domingo, abril 13, 2008

Juvenis A


FC Porto 4 - 0 Marítimo

"F. C Porto regressa ao comando

O F. C. Porto goleou o Marítimo, por 4-0, numa partida em que foi superior. Os dragões, com um futebol mais solto, cedo deram problemas ao adversário, que defendeu muito atrás. Cardoso deu o primeiro sinal, mas foi Pipo a abrir a contagem. O Marítimo viu Maia negar o empate. A partir daí, os portistas assumiram o controlo e criaram situações de golo, valendo a atenção de Marco, que foi incapaz de travar o remate de Pipo, à boca da baliza, após cruzamento de Claro. No reatamento, Pipo, isolado, desperdiçou uma excelente ocasião, mas pouco depois redimiu-se e cabeceou para o 3-0. Após um canto pela direita, Alex entra na área e, assiste Ramon, que só teve de encostar.
Jogo no Centro de Estágio do Olival, em Gaia. Árbitro Luís Caíado (Viseu).
F. C. Porto: Maia; Paulinho, Bruno, Zé Pedro (Ramon, 41) e Pedro Branco; Sérgio Oliveira (Luís Paulo, 70), Cardoso e Dias; Pipo, Claro (Caetano, 41) e Alex. Treinador José Guilherme.
Marítimo: Marco; Pedro, Tiago (Heitor, 51), Diogo e Rodolfo; Vítor, Olavo e Miguel; Woods (Alvim, 44), Filipe e José Tiago (Luís, 74). Treinador Nélson Jardim.
Ao intervalo 2-0.
Marcadores Pipo (10, 33 e 45) e Ramon (62)."
Susana Silva in JN

21 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Apreciação à partida por "Guto Roxo" para o site "Academia de talentos":

Futebol Clube do Porto 4 - 0 Marítimo (Juvenis A)

Posts » Futebol Clube do Porto 4 - 0 Marítimo (Juvenis A)





Campeonato Nacional de Juvenis - 2ª Fase - 3ª Jornada.

Local: Mini-Estádio CTFD Olival - Vila Nova de Gaia.
Data: 13 de Abril de 2008.
Equipa de Arbitragem: Luís Caiado, Luís Fonseca e Carlos Marques (AF Viseu).

FUTEBOL CLUBE do PORTO: Maia; Paulinho, Bruno, Zé Pedro (Ramon, 40') e Branco; Sérgio Oliveira (Luís Paulo, 70'), Cardoso e Dias; Pipo, Alex e Claro (Caetano, 40').
Suplentes não utilizados: Rafael, Amorim, Serginho e Rui.
Treinador: José Guilherme.

MARÍTIMO: Marco; Pedro, Diogo, Rodrigo e Tiago (Heitor, 50'); Vítor, Miguel e Filipe; Olavo, Woods (Alvim, 44') e José Tiago (Luís, 73').
Suplentes não utilizados: Leça, Rony, Diogo Duarte e Edgar.
Treinador: Nelson Jardim.

Resultado ao intervalo: 2-0.
Marcadores: Pipo (9', 33' e 45') e Ramon (61').
Sanções disciplinares: Nada a assinalar.
Melhor em Campo: Pipo (FC Porto).



Comentário ao jogo:

Após uma derrota algo inesperada no terreno do Sporting de Braga, o FC Porto recebia o Marítimo necessitando de uma vitória para manter intactas as suas aspirações de seguir em frente na competição.

Os primeiros minutos foram de claro domínio do FC Porto, com o Marítimo a defender muito recuado, procurando explorar o contra-ataque. Esta postura mais defensiva dos insulares permitia à equipa portista circular a bola com alguma facilidade nas suas linhas mais recuadas, mas sem conseguir, no entanto, penetrar no último reduto dos visitantes.

Aos 7 minutos surge o primeiro remate com algum perigo para a baliza de Marco, após combinação entre Dias e Cardoso, com este a rematar forte de fora da área, mas a bola iria passar ao lado da baliza do Marítimo. Pouco depois, o FC Porto chegaria à vantagem. Canto de Alex, do lado direito do ataque portista, com Pipo a aproveitar a atrapalhação da defensiva maritimista para inaugurar o marcador.

