segunda-feira, abril 16, 2007

O Comentário de afs - Juvenis

"afs said...
É o segundo jogo que vejo ambas equipas fazerem. Conheço melhor a equipa do Padroense pois já tive a possibilidade de assistir a alguns treinos.

Convém fazer uma nota prévia para evitar comentários desnecessários. Sou sócio e adepto do FCP, com lugar anual. Não tenho nem nunca tive qualquer relação, de qualquer espécie que seja, com qualquer elemento ligado à estrutura do FCP. Não tenho, nem nunca tive qualquer familiar, relacionando com a formação do FCP. Sou um mero adepto que começou por assitir a um jogo dos juniores e comecei a entusiasmar-me e por pura carolice vou assitindo ao jogos da camadas jovens dos juniores ao juvenis.

Assisti ao jogo FCP 1 – 0 Padroense e vou fazer um comentário ao mesmo.

O Padroense revelou-se mais equipa, mais trabalhada, mais homogénea e conseguiu na maior parte do jogo bater o pé ao FCP, e por isso não merecia perder o jogo. O empate reflectiria melhor o que se passou no terreno do jogo. O FCP só conseguiu ser superior quando passou a jogar contra dez. Mesmo assim os do Padroense nunca viraram a cara à luta.

Destaques:
- Na baliza, ambos os GR estiveram muito bem, embora o Bruno tenha sido sujeito a muito mais trabalho que o Ruca.

- Na defesa saliento os laterais de ambas as equipas, em especial os do Padroense. Paulinho e sobretudo o Pedro Branco, muito bem em todo o jogo. Grande atitude. Não gosto muito dos centrais de ambas as equipas, até acho que é uma posição que me parece faltar uma referência neste escalão.

- Meio campo: o do Padroense claramente superior ao do FCP. Luis Paulo (algo franzino mas que se bate muito bem no corpo a corpo), Ricardo Dias e sobretudo Cardoso (muito explosivo com a bola controlada) fizeram grande jogo e anularam completamente o Miguel Galeão, o Joni e o Ramon.

- Avançados: aqui o FCP está melhor, pois tem mais e melhores soluções. Gosto do PL Fernando, embora pareça algo pesado e do Matos. O Caetano, embora muito pequeno, foi ele que veio a agitar o jogo com a sua velocidade (expulsou o Zé Pedro). O Alex e o Claro passaram ao lado do jogo. O Diogo deslocado para a ala cumpriu tacticamente mas não deslumbrou. O Rui Santos esteve muito sozinho na frente mas trabalhou bastante para a equipa.

Equipa de arbitragem: o arbitro teve uma exibição algo infeliz, e a partir de certa altura perdeu-se completamente no jogo, com um critério confuso e estranho. Tirando o golo que dá a sensação de estar fora de jogo, embora o “liner” estivesse bem posicionado, não me parece que influenciou o resultado, pois errou para ambos os lados. A expulsão do Zé Pedro por acumulação não me parece desajustada, tendo em conta o critério do arbitro ao longo do jogo. Mais do que ser ou não falta, foi o Caetano que “expulsou” o central, pois este já amarelado não deveria ter entradas daquelas, acerte ou não no jogador, ainda para mais perto da linha do meio campo.

Em relação ao FCP, existem uma série de coisas que não se compreendem, e temo que esta equipa quando defrontar as equipas do Sul, ou a coisa evolui muito ou então vamos ter muitos dissabores. O Miguel Galeão estava a tentar por a bola no chão para desequilibrar e sai ao intervalo para entrar um ala o Alex. Sai um médio interior, que até era o único que estava a tentar fazer qualquer coisa e o Josué (capitão), que até aí não tinha feito absolutamente nada passa de ala para médio interior. Passados alguns minutos e com o resultado a zero, o que é que se espera. O FCP pressionar, encostar o adversário às cordas para tentar marcar, e o treinador o que faz? Tira o PL e mete o Caetano. Não está em causa o Caetano que até entrou bem, mas tira a referência da área e mantém o trinco Ramon para quê? Para defender o resultado? Aliás acerca do Ramon, parece-me que poderia estar ali um bom central e nunca um médio defensivo. Ganha muitas bolas de cabeça, mas perde outras tantas em passes transviados. Na minha opinião um bom médio defensivo seria o Galeão, faz-me lembrar o Pirlo do AC Milan. Depois tira um dos mais inconformados (Figueiredo) e volta a meter uma referência na área (Matos). Vá alguém entender ...

Em relação ao Padroense. Esta equipa tem muita garra, entrou em campo para vender muito cara a derrota. Naturalmente mais franzinos (juvenis 1º ano), menos habituados à relva, a jogar “fora” mas nunca viraram a cara à luta, e mesmo com 10 quase empatavam. Nota-se claramente que esta equipa está mais trabalhada, tem mais cultura táctica e mais fio de jogo.

