sexta-feira, janeiro 04, 2008

Liga Intercalar



"O Varzim alcançou uma vitória justa na recepção ao FC Porto e ascendeu ao primeiro lugar da Liga Intercalar. A jogar em casa, os poveiros foram (quase) sempre superiores ao seu adversário e não desperdiçaram o deslize do Leixões para se isolarem no comando da compatição.
Com a liderança em vista, o Varzim foi a melhor equipa durante os primeiros 45 minutos. Mais dominadores, mais atacantes e com mais posse de bola, os poveiros entraram dispostos a chegar cedo ao golo, e tiveram perto de o conseguir logo nos instantes iniciais. Ora através de remates de fora da área, ora através de boas jogadas colectivas, o Varzim ia ameaçando que o golo poderia chegar a qualquer momento. A melhor oportunidade saiu da cabeça de Marco Cláudio, que enviou a bola à base do poste direito da baliza de Ventura.
Por outro lado, o FC Porto não conseguia entrar no jogo e mostrou sempre muitas dificuldades para incomodar o sector mais recuado do Varzim. A equipa orientada por Rui Barros estava adormecida e nem as constantes ameaças do adversário serviam para espevitar os azuis e brancos.
Posto isto, foi sem surpresa que, aos 40 minutos, o Varzim se adiantou no marcador, por intermédio de Marco Cláudio. O médio-ofensivo aproveitou um corte defeituoso de António Graça, já depois de Stepanov ter «metido água», para, na marca de pénalti, bater Ventura pela primeira vez. Estava dada justiça ao resultado.
Os primeiros minutos da etapa complementar truxeram um FC Porto diferente, para melhor, mas foi sol de pouca dura. Depois de ter suportado alguma pressão portista no período inicial, o Varzim voltou ao jogo e viria a aumentar a vantagem aos 62 minutos, por Malafaia, na transforção de uma grande penalidade, que castigou uma falta clara de António Graça (outra vez ele) sobre Candeias.
A partir daqui, o jogo entrou numa toada mais tranquila, com o Varzim a controlar as operações e os portistas a não darem mostras de inconformismo.
FICHA
Varzim:Bruno Vale; Pedro Santos, Neto, Nuno Ribeiro e Telmo; Nuno Rocha (Campinha, aos 45 minutos), Tito (Frédson, 45) e Malafaia; Roberto (Bruno Moreira, 45), Yazalde (Ukra, 53) e Marco Cláudio (Candeias, 53). Treinador: Eduardo Esteves.
FC Porto:Ventura; Eridson (Jorge Chula, 76), André Pinto, Stepanov e António Graça; André André (Ramón, 67), Castro e Tengarrinha (Amorim, 86); Mariano Gonzalez (Marco Aurélio, 45), Farias (Edgar, 45) e Rui Pedro.Treinador: Rui Barros.
Árbitro: José Coelho.
Jogo disputado no Estádio do Varzim, na Póvoa de Varzim.
Ao intervalo: 1-0. Marcadores: Marco Cláudio (40) e Malafaia (62).
Cartões Amarelos: Castro (45), Graça (61) e Neto (77)."
Vasco Samouco in o Norte Desportivo