Apesar do golo do FC Porto, a formação do Marítimo manteve a sua postura mais defensiva, dando a iniciativa de jogo ao adversário, que ia controlando as operações com bastante à vontade. No entanto, à passagem dos 20 minutos de jogo, a equipa verde rubra iria estar muito perto do golo, na primeira vez que chegou perto da baliza de Maia. Livre marcado para o centro da área portista, com o guardião portista a não conseguir segurar a bola, sobrando esta para Woods, que remata contra Maia, a meias com um defesa portista. Na recarga, novo remate maritimista, desta feita com Dias a bloquear a trajectória da bola. Este foi mesmo o único lance de verdadeiro perigo criado pelo Marítimo, que a partir daí se limitou a defender.

Com uma linha média muito dinâmica e empreendedora, os portistas foram "apertando" cada vez mais com a equipa visitante, com a bola a estar quase sempre no meio campo defensivo dos madeirenses. Incorporando-se bem no ataque, os médios Sérgio Oliveira e Dias criavam imensas dificuldades à defesa insular. Aos 24 minutos, após boa jogada individual, Sérgio Oliveira remata para defesa segura de Marco. Três minutos depois, foi a vez de Dias criar perigo. Toque de calcanhar fantástico de Pipo, com Dias a surgir à entrada da área e a rematar forte, para uma excelente intervenção de Marco, com a bola a sobrar novamente para Dias, que dispara para Marco encaixar.

O segundo golo portista parecia quase inevitável, acabando por surgir aos 33 minutos, após brilhante jogada de Claro, a ultrapassar 2 adversários e a cruzar para trás, onde surgiu Dias, que remata mal, com a bola a ressaltar em Pipo e a terminar no fundo da baliza do Marítimo. E seria com o resultado em 2-0 para o FC Porto que se chegaria ao intervalo.

Boa primeira parte do FC Porto, com a vantagem no marcador a justificar-se plenamente, face ao maior caudal ofensivo e enorme diferença na posse de bola.

Individualmente, é justo referir a importância de Sérgio Oliveira no meio campo portista, construindo o jogo ofensivo dos dragões e servindo na perfeição a linha avançada da sua equipa. Também Dias esteve em plano de destaque, dividindo com Sérgio Oliveira a responsabilidade na construção de jogo da equipa, tendo ainda tempo para apoiar o ataque, desequilibrando por completo a defesa contrária.

Ao intervalo, dupla substituição no FC Porto, com Caetano e Ramon a entrarem para os lugares de Claro e Zé Pedro, respectivamente. Após estas alterações, Dias recuou para o centro da defesa, passando Ramon para trinco, com Sérgio Oliveira a subir para médio interior esquerdo, ficando Cardoso como médio interior direito. Apesar destas alterações, a postura ofensiva dos portistas não se alterou, com Caetano e Ramon a entrarem muito bem na partida.

Sérgio Oliveira continuava a ser o municiador do ataque portista, voltando a estar em destaque aos 43 minutos, num passe soberbo a isolar Caetano, com este a não ser egoísta e a tocar para Pipo, que iria atirar por cima. O FC Porto voltava a entrar melhor no encontro, com o Marítimo a não justificar em nada o primeiro lugar na classificação. Com 5 minutos de jogo na segunda metade, os azuis e brancos chegariam ao 3-0, numa excelente jogada de envolvimento do ataque portista. Ramon, sobre a esquerda, livra-se de um adversário e muda completamente o flanco de jogo para Caetano. O extremo recolhe e temporiza, soltando depois para Paulinho, que tira o cruzamento teleguiado para Pipo, que cabeceia como mandam as regras para o seu terceiro golo na partida.

O Marítimo não dava mostras de poder reagir, sendo que, nesta altura, Maia era autenticamente um espectador. Os azuis e brancos não deixavam de carregar no acelerador, procurando aumentar ainda mais a vantagem. Aos 55 minutos, bom trabalho de Sérgio Oliveira na esquerda, que deixa à entrada da área para Ramon, mas o pontapé do espanhol iria sair muito ao lado da baliza de Marco. No minuto seguinte, grande oportunidade para Cardoso, a isolar-se após bom passe de Pipo, mas o remate passaria a milímetros do poste esquerdo da baliza maritimista.

