segunda-feira, abril 16, 2007

O Comentário de afs - Juniores

"afs said...
Comentário ao jogo FC Porto 4 – Guimarães 0

Confesso que fiquei algo desiludido com a equipa do Guimarães, tanto mais que representa uma das melhores escolas de formação do país.

A equipa do Guimarães entrou melhor no jogo e nos primeiros 15/20 minutos foi quem mandou no jogo, chegando mesmo a criar 2 situações de golo. Depois o FCP tomou conta do jogo, e arrancou para boa exibição. O Treinador deu-se ao luxo de colocar no banco o Candeias, o Rui Pedro, o André Pinto e na bancada o André Santos. Todos habitualmente titulares.

O FCP jogou em 4x3x3, com Ventura na baliza, Tiago Moreira, Bura, Morais e Hugo Monteiro na defesa. Edson, Castro e Fredson no meio campo e Ukra, Tiago Silva (a cair para uma das alas) e Roberto na frente.

GR – O Ventura esteve seguro e revelou muita tranquilidade. Esteve bem em todos os lances em que foi chamado a intervir.

Defesa – A defesa esteve toda muito segura. Os laterais estiveram muito bem, aliás foi dos melhores jogos que vi o Tiago Moreira e o Hugo fazerem. Muita garra em termos defensivos e muita acutilância ofensiva. O Bura e o Morais estiveram muito certinhos nas marcações, raramente dando “baldas”. O Bura ainda se destacou na construção de jogo, pois dos seus pés saíram quase sempre lançamentos certeiros para os seus colegas dianteiros.

Meio campo – É engraçado porque a minha primeira impressão sobre os cabo verdianos dava um certo ascendente ao Fredson em relação ao Edson, mas nos últimos jogos tenho notado um certo “ocaso” do Fredson. Pode ser por ter que jogar mais adiantado, na posição habitualmente ocupada pelo Rui Pedro. O Edson, pelo contrário começa a aparecer “pujante” de força e confiança. Convenhamos que não é um primor de técnica e de elegância, mas “varre” a sua zona de acção com o mesmo ritmo do primeiro ao último minuto. Tem um pulmão que impressiona. E começa a melhorar o seu posicionamento em campo. Disputa os lances divididos com uma virilidade, que às vezes até dá faísca, mas sempre dentro das regras de jogo. Eu gosto de jogadores assim, à Paulinho Santos, na dividida, sempre por cima, a lesionar-se que seja o adversário. Está em crescendo de forma. É um jogador na linha (com as devidas diferenças) do Emerson ou Diarra do Real Madrid. Força, pulmão, trabalhador incansável. É um carregador de piano. O Castro fez o primeiro golo, com uma boa entrada ao segundo poste. Esteve bem, embora menos influente que o normal, pois a equipa toda esteve bem não havendo necessidade de a empurrar para a frente.

Avançados – Gostei muito do Roberto, uma das melhores exibições que lhe vi fazer. Boa entrega ao jogo, velocidade e inteligência nas diagonais. Fez um golo e fez uma assistência para outro. O Tiago fez um golo à PL, apareceu muito rápido em zona de finalização, antecipando-se ao defesa, após cruzamento da direita, e fez a assistência para o golo do Roberto, revelando boa leitura de jogo quando aparecia na cara do GR. A mesma entrega de sempre ao jogo. O Ukra esteve melhor que nos últimos jogos, em especial na segunda parte. Assumiu o jogo e partiu com confiança para os duelos individuais. Fez um grande golo com um disparo forte de fora da área a culminar uma jogada individual.

Suplentes utilizados – Nikola (Niko), o Miguel Ângelo e o Graça pouco ou nada acrescentaram à equipa. "

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Em juniores o FCP lidera a zona norte de forma destacada.
Esperemos que o outro a apurar-se seja o Candal

7:30 da tarde  
Blogger Madjer said...

Parabéns afs, é um excelente comentário, é um privilégio poder contar com uma colaboração tão preciosa.
Muito obrigado.

8:02 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home