sexta-feira, setembro 12, 2008

NO JOGO

Filão está a secar

A.R.

Parece cada vez mais distante o tempo em que Portugal conquistava títulos nas principais competições internacionais (Europeus e Mundiais) de futebol jovem e é indisfarçável, na melhor das hipóteses, uma certa crise ao nível das selecções. Pelo menos de resultados...

Não se poderá dizer que o nosso país deixou de "produzir" futebolistas com grande potencial e capazes de sucederem - para já nem se falar num Cristiano Ronaldo - a figuras como Ricardo Carvalho, Simão, Quaresma ou Nani, entre muitos outros que pontificam em equipas de primeiro plano de Inglaterra, Espanha ou Itália. Simplesmente, a verdade é que ter bons jogadores não garante uma selecção nacional competitiva e com um colectivo capaz de se bater em fases finais de igual para igual com a concorrência.

Pesquisando o conjunto de resultados, tanto em campeonatos da Europa como do Mundo, de 1991 até aos dias de hoje, constata-se que as selecções jovens portuguesas conquistaram, neste espaço de 17 anos, um total de 7 títulos. E as maiores dificuldades de êxito verificam-se, de acordo com os elementos disponibilizados com base no historial já referido, a partir do escalão dos Sub-19. Ou seja, até aí, as equipas das Quinas coleccionam títulos, mas depois surge o vazio. Aliás, nesse patamar, o último grande sucesso foi alcançado jem 1991 e ainda na era da "geração de ouro" que o actual seleccionador Carlos Queiroz, tão bem soube liderar durante vários anos. E três anos antes (1989), Portugal já se sagrara pela primeira vez campeão mundial de sub-20, na Arábia Saudita. Se nos Sub-17, sobretudo no Europeu, para além de quatro títulos Portugal garantiu sempre a qualificação para a fase final e nos Sub-19 soma dois títulos, o melhor que conseguiu nos Sub-21 foi um segundo lugar no Europeu'94. Neste escalão as desilusões sucedem-se, desde os "desastres olímpicos" até às passagens... ao lado nas qualificações para fases finais.

Melhores no Europeu que no Mundial

Ao nível da selecção portuguesa de sub-17, treinada por Edgar Borges (na foto) verifica-se que o desempenho é mais positivo no Europeu que no Mundial. Se, no primeiro, soma quatro títulos, no outro não se qualificou para a fase final por sete vezes em nove.

Apenas três presenças e muitas desilusões

Em matéria de Jogos Olímpicos, Portugal apenas se conseguiu qualificar três vezes. De resto, foram quase só desilusões, como sucedeu em Atenas (2004) (na foto) - onde até já esteve Cristiano Ronaldo -, ficando apenas a alegria do quarto lugar de Atlanta (2006).



8 Comments:

Blogger Madjer said...

FC PORTO E SPORTING NÃO VÃO ALÉM DE NULOS CASEIROS



O Benfica venceu o Belenenses por 2-1, em jogo da 3.ª jornada do Nacional de juniores, enquanto o Sporting empatou em casa a zero com o Estoril-Praia, o mesmo acontecendo com o FC Porto na Zona Norte, frente ao V. Guimarães.

3.ª jornada

Zona Norte

Boavista - Leixões, 0-2
Beira-Mar - Famalicão, 1-2
Infesta - Vizela, 2-2
Penafiel - Rio Ave, 5-2
Gil Vicente - Merelinense, 3-0
Académica - Gondomar, 2-1
Sp. Braga - Candal, 1-1
FC Porto - V. Guimarães, 0-0

Penafiel e Leixões lideram, com 9 pontos

Zona Sul

Benfica - Belenenses, 2-1
V. Setúbal - E. Amadora, 6-0
Torreense - Real, 0-2
Nacional - Marítimo, 3-1
U. Leiria - Louletano, 1-0
Sporting - Estoril-Praia, 0-0
Farense - Atlético, 0-2
Oeiras - Sp. Pombal, 2-0

Benfica lidera, com 9 pontos

Data: Sabado, 13 Setembro de 2008 - 20:53

9:04 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

quem diria
uma equipa como alguns dirigentes -SÓ CAGANÇA
resultados - estao a vista
vitorias tangenciais e empate
a defesa e mesmo de eleiçao
estrangeiros dw fraquissima qualidade
pode ser que assim o holamdes va pelo caminho da dona guilhermina

10:10 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

quem diria
uma equipa como alguns dirigentes -SÓ CAGANÇA
resultados - estao a vista
vitorias tangenciais e empate
a defesa e mesmo de eleiçao
estrangeiros dw fraquissima qualidade
pode ser que assim o holamdes va pelo caminho da dona guilhermina

10:10 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o treinador holandes dos juniores chamou estupido a um jogador, como faz com alguns frequentemente.
o jogador ameaçou-o que lhe partia a cara se ele lhe voltasse a chamar estupido
o jogador continuou a jogar como se nada tivesse acontecido e o treinador a treinar calmamente
que dizer a tamanha palhaçada????

10:13 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

deve ser alguma vedeta do plantel!!
só pode ser,pois se fosse algum patarapada já estava corrido do clube!

10:22 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O filão está mesmo a secar, e sabem porquê?

- É simples e deve-se à interferência dos poderosos do futebol, dos Pais, Tios, etc que subornam tudo e todos para promover os seus meninos, depois aparecem uns jogadorzecos medianos e sem qualidade nenhuma.
- Os mafiosos que passam por cima de tudo e todos para fabricar jogadores são os verdadeiros responsaveis por esta falta de qualidade....., e isso no Porto agora é demais evidente, os bons jogadores ficam no esquecimento.

11:37 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

anonimo das 11:37 pm agora sim com todas as palavras bem ditas e como é de custome o dedo deve tocar na frida para duer, assim talvez os faça pensar um pouco mais na nossa Formação sem cunhas e o Clube fique cada vez mais forte com jogadores NACIONAIS.

9:35 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

axo curioso é todos fazerem de conta que nao sabem quem é o jogador que parte a cara ao treinador, eu nao vi o jogo, mas tenho a certeza quem foi !!!
É a primeira vez ????

2:35 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home