quarta-feira, abril 04, 2007

Selecções » Sub 16

Pedro Branco
Ricardo Cardoso Estas fotos de dois dos três atletas do Padroense presentes, foram-me enviadas por André Figueiredo, "blogger" do Luso Football, a quem aqui deixo os meus agradecimentos.



Questão de centímetros
O antigo internacional português Paulo Sousa é o responsável, há cerca de dois anos, pela orientação dos Sub-16, a Selecção mais jovem entre as de formação. Um facto que só lhe acrescenta responsabilidades. “Este é o escalão mais difícil de se trabalhar, pois é aqui onde tudo se inicia. No entanto, é extraordinário ver como se processa toda uma evolução. Só é pena esse trabalho não ser diário, pois estamos condicionados aos estágios ou torneios, pois, neste escalão, não existe calendário oficial internacional.”
É também nesta etapa que Portugal soma menos triunfos, contrariando uma tendência generalizada, principalmente a partir dos Sub-18. Paulo Sousa apresenta algumas razões para esse facto. “A estatura dos adversários é, invariavelmente, superior à dos nossos atletas. Esse pormenor acaba por fazer grande diferença nos lances de bola parada ou no jogo aéreo. Para além disso, a maior parte das selecções já apresenta uma boa organização e qualidade de jogo, o que vem dificultar ainda mais a nossa tarefa.”
Não obstante a questão dos centímetros (a menos), a calendarização também não abona a favor da Selecção. “Estou sempre a bater na tecla da mentalidade vencedora, e isso adquire-se ganhando. Contudo, debatemo-nos com várias dificuldades, a começar pelos quadros competitivos. Neste escalão, estes miúdos são juvenis de primeiro ano, ou seja, se os seus clubes não chegarem às fases finais, implica que terminem por aqui os jogos oficiais. E, depois, só lhes resta treinar…”
Destaque

É neste escalão que Portugal soma menos êxitos. E não é só um problema de estatura a menos...
I.R. in o JOGO


4 Comments:

Blogger Madjer said...

sub-16 torneio de castelo branco
Mais quatro estreias
Cláudio Ramos (V. Guimarães), César Jesus (Naval), Fernando Alves (V. Guimarães) e José Francisco (Académica) poderão estrear-se, oficialmente, pela Selecção Nacional de sub-16, caso o treinador Paulo Sousa assim o entenda, no Torneio Internacional de Castelo Branco, que sábado se inicia.

Os jogadores já integraram estágios dos sub-16, porém, não registam qualquer internacionalização. Cumpridos foram mais dois treinos no dia de ontem, tendo o grupo ensaiado as bolas paradas (livres de maior e menor distância, cantos e a guarda da baliza na sequência do remate, formação de barreiras, jogadas em que o treinador exemplificava para que os jogadores se aprimorassem).

«Recepção, controlo, transporte rápido e passe», pedia o treinador, no início da sessão, ontem seguida de perto por miúdos das férias desportivas que, ao verem a Selecção a trabalhar chamavam por... Yannick.

Nélson Oliveira, avançado do Benfica, ainda não se treinou com os sub-16, por ter alinhado pelo clube da Luz na tarde de ontem, mas juntou-se depois ao grupo. Refira-se que, depois do Torneio Internacional de Castelo Branco, os sub-16 jogam dois particulares com a Polónia, a 8 e 10 de Maio,

em Portugal, desafios para uma melhor transição para os sub-17.

elsa bicho in BOLA

8:10 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ó José Costa então não sabe que os três atletas do Padroense são na realidade atletas do Porto ?
Mas concordo com o que disse do treinador . Como é que ele convoca atletas se nunca os vê a jogar ?

10:46 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quem utiliza este tipo de linguagem, é tudo menos homem, vamos a ter linguagem, e reclamar sim, mas em termos de Homem para Homem, e não em termos de canalha, embora seja Portista, não posso admitir este tipo de linguagem, OK.

12:29 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

De facto excedi-me uma pouco na linguagem.

Devia ter dito as verdades de outra forma. Mas o essencial mantém-se porque é verdade.

1:57 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home