Só dava Porto nesta altura do encontro, com os dragões a conseguirem ampliar a vantagem a meio da segunda parte, desta feita por Ramon, a aproveitar uma defesa incompleta de Marco, após remate de Alex. Mas os números da goleada portista poderiam ter sido ainda mais elevados. Cinco minutos após o quarto golo, nova oportunidade para o FC Porto, com Alex a surgir cara-a-cara com Marco, mas o guardião madeirense iria opor-se com uma bela defesa, a valer ainda um corte de um defesa para canto, quando Pipo se preparava para fazer a recarga vitoriosa. Na sequência do pontapé de canto, marcado à maneira curta, Sérgio Oliveira cruza na perfeição para Ramon que, em posição privilegiada, cabeceia ao lado. Até ao final da partida, os azuis e brancos estariam por duas vezes perto do golo. Na primeira situação, o cabeceamento de Pipo iria sair muito perto do poste de Marco, após bom cruzamento de Cardoso. Na jogada seguinte, nova cabeçada de Pipo, desta feita para as mãos de Marco. Esta seria mesmo a última oportunidade da partida.

Vitória inequívoca do FC Porto, que não deu qualquer hipótese à equipa maritimista. Jogando um futebol muito agradável, sempre a um ritmo muito elevado, os dragões poderiam até ter juntado mais alguns golos aos quatro apontados. Com exibições bastante positivas do lado azul e branco, Pipo destacou-se dos demais pelos 3 golos marcados e alguns pormenores a denotar grande qualidade. Também Dias e Sérgio Oliveira seriam escolhas possíveis para MVP, assinando excelentes prestações, dando grande dinâmica ao futebol portista. Quanto ao Marítimo, muito pouco para uma equipa que era até então o líder da série.



Análise individual:

Maia: Emendou bem o erro numa descoordenação com um defesa, bloqueando o remate de Woods após deixar a bola fugir. De resto, não teve qualquer trabalho.

Paulinho: O ataque do Marítimo foi praticamente inexistente, aproveitando-se disso para arriscar algumas subidas pelo seu flanco. Conseguiu vários desequilíbrios, com destaque para o cruzamento milimétrico para Pipo apontar o terceiro golo. A defender, cumpriu com rigor das poucas vezes que foi chamado a intervir.

Bruno e Zé Pedro: Anularam com facilidade as investidas adversárias, sendo importantes na circulação de bola, face ao posicionamento muito recuado do Marítimo.

Branco: Tal como Paulinho, explorou as facilidades concedidas pelo Marítimo para apoiar o ataque, estando muito bem no apoio a Claro, na primeira parte, e a Alex, na segunda. No ponto de vista defensivo, foi resguardando a sua zona com tranquilidade, não dando grandes hipóteses ao extremo contrário.

Sérgio Oliveira: Praticamente todas as jogadas de ataque do FC Porto passaram pelos seus pés. Serviu na perfeição os companheiros de ataque, ora com passes a rasgar ora com excelentes variações de flanco. Rematou muito, mas não conseguiu o golo que seria plenamente merecido.

Dias: Boa exibição deste jogador polivalente. Muito em foco na primeira parte, jogando a médio, onde surgiu por diversas vezes no apoio ao ataque. Na segunda parte recuou para defesa central e esteve menos em jogo, mas revelou sempre grande segurança.

Cardoso: Sempre muito activo na procura da bola, jogando de forma simples e eficiente. Mostrou bons pormenores e podia ter marcado, mas o remate saiu muito perto do poste da baliza de Marco.

Alex: Usou a sua grande qualidade técnica para desequilibrar, quer sobre a direita, quer sobre a esquerda. Esteve ligado a dois dos quatro golos do FC Porto e poderia ele próprio ter feito o gosto ao pé, mas o guardião maritimista opôs-se de forma brilhante.

Claro: Jogou apenas na primeira parte, mas esteve a bom nível, fazendo a jogada para o segundo golo da partida e tirando alguns bons cruzamentos.

Pipo: Autor de três golos, o ponta-de-lança portista demonstrou um enorme sentido de oportunidade, estando sempre no lugar certo à hora certa. Esteve igualmente bem a jogar de costas para a baliza, servindo por diversas vezes os seus companheiros.

