jogadores com os jovens, no sentido de desenvolverem o processo de aprendizagem da actividade do futebol. No futuro, através de um negócio de franchising, o objectivo é alargar o projecto a outras comunidades, para aumentar a empatia dos jovens com o clube e captar novos adeptos. "