quarta-feira, março 28, 2007

Nuno Coelho

"Tenho esperança de ir ao Europeu"

O central que foi obrigado a abrir mão do número 4 em detrimento de Jorge Costa, quando este ainda jogava no Standard de Liège, estreou-se este ano como emigrante e espera que a experiência lhe permita atingir altos patamares

BRUNO FILIPE MONTEIRO


Forte, determinado e bastante incisivo na marcação. Eis as características que melhor definem Nuno Coelho o jogador de futebol. O que se destacou nos escalões de formação do Penafiel, mudando-se para o FC Porto ainda júnior e que no primeiro ano e meio como sénior foi cedido a título de empréstimo ao Maia e Standard de Liège, respectivamente. O �outro�, que vai às compras, ao cinema e faz todas as outras coisas habituais no dia-a-dia de alguém com 21 anos, não é muito diferente deste. Todavia, à força e determinação que este possui, acrescenta ainda uma boa dose de humildade que o faz ter dificuldade em descrever-se como atleta - �acho que tenho um estilo próprio, mas prefiro que sejam as outras pessoas a dizê-lo�, atira - e outra de sonhador. Afinal, quem entre os milhões de jovens espalhados por esse Mundo fora nunca sonhou chegar ao topo? Provavelmente ninguém� E para o central dos vice-campeões belgas, chegar ao topo significa vestir a camisola da selecção principal portuguesa. �Gostava de chegar à Selecção Nacional e manter-me lá muito anos�, revela Nuno Coelho a O JOGO. Mas para aí chegar, o internacional português pelas selecções jovens terá primeiro de escolher um clube que lhe permita jogar com mais regularidade. O FC Porto estará sempre no primeiro lugar da lista de preferências a curto prazo, mas se tal não for possível, o defesa deseja representar um emblema de �grandeza semelhante�.

Nas mãos dos dragões


Para já, a meta a atingir passa por cimentar uma posição nos �rouches�. A concorrência de Sarr e Dante é apertada, mas não retira esperança de jogar a Nuno Coelho. A mesma esperança que vai alimentando de ser seleccionador por José Couceiro para participar no Campeonato da Europa de sub-21, no próximo Verão. �Como nas últimas vezes tenho sido chamado, tenho uma pontinha de esperança de ir ao Europeu. Vou procurar fazer o meu trabalho nestes meses que faltam para terminar o meu empréstimo e acreditar que é possível lá chegar�, refere, sem querer pensar no que vai acontecer quando a hora de terminar a experiência na Bélgica estiver a chegar. �Tudo indica que regressarei ao FC Porto. Mas depois eles é que terão de decidir se sou novamente emprestado ou não�, ressalva, embora preferisse, obviamente, afirmar-se de dragão ao peito.

Dificuldades de um jovem


Pelos cerca de seis meses que já leva fora de Portugal, o central constata que �não é fácil jogar no estrangeiro�. Especialmente para alguém que está agora a dar os passos iniciais enquanto sénior. Os primeiros tempos em território belga não foram, por conseguinte, fáceis de ultrapassar. �Os primeiros dois ou três meses foram complicados, pois ainda não tinha feito nenhuma pré-época a sério exceptuando uma na equipa B do FC Porto. Depois tive de aprender a viver sozinho, a falar a língua, as tradições deles, mas com a ajuda dos outros portugueses consegui adaptar-me�, conta Nuno Coelho, que encontra diferenças substanciais entre o futebol praticado na Liga e na Liga de Honra e na Jupiler League. �Em Portugal as equipas pressionam bastante, mas os jogadores são um pouco mais livres. Na Bélgica não. O futebol baseia-se muito no contacto físico, existem muitos duelos de cabeça e muitas correrias por causa dos passes em profundidade que se utilizam em excesso�, explica.

Toulon e as portas para o estrangeiro


É, porventura, o mais conceituado torneio para jovens do Mundo. Realiza-se todos os anos em meados de Maio e tem como palco a bonita localidade francesa de Toulon. Por lá já passaram grandes astros do futebol mundial do passado e do presente, como Zidane, Henry, Shearer, Lampard, Kaká, Riquelme e� Rui Costa e Cristiano Ronaldo. Os olheiros dos maiores clubes do Planeta seguem com uma atenção minuciosa todos os movimentos dos jovens prodígios para, quem sabe, lhes darem a possibilidade de concretizar alguns sonhos. Com Nuno Coelho foi assim. O central participou na edição do ano passado e confessa ter sido �uma experiência difícil de esquecer�. �Participar no Torneio de Toulon é fantástico. Abriu-me muitas portas, não só as do Standard de Liège, mas também de outros clubes estrangeiros e alguns portugueses�, revela.

Ser campeão é a meta


Após um arranque de época infeliz, o Standard de Liège encetou uma recuperação notável e a uma dezena de jornadas de terminar a Jupiler League está envolvido na luta pelo título. Neste momento ainda existem alguns pontos de diferença para o topo da tabela, mas Nuno Coelho está confiante que vai conseguir ser campeão no ano de estreia no estrangeiro. �A nossa equipa tem potencial e, por isso, temos de acreditar que é possível chegar ao título�, declara, considerando que �o ponto de viragem no mau começo de temporada foi a mudança de treinador, mas também o regresso de Sérgio Conceição e os outros jogadores que estavam lesionados nessa altura�.

in o JOGO


1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

ainda ontem foi titular pelo standard de liege, 3 classificado camp. belga, como é possivel nem ser convocado para os sub 21

2:45 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home