sexta-feira, setembro 21, 2007

A Escola

«Professor» Pedro Emanuel nas aulas portistas

Manhã concorrida no Externato D. Dinis, com visitantes ilustres, atenções mediáticas e uma forte componente azul e branca, com uma classe especialmente vestida com os tons do F.C. Porto e pronta a escutar os ensinamentos de Pedro Emanuel. O capitão compareceu numa das turmas de jovens jogadores dos Dragões e passou uma mensagem especial. O sonho do futebol é encantador, mas a formação académica não pode ser descurada. Em circunstância alguma.
A comitiva do F.C. Porto incluiu, para além de Pedro Emanuel, o director técnico da formação, Luís Castro, o staff do departamento pedagógico, José Maria Carvalho, Ângelo Santos, Nelson Araújo e Cláudia Fernandes, e o director de relações externas, Vítor Baia.
Uma vez recolhidos os autógrafos e fotografias, os jovens escutaram com atenção uma mensagem que, seguramente, já lhes repetiram vezes sem fim. «Quando somos novos, todos queremos ser jogadores de futebol», constatou Pedro Emanuel, momentaneamente na pele de professor, assumindo um discurso de pedagogo que todos escutaram com atenção. «Mas é bom não esquecer que temos de nos formar enquanto homens», prosseguiu, seguro de que os dois crescimentos devem seguir em paralelo.
O Externato D. Dinis, recorde-se, assinou um protocolo com o F.C. Porto que permite que cerca de 80 jovens jogadores, dos sub-19 aos sub-15, estudem na mesma instituição de ensino e conciliem as actividades académicas com os treinos das respectivas equipas.
in site oficial do FC PORTO

3 Comments:

Blogger Madjer said...

Professor Pedro Emanuel deu uma lição de vida
TOMAZ ANDRADE

Pedro Emanuel abriu ontem o ano lectivo dos jogadores do FC Porto que fazem parte das camadas jovens com uma lição de vida. "Nem todos vão conseguir ser jogadores profissionais. Portanto, é bom que se concentrem nos estudos", avisou em jeito de sumário e com a autoridade reforçada pelo facto de saber do que fala e de ter frequentado um curso superior.

Na sala, misturado com a turma, estava Vítor Baía, investido de funções novas no FC Porto e, curiosamente, a tratar de completar também uma formação académica. A presença dos dois no Externato D. Dinis, estabelecimento de ensino que acertou com os portistas um protocolo de colaboração, serviu para dar visibilidade à vertente pedagógica do projecto de formação. Serviu também, já agora, para comprovar o jeito de Pedro Emanuel para as aulas. "Calma, hoje não há teste", sossegou logo a abrir.


Uma escola com horários à medida

O protocolo que o FC Porto acertou com o Externato D. Dinis permitiu criar turmas e horários adaptados ao ritmo de trabalho das camadas jovens, viabilizando os estudos para os cerca de 80 jogadores que fazem parte da formação. A inscrição de cada um deles custará ao clube, em média, uma mensalidade de 150 euros, investimento que José Maria Carvalho, director pedagógico das camadas jovens, considera bem empregue. Ainda assim, não deixou de lamentar a incapacidade das escolas públicas para darem resposta a situações idênticas. O FC Porto investiu também na contratação de psicólogos e de nutricionistas para completar um projecto de formação reformulado.
in o Jogo

9:45 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

excelente iniciativa por parte do F.C.PORTO.pelo menos é uma forma de incentivar os atletas ao estudo.

12:45 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quem paga o ensino são os Pais ou o FCP...

Parece a FEIRA DAS VAIDADES...

Deixem os muidos vestirem aquilo que querem, não obriguem a vesti-los com roupa azul e branca, é que no próximo ano estão a dar-lhes um pontapé no dito, e tudo acaba...depois passam os pais a pagar a factura de um energúmeno que se lembrou desta ideia...

A ideia é excelente, pena é que estejam sempre a dispensar atletas, depois gostava de saber caso não tenham aproveitamento futebolistico o que fazem com os muidos...Deixem-me adivinhar continuam no D. Dinis e os velhos que paguem...

O FCP está cheio de iluminados, pena é que tenham dispensado tantos atletas...lembrem-se estamos a falar de muidos...

Um Abraço

José Fernando

Pai de um Atleta sem posses...

4:04 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home