Ramon: O médio espanhol entrou bem no jogo, iniciando a jogada do terceiro golo e marcando ele próprio o quarto golo. Soube imprimir velocidade ao jogo, sendo peça importante nas transições ofensivas.

Caetano: Entrou igualmente bem na partida, fazendo uso da sua técnica individual para desequilibrar.

Luís Paulo: Soube enquadrar-se no ritmo de jogo da equipa, embora sem tempo para muito mais.

10:17 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Foi com prazer que vi jogar outra vez a defesa do ano passado, que deu cartas no Padroense

10:32 da tarde  
Blogger Madjer said...

FC PORTO GOLEIA MARÍTIMO E JÁ LIDERA ZONA 2
O FC Porto goleou (4-0) o até então líder da Zona 2, os insulares do Marítimo. A equipa portista, que vinha de um desaire (1-0) em Braga, necessitava dos três pontos para voltar ao primeiro lugar e viu, ainda, os «arsenalistas perderem pontos (0-0) na deslocação ao reduto do Penafiel. Agora, «dragões» e maritimistas são líderes da zona, sendo que o Sporting de Braga é terceiro com menos dois pontos. Já na Zona 1, o Boavista aproveitou a igualdade entre Leixões e V. Guimarães para assumir a liderança, fruto, também, da vitória na Figueira da Foz diante da Naval, por 3-1.
in Norte Desportivo

10:07 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

não fizeram mais que a obrigação deles! que era ganhar!

4:05 da tarde  
Blogger Madjer said...

esta semana esta tudo muito mais calmo.
grande sossego

7:48 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Porque é que o Rafael não é titular?
Gostei de o ver defender ano passado nos iniciados...

8:57 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mais calmo era de esperar,jogaram na equipa principal os jogadores que se falava como por exemplo:
Paulinho,Alex e entrou Luis Paulo saiu o espanhol Ramon,Amorim,David e o Dias passou para o seu lugar mais o titularissimo Sergio Oliveira que não era do Padroense no ano passado.

9:57 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

...deixa ver se entendi...cunhas é quando os outros jogam. E sendo esta a formação, já não tem nada a ver com cunhas?...

Bem visto, madjer. está calmo, esta semana(tendo em conta que a preocupação não era pela parte desportiva...), ainda bem!!

10:47 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O melhor jogador da formaçao do porto ja jogou??? Valha-nos Deus...

1:49 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

ohhhhhhhhhhh!!! q estranho...!! foi um dos mais novos q facturou 3 golos... queres ver q afinal aquela teoria de so servirem para o moimenta cai por terra... Os que sao sub17 foram campeoes nacionais de iniciados?? hum... tenho para mim q as tantas n foram mas acho que "o melhor jogador da formaçao é um sub17..." LOOOOOOL

12:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mete-se pressão em cima, e a semana passa logo a ser mais calma, ainda dizem que não há cunhas, ainda bem, isto é, só desejamos o melhor para os nossos jovens, deve ser o que muitos pensam.

1:04 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A calma tem a ver com o jogo e o resultado , logo se existiram mudanças na equipa estas resultaram se os jogadores que entraram o fizeram devido a cunhas ...benditas cunhas que trazem tão bons resultados. Já agora para mim o melhor jogador é sub-17 e chama-se Cardoso.

9:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Deve ser o tacuara... Ai senhores...:D

12:41 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Para mim é o Branco, porque sou primo dele...

Ass. Oscar Branco

4:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

para mim sou eu mesmo
ass. claro

5:31 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o melhor jogador de sub 17 incluindo sub 16 é o cardoso sem dúvida... é um excelente jogador que vai ter um grande futuro senao se lesionar

8:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

essa auto-confiança é de salutar! acreditar nos filhos também é positivo se bem que isso tem mt q s lh diga meus senhores... tb da para estraga-los... alias da mais para isso que outra coisa

1:32 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

bem é só jogadores cheios de mural vamos mas é deixar os melhores jogadores e no domingo vencer pq os melhores jogadores n jogam sozinhos.....

11:17 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

tens toda a razão.
no domingo se verá se a sorte continua...

11:30 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

vaca leiteira tem calma...

5:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

conselho a todos: e que tal, voltarem à primária, aprender a escrever... é cada erro, vergonha!!

8:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home