terça-feira, julho 31, 2007

FC Porto » Reestruturacao

Duas caras novas reforçam estrutura
Um novo treinador para os juniores proveniente da Holanda e um director de Comunicação recrutado aos quadros da RTP. O FC Porto junta mais duas caras novas a um processo de renovação, iniciado na época passada com a chamada de Luís Castro para coordenar o gabinete de prospecção, isto na área técnica, e também com mudanças de funções de alguns elementos que já faziam parte da estrutura.
Desta vez, para preencher a saída de Ilídio Vale, que conduziu o clube ao título de juniores na última época, os portistas escolheram Patrick Greveraars, treinador holandês que, nas duas últimas épocas, liderou os juniores do PSV. A poucos dias de completar 33 anos, Greveraars embarca na primeira aventura fora do país, procurando exportar o êxito dos holandeses no trabalho desenvolvido nas camadas jovens.
É a segunda aproximação do FC Porto a esse modelo, depois de uma primeira tentativa, por alturas da contratação de Adriaanse, que não chegou a ser implementada na totalidade devido à saída precipitada. Recorde-se que o adjunto da altura, Jan Olde Riekerink, tinha uma folha de serviços exemplar no Ajax, sendo um dos mais conceituados treinadores de camadas jovens da Holanda, e Chris Kronshorst, que nem sequer chegou a completar um mês de serviço nos portistas, tinha por missão aplicar metodologias de aperfeiçoamento técnico no plantel principal e também nas camadas jovens, um lugar que será preenchido esta época por Pepijn Lijnders, outro jovem holandês, também vindo do PSV, de que já déramos notícia. O plano prossegue agora com Patrick Greveraars. Wil Coort, que continua a treinar os guarda-redes, pode dar uma ajuda vital.
Na comunicação, o reforço chama-se Rui Cerqueira, jornalista que fez carreira na RTP e que era também presença assídua nos microfones da Antena 1. Caber-lhe-á dirigir o departamento de comunicação, assumindo-se como porta-voz oficial do clube. Essa área estava por ocupar e ganha agora um elemento experimentado. De resto, como escreveu O JOGO há dias, os portistas vão refrescar o modelo de comunicação, adoptando um relacionamento mais aberto. De acordo com o que está previsto, além do treinador, também um jogador deverá dar uso à sala de Imprensa. Rui Cerqueira, co-autor do livro sobre Jorge Costa, passará a ser o rosto dessa nova política, juntando-se aos elementos que já faziam parte desse sector específico.

PATRICK GREVERAARS



32 anos (14/08/74)
Treinador Assumiu o comando das camadas jovens do PSV na época 2005/06, prosseguindo no cargo no ano seguinte. O trabalho efectuado valeu-lhe um convite para a continuidade e, apesar de o site do clube holandês o apresentar como treinador da nova época, Greveraars aceitou mudar-se para o Porto.

RUI CERQUEIRA
35 anos (10/02/72)
Licenciado em Comunicação Social Rosto conhecido da RTP, Rui Cerqueira foi também uma voz carismática do desporto da Antena 1. Entre as actividades paralelas ao jornalismo, destaque para a co-autoria da biografia de Jorge Costa, que foi editada em Agosto de 2005.
PEDRO MARQUES COSTA/HUGO SOUSA in o JOGO

4 Comments:

Blogger Madjer said...

Patrick Greveraars no comando dos juniores
josé mota

Juniores portistas vão ser orientados por um treinador holandês


Patrick Greveraars, técnico holandês, de 32 anos de idade, é o sucessor de Ilídio Vale no comando técnico dos juniores do F. C. Porto, que, no mês passado, conquistaram o título nacional do escalão.

O F. C. Porto continua a apostar no mercado holandês para reforçar os quadros técnicos da formação. Após o final da época, os azuis e brancos contrataram Pepijn Lijners, um treinador que terá como missão aprimorar a habilidade dos jovens dragões. Ontem, a Imprensa holandesa avançou com o ingresso de Patrick Greveraars no clube da Invicta.

À semelhança de Pepijn Lijners, Patrick Greveraars também se encontrava ao serviço do PSV Eindhoven. Nas últimas duas temporadas, o jovem técnico teve a seu cargo a condução da equipa júnior do gigante holandês, mas não hesitou quando colocado perante a oportunidade de continuar a carreira num clube com a dimensão do F. C. Porto.

"Não tive de pensar muito. Trata-se de um clube espectacular para trabalhar a este nível", referiu Patrick Greveraars, que ainda deverá chegar a Portugal esta semana. Nem o facto de a preparação da equipa júnior do PSV ter arrancado, sob o seu comando, no passado dia 16, demoveu o treinador de rumar ao futebol português.

Os jovens campeões portistas também já começaram a trabalhar. No início da próxima semana, o grupo viaja para a Malásia, onde participará num torneio internacional. A equipa vem sendo orientada por Frasco, mas Patrick Greveraars deverá liderar os dragões na digressão ao Oriente.

O guarda-redes Ruca, que ontem ainda se treinou com a formação principal, é reintegrado nos juniores depois de amanhã.
Vítor Santos e Susana Silva in JN

6:55 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ruca ruca ruca
titularíssimo!

8:43 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

e os treinadores dos juvenis e dos iniciados são?
Alguém sabe?

12:34 da manhã  
Blogger Madjer said...

Essa informação está num post anterior:
Sexta-feira, Julho 06, 2007
Novas equipas técnicas
Espero que ajude a esclarecer-te.

9:58 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home