sábado, julho 07, 2007

Que Fazer aos "nossos" ?

O JN, publica hoje um interessante artigo de Miguel Amorim sobre os jogadores séniores, contratualmente ligados ao FC PORTO.
Destaco, apenas, o que á formação diz respeito.
É interessante...

"Dragão de muitas faces

O F. C. Porto tem sob contrato 63 jogadores. O plantel idealizado por Jesualdo Ferreira fica abaixo das 27 unidades. Por isso, muitos não cabem no Dragão.
Dos que sobram, uma boa parte é constituída por ex-juniores e por jogadores formados no F. C. Porto, todos a rodar noutras equipas.
Na longa lista dos jogadores contratualizados, mas arredados do Dragão, nota para os "nascidos" no F. C. Porto. Promessas como Bruno Vale, Ivanildo e Paulo Machado vão continuar a rodar. Tem sido impossível fixarem-se no plantel profissional. Vieirinha, outra esperança, foi para o Leixões. Mas a SAD quer inverter essa tendência. Por isso, os ex-juniores Ventura, Castro e Rui Pedro estão garantidos no quadro principal. A política passa, igualmente, por uma espécie de parcerias, através de empréstimos a clubes de boa relação com o F. C. Porto e mediante contratos de curta duração. A saber Ribeirão, Portimonense, Tourizense e Varzim. Nesse enquadramento estão 13 atletas, abaixo dos 21 anos.

4 Comments:

Blogger Madjer said...

Chegou, viu e marcou
RUI PEDRO PRECISOU DE APENAS UM MINUTO


Há males que vêm por bem. Rui Pedro viu-se afastado, por castigo federativo, do Europeu de Sub-19, facto que lhe permitiu iniciar já, mais cedo do que o previsto, a época no FC Porto.

No primeiro treino, o avançado que foi matador nos juniores já deixou marca, facturando logo no primeiro minuto do jogo que Jesualdo Ferreira promoveu no treino matinal, após nova sessão de ginásio (45 minutos) que o próprio Rui Pedro e Bolatti não cumpriram na totalidade, fazendo corrida no relvado.

Na primeira amostra da temporada, Rui Pedro não tardou em bater Nuno, aproveitando um cruzamento do reforço Luís Aguiar. É a primeira demonstração de que está pronto para entrar na luta por um lugar, dando continuidade a um percurso na formação muito promissor.

Avançado móvel e que tem em Deco a sua referência, Rui Pedro é um portista de gema, ainda para mais natural do Olival, freguesia gaiense onde se localiza também o centro de treinos dos bicampeões nacionais.

Mais informação na edição impressa de Record

Autor: ANDRÉ VIANA
Data: Sabado, 7 Julho de 2007 - 08:12
in o Record

10:31 da manhã  
Blogger Madjer said...

Jovem Rui Pedro já marca
A chegada do jovem Rui Pedro ao Olival foi a principal nota de destaque do apronto do FC Porto. A integração do jogador já estava prevista mas a suspensão por atraso num controlo antidoping permitiu que a oportunidade surgisse mais cedo.




Em mais um dia de preparação da pré-temporada, Rui Pedro, avançado, de 19 anos, justificou por que razão integra o plantel principal do FC Porto. No primeiro minuto da peladinha, após a cobrança de um canto, antecipou-se a Pepe e facturou.

A sessão de hoje voltou a ser divida entre ginásio e trabalho com bola. Depois de ontem os «não utilizados» terem perdido, hoje, e graças a Rui Pedro, adiantaram-se no marcador mas, do outro lado, Postiga marcou evitando a derrota.

O plantel volta a trabalhar à tarde mas à porta fechada, estando previsto para amanhã um jogo-treino com o Tourizense, igualmente à porta fechada.

06-07-2007 12:57

in a Bola

10:33 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

ruca ruca ruca

8:56 da tarde  
Blogger Madjer said...

Fernando em prova geral de acesso
PAULO RIBEIRO E RUCA APENAS A FAZER NÚMERO

Em função das ausências do trio que está na Copa América (Lucho, Helton e Fucile) e do duo que joga o Europeu de Sub-19 (Ventura e Castro), Jesualdo Ferreira terá na Holanda alguns atletas que não devem compor o plantel portista na nova época. Vão para fazer número, mas com a expectativa de deixarem indicações passíveis de convencer o professor.

Fernando, reforço contratado ao Vila Nova, mostrou-se em óptimo nível na semana do Olival. É jovem e precisa de se ambientar ao futebol europeu e português jogando, algo que só outra formação da Liga lhe pode possibilitar. Ainda assim, está a ganhar pontos. Sendo médio, até já se mostrou a lateral-direito secando Quaresma, pelo que tem o estágio na Holanda para se evidenciar ainda mais.

O mesmo se aplica a Rui Pedro, ainda que este tenha quase garantida a permanência no plantel. O internacional Sub-19 devia até estar no Europeu da categoria, mas um imbróglio em torno de um controlo antidoping gerou uma situação incómoda para o clube e para o avançado, uma vez que não vai sequer poder participar nos particulares. Jesualdo já o conhece, mas este primeiro estágio não deixa de ser importante como rampa de lançamento para o avançado que foi goleador no percurso da formação.

Paulo Ribeiro e Ruca fazem número, face às ausências de Helton e de Ventura, os guarda-redes que, juntamente com Nuno, vão compor o trio às ordens de Wil Coort. Findo o estágio, Paulo Ribeiro procurará clube para o último ano de contrato com os dragões; Ruca segue para a época de estreia no escalão júnior.

Em teste está também Tarik, a novidade da primeira semana dos dragões. O marroquino tem mais uma oportunidade para se enquadrar num plantel ainda deficitário no que toca a opções para as alas. Num plano distinto encontra-se Postiga, um dispensável que está a estudar opções no mercado. Em Tegelen, pode dizer adeus aos dragões ou reivindicar a hipótese de entrar na luta por um lugar no ataque.

Tiago Moreira, acrescente-se, já não vai ter a oportunidade de mostrar o seu valor neste estágio. Assim, só há Bosingwa para a direita e Jesualdo pode começar as adaptações, como sucedeu com Fernando.

Autor: ANTÓNIO MENDES E ANDRÉ VIANA
Data: Segunda-feira, 9 Julho de 2007 - 08:17
in o Record

5:51 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home