quinta-feira, outubro 18, 2007

Sub-20



Estágio de Preparação

O Treinador Nacional, António Violante, divulgou a lista de convocados para mais um estágio de preparação da Selecção Nacional Sub-20 – o terceiro desta época.
Convocados:
A Académica de Coimbra: Luis Carneiro (Licá);
Boavista FC: Ivan Santos;
CD Mafra: Marco Pinto;
CD Olivais e Moscavide: João Gonçalves, Nuno Ferreira e Tiago Pinto;
CD Trofense: Fábio Paim;
CF ‘Os Belenenses’: Carlos Alves;
FC Porto: André Castro, Rui Pedro e Hugo Ventura;
GD Ribeirão: Bura e Jorge Monteiro;
Merelinense FC: Filipe Pinto;
Padroense FC: Ruben Saldanha e Vitor Lobo;
SC Braga: Vitor Hugo;
SC Maria da Fonte: Orlando Sá;
SC Olhanense: João Martins;
Sporting CP: Rui Patrício;
Valência CF: Yago Fernandez;
Varzim SC: André Monteiro, Daniel Candeias e Yazalde;
Vitória FC de Setúbal: Luis Portela
in site oficial da FPF

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Encontrei alguns factos muito curiosos neste artigo do DN: http://dn.sapo.pt/2007/10/11/desporto/miguel_a_mais_jovem_contratacao_spor.html

"Miguel, a mais jovem contratação do Sporting.

Miguel Almeida, este é o nome da mais jovem "contratação" de sempre do Sporting. Um feito que ainda não está ao alcance da percepção de um jovem cérebro de oito anos, bom aluno e que gosta de Cristiano Ronaldo e Ricardo Carvalho.

Nasceu a 15 de Janeiro de 1999, em Braga, dez dias antes do amigo Bruno Silva (também ele já "reservado" pelos leões), e tem um pé esquerdo que faz sonhar quem anda "nisto" do futebol há algum tempo e raramente vê um talento esquerdino, embora precoce. "O que me chamou mais a atenção no Miguel, além do porte físico, foi o facto de ele marcar livres directos como quem marca penáltis. Não falhou um, fez-me lembrar o André Cruz", conta ao DN António Barata, o coordenador da prospecção leonina da zona Guarda- -Viseu há já cinco anos.

O olheiro diz que teve sorte na forma como descobriu o Miguel e se antecipou ao Benfica e FC Porto, já que estava de férias no Algarve quando ouviu falar das boas exibições da Bragafut no Mundial de futebol jovem, em Vila Real de St. António. Os leões avançaram então para um pré-acordo (depois de Miguel participar num treino de captação), apesar de só poder contar com ele a tempo inteiro daqui a quatro anos, quando completar 12 anos de idade. Por agora, vai continuar a jogar na Bragafut, salvo alguns torneios em que os leões participem. Nesse caso equipa de verde.

O "contrato" anda longe de ter valores milionários. O Sporting paga as despesas na escola de futebol, bem como os cuidados de saúde que ele precise e as deslocações necessárias.

Como qualquer criança, o gosto pela bola aconteceu muito cedo. "Era raro pedir um brinquedo que não fosse uma bola", conta o pai, Luís Miguel, que aos quatro anos foi obrigado a inscrever o filho na academia de futebol Bragafut. Começou a treinar uma vez por semana, mas "a vontade de jogar era tanta que uma vez não chegava. E, para o agradar, passou para dois treinos semanais".

A mãe Emília (técnica de contas) não ligava ao futebol antes do Miguel começar a "chatear" para ir jogar em torneios, mas agora não falha um. A maior preocupação, essa, ainda está para acontecer: "Ele é o melhor aluno da classe dele, não põe os estudos de lado para jogar à bola, por isso estou tranquila. Sabe que há tempo para tudo. O problema vai ser quando tiver de me separar dele e ver também como ele reage à separação, mas ainda temos quatro anos..."

O pai (designer têxtil) acompanha-o para todo o lado, nem que tenha de faltar ao trabalho ou meter férias. E diz que optou pelo Sporting pela fama que a formação leonina já tem e pelas garantias de bom acompanhamento: "Ele podia ir para o Porto, que é aqui perto, mas a pessoa que trabalha com o FC Porto, que é amiga da família, disse-nos que se o Sporting estava interessado para o deixar ir."

Apesar de ter apenas oito anos, Miguel já percebe alguma coisa de rivalidade e esconde a todo o custo a foto em que está pintado de azul-e-branco na festa do título do FC Porto no Dragão. "Agora sou do Sporting", diz o jovem ao DN, ainda encantado com a experiência que viveu na Academia em Agosto passado. Deu para ver o Paulo Bento, o Miguel Veloso e outros jogadores... Só ainda não viu o ídolo Ronaldo a jogar ao vivo."


Como devem calcular, não me chateia nada que este portista de palmo e meio tenha sido apanhado pela academia de Alcochete. Aliás, até acho que contratações de jogadores tão jovens é um verdadeiro tiro no escuro (embora estejam muito na moda...só falta irem às maternidades. Sempre à procura do talento mais precoce!). Não é possível prognosticar o desenvolvimento futebolístico, físico e até psíquico a tão longo prazo. Especialmente quando fenómenos de “endeusamento” (como esta reportagem), tão frequentemente e febrilmente patrocinados pelos próprios familiares (como este blog tem sido prova cabal e indesmentível), tolhem o correcto desenvolvimento destes jovens. E tanto maior é o risco quanto mais novos são as “vítimas”.

Mas há dois pontos…dois detalhes (e é no detalhe que se vê a grandeza das coisas…até de projectos tipo Visão 611) que me chamam a atenção de uma forma alarmante.
Primeiro, tal qual tenho vindo a dizer, para o Sporting Portugal começa em Monção e acaba em V. R. Sto António. Há olheiros leoninos em toda a parte (naturalmente há áreas de maior aposta…as mais densamente povoadas) que escrutinam o país de lés a lés. Não há pudores regionais ou sectoriais. Infelizmente não posso dizer o mesmo em relação ao FC Porto.
Segundo e mais grave. Quando um olheiro do FC Porto aconselha a família de um jogador a aceitar o convite do Sporting…é a falência de qualquer projecto. É a mais cabal assumpção de que a formação do FC Porto não é tão qualificada como a do Sporting. E importa pôr algumas questões: terá esse senhor alertado o clube do qual é olheiro sobre esse jogador? Terá escondido do clube do qual é olheiro o interesse do Sporting nesse jogador? Quantas mais “dicas” terá “involuntariamente” se esquecido de comunicar? Vai continuar a servir os outros clubes através do FC Porto?
Não vejo um olheiro do Sporting a retribuir o favor. Porque esse projecto funciona…até ao detalhe!

12:02 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Os meus parabens, fez a opção certa, e aconselhado por alguem do Porto...grande amigo.

Mas sem ironia, a decisao foi a melhor, para o seu filho. Sei o que digo...e nao estou com azia.

No porto nao chega ser bom, se tiver cunhas melhor.

6:23 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home