Em resumo:
- Nas balizas temos 2 bons GR.
- Os defesas centrais não me convencem, emboras os laterais pareçam bons.
- O Padroense tem um melhor meio campo.
- Enquanto o FCP tem mais e melhores soluções na frente e alas."

16 Comments:

Anonymous Anónimo said...

para mim o Bruno Morgado, voltou a ser o grande GR que mostrou ser quando chegou ao Padroense, ultrapassou a má fase e esteve em grande nivel, com algumas defesas espectaculares.
Para isto, só pode ter contribuido, para lá do trabalho do treinador, a concorrencia com os outros 2, tambem muito bons GR o Fernando e o Tiago.

7:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Garra, é de facto uma "marca registada" desta equipa, que lutou até não poder mais

7:43 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

acho que te vou conseguir arranjar umas fotos das 2 equipas

7:57 da tarde  
Blogger Madjer said...

Parabéns afs, é um excelente comentário, é um privilégio poder contar com uma colaboração tão preciosa.
Muito obrigado.

8:02 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

muito bem escrito, parabens

8:03 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

excelente afs........parabéns

10:27 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Junto-me ao "coro": Parabéns AFS!

11:11 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sim, corroboro dos parabéns. Sobretudo porque não se nota haver premeditação de tomar partido ou marcar uma posição.
Analisa o jogo, critica com fundamento e valoriza positivamente o que há que destacar.

11:40 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nota-se que se trata de um comentário feito de fora.
Não procura defender nenhum interesse, algum conhecido, amigo, amigo de amigo ou o que quer que seja.
Há distanciamento no comentário, não a defesa de qualquer interesse, ainda que legítimo, e essa perspectiva só o valoriza, dando-lhe uma imagem de credibilidade.

11:51 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

afs, o teu comentário ao jogo dos juvenis apenas reforçou os meus inúmeros comentários sobre o treinador do F.C.Porto.
O João Carlos não é treinador para o F.C.P. e...
É a segunda época que este rapaz está a frente de uma equipa sub-17 e a estragar tudo!
Desculpa lá Madger, estar a usar o teu blog para repetir isto infinitas vezes, mas não resisto. Quantas boas exibições nós vimos os sub-17 fazerem esta época? Quantas? Duas ou três? Com boa vontade, talvez umas três ou quatro? Já na época passada foi o mesmo.
O rapaz é incompetente e temos estes jovens atletas a servirem às suas vaidades e critérios descabidos.
Se o mister fosse o José Guilherme, aí sim, teríamos uma equipa a sério. Assim vamos mal!

11:52 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Agradeço aos que me endereçaram os parabéns. É com prazer que o faço. Fica a promessa que sempre que puder porei aqui os comentários sobre os jogos da formação que puder assistir. Realço que será sempre a MINHA OPINIÃO, sujeita a natural subjectividade, e como sabemos nestas coisas do futebol todos podemos ter perspectivas diferentes.

12:42 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Conheco bem esta equipa de juvenis porto, e por isso vou fazer alguns comentarios: este mister é realmente muito fraco...é professor e pedagogia nao tem nenhuma, os jogadores passam de titulares para o banco e para nao convocados...dialogo nao existe nenhum, enfim DEUS DA NOZES A QUEM NAO TEM DENTES.
espero que para o ano os miudos do padroense tenham mais sorte, porque se este mister for o mesmo, acreditem ele vai destruir a equipa.
Em relação aos comentarios de Afs, dou-lhe os parabens, é pessoa idonea, coisa que é dificil encontrar neste blog.
Porque fazem criticas aos miudos de uma forma muito destrutiva.
infelizmente estes miudos tem 1 homem a liderar a equipa muito fraco. Porque se recordarmos o passado de muitos vamos com toda a certeza lhes dar valor.
Vamos aguardar que os miudos em equipa consigam dar a volta...sinceramente nao acredito.

3:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Parabéns AFS, é um excelente comentário, e penso que depois da sua analise o Porto para o ano terá uma excelente equipa Sub 17, com os elementos que atuaram pelo Padroense e os dois centrais que estão lesionados (EDU e BRUNO) a quem desejo uma recuperação rapida, a inclusão na equipa do Romon, Caetano, Alex e Victor Alves (desconheço o seu valor. Será uma equipa para dispotar o titulo de Sub 17. Parabens miudos já foram longe.

4:11 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Alguém sabe a nacionalidade do PL Fernando do juvenis.

11:30 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Esqueci de mencionar que o treinador dos juniores assitiu ao FCP-Padroense em juvenis.

11:51 da manhã  
Blogger Madjer said...

Sim, e não só...

12:22 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home