terça-feira, julho 10, 2007

Fala quem sabe...

Tomaz Andrade, escreve na edição de hoje do jornal O JOGO, um interessante artigo apresentando a opinião do prof. Ilidio Vale sobre os três ex- juniores, recem promovidos à equipa principal do FC PORTO.

"Três putos no plantel
Das muitas caras novas do plantel do FC Porto para a época 2007/08, há três que são mesmo novinhas. Ventura, Castro e Rui Pedro sagraram-se campeões de juniores há pouco tempo e mostraram qualidades suficientes para Jesualdo Ferreira os incluir no grupo de trabalho principal. Para já, e devido ao facto de Ventura e Castro estarem convocados para o Europeu de Sub-19, apenas Rui Pedro vai cumprir o estágio na Holanda, que funcionará como primeira fase de integração do avançado junto de nomes como Adriano, Hélder Postiga, Renteria e Edgar. Para a época que se aproxima adivinham-se muitos treinos e poucos jogos para os três jovens, num quadro de evolução gradual necessária para quem tem apenas 19 anos. Dos três jogadores, Castro e Ventura já conhecem melhor as rotinas de trabalho do plantel principal, porque na temporada passada cumpriram vários treinos sob as ordens de Jesualdo Ferreira, realizados em menor número por Rui Pedro.
Ilídio Vale, treinador que se sagrou também campeão de juniores pelo FC Porto, e que deixou de fazer parte da estrutura do clube, traçou a O JOGO o perfil dos três jogadores e encontra neles qualidades insuspeitas que os levarão a brilhar a curto ou médio prazo. No entanto, sublinhou a traço gordo o facto de ainda se encontrarem num processo evolutivo ao nível da formação, pedindo paciência no grau de exigência que lhes será aplicado. Consistente parece ser a aposta do clube na formação, depois de Ivanildo, Hélder Barbosa, Paulo Machado e Vieirinha terem precedido Ventura, Castro e Rui Pedro. O objectivo é colocar um ou dois por ano no plantel principal, fazendo-os rodar depois.

Ventura
Guarda-redes talhado para grandes equipas

Ilídio Vale não se importa de explorar os adjectivos quando fala de Ventura, considerando-o "um guarda-redes talhado para as grandes equipas", com uma grande margem de progressão. "No escalão dele é um dos dois melhores guarda-redes do momento. É rápido, ágil, controla os espaços em profundidade, domina o jogo aéreo e tem uma elevada auto-confiança. Tem um posicionamento correcto e é muito eficaz também nas saídas e nos cruzamentos".

Castro
Médio de resistência e poderoso nos duelos
Castro é um médio com a cultura do FC Porto, assimilada ao longo de toda a formação com a camisola azul e branca. Para Ilídio Vale trata-se de um "jogador de elite, com bom porte físico para a posição e uma grande capacidade de resistência, que o torna poderoso nos duelos, destacando-se ainda nas recuperações, nas transições rápidas de jogo e na qualidade do passe a meia e longa distância".

Rui Pedro
Avançado inteligente e finalizador nato

Por ter jogado com o número dez muitos confundem-no com um organizador de jogo. Mas não, trata-se de um avançado e Ilídio Vale diz que é dos bons. "É inteligente no plano técnico/táctico e foi o melhor marcador em todos os escalões por onde passou. Tem uma capacidade de finalização excepcional, é muito inteligente e sereno. Sabe jogar entre as linhas e, não sendo excepcional, é bom no jogo de cabeça. Tem uma cultura táctica acima da média". "

Tomaz Andrade in O JOGO

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Julho de 2005... algures num Blog portista: “Sou dos que pensam que o Pepe não vale a ponta de um corno(...)”


Julho de 2007: Pepe vai ser jogador do Real Madrid por 30 Milhões de Euros.

2:30 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ruca ruca ruca

3:38 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

3 EXCELENTES jogadores que mostra que o F.C.PORTO não anda a dormir quanto á formação....

5:21 da tarde  
Blogger Madjer said...

Ventura e Marco Pinto sonham com a final
JORGE PÓVOA

Ventura e Marco Pinto formam a dupla de guarda-redes que vão defender as redes nacionais no Campeonato da Europa de Sub-19, que decorrerá na Áustria entre 16 e 27 deste mês, nomeadamente frente às congéneres da Grécia, Espanha e Áustria. O guarda-redes do FC Porto quer ajudar a equipa das Quinas a ter um bom desempenho na competição e mostra confiança num bom desempenho. "Estou confiante num bom europeu e desejamos passar a fase de grupo por forma a concretizar o sonho de chegar à final. Somos favoritos e temos grandes possibilidades de alcançar o objectivo de sermos campeões", afiança Ventura, que tem como exemplos os guarda-redes Vítor Baía e Helton, considerando "importante vencer" já o jogo de segunda-feira com a Grécia.

O jovem guardião português entende que, apesar de Marco Pinto ter totalizado apenas duas internacionalizações em comparação com as suas 18, tem de demonstrar nos treinos que merece a titularidade. "Nenhum de nós parte em vantagem para assumir a titularidade da baliza." Marco Pinto corrobora. "Se estamos aqui os dois, depois de ter participado em estágios, é por algum motivo", sustenta o atleta do Belenenses, que idolatra Ricardo e Buffon, considerando qualquer uma das oito selecções participantes favoritas à conquista do título. Ambos admitem alguma "ansiedade" por estarem prestes a estrear-se numa fase final de um Europeu.


Pedro Espinha considera que guarda-redes dão garantias
"Vão estar à altura do desafio"

Pedro Espinha não poupa elogios aos seus comandados e confia plenamente no valor de Ventura e Marco Pinto para manterem invioláveis as redes da Selecção Nacional. "São dois guarda-redes com um futuro bastante promissor, tendo ambos efectuado uma época muito boa", analisa o treinador de guarda-redes, acrescentando: "Têm características diferentes, mas ambos dão garantias a Portugal de ter uma participação condigna no Europeu. Qualquer deles que seja escolhido vai estar à altura de representar a nossa selecção."

Sobre o guarda-redes do FC Porto, Pedro Espinha considera tratar-se já de um excelente profissional. "O Ventura reúne todas as condições para não ser só uma promessa, mas uma certeza do futebol português, enquanto o Marco Pinto tem sido muito bem trabalhado no clube, como comprova a sua agilidade e os reflexos apurados. Auguro-lhe um bom futuro, assim lhe sejam dadas as devidas oportunidades", disse.
in o JOGO

1:25 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home