quinta-feira, abril 26, 2007

O Comentário de afs

Comentário ao FC Porto 5 – Micaelense 1
O trio dinâmico da frente de ataque composto por Alex, Caetano e Figueiredo deu água pela barba à defensiva adversária, baralhando completamente a sua estratégia defensiva.
A primeira parte correspondeu ao melhor período que vi esta equipa fazer. Meio campo subido, com Joni, Ramon e Fillipi a fazerem pressão alta, os laterais também muito subidos e os centrais a não darem “baldas” permitiu que no primeiro tempo o Micaelense não fizesse um único remate à baliza do Ruca. Foi um jogo de um só sentido, e jogado quase sempre no meio campo adversário. Estavam criadas as condições para que os 3 da frente proporcionassem imensos desequilíbrios, pois são jogadores rápidos e muito fortes no um para um. A nossa equipa jogou em 4x3x3 com Vieira na direita e Vitor na esquerda e Pedro e Seixas no eixo da defesa. O Ramon a trinco com Joni a interior direito e Fillipi a interior esquerdo. Na frente, o Caetano a “atazanar” os centrais, Alex na esquerda e o “Figas” na direita. Ao intervalo, troca do Ramon pelo Miguel Galeão, passando o Joni a jogar a pivot defensivo e o Miguel a interior direito. A meio da segunda parte troca do Caetano (completamente esgotado) pelo Matos e pouco depois substituição do asa direita pelo Vitor Alves. Na segunda parte a equipa privilegiou mais a circulação e posse de bola, e chegou a criar 2 ou 3 boas situações de golo. Embora a toada se tenha mantido igual à da primeira parte, o Micaelense esboçou uma pequena reacção nos primeiros 15 minutos e no primeiro remate à baliza o Luis Filipe (o melhor jogador) faz um golo de belo efeito com um remate muito bem colocado, efectuado nos limites da grande área com a bola a passar por cima do Ruca, aproveitando o seu ligeiro adiantamento.

Guarda redes:O Ruca não teve muito trabalho, esteve sempre tranquilo e muito concentrado. No golo acho que não tem responsabilidade e penso que o seu ligeiro adiantamento faz parte do correcto posicionamento, de forma a reduzir o ângulo de remate.

Defesa:O Vieira mudou de flanco em relação ao último jogo. A mesma entrega, a mesma eficácia defensiva, mas maior atrevimento no apoio ao ataque. Fez um bom jogo.
O Vitor também esteve muito seguro nos aspecto defensivos. Não é tão rotativo como o Vieira, mas embalado tem um bom “timing” no apoio ao ataque. Os centrais não tiveram de se aplicar pois o adversário não chegou a ser incómodo. Um ou outro passe disparatado, de resto estiveram certinhos.

Meio campo:O Ramon esteve muito discreto na primeira parte. É certo que não teve que “varrer” a sua área de acção, pois o adversário não lhe criou dificuldades. Foi substituído ao intervalo pelo Galeão, passando o Joni a jogar a trinco. Gostei de ver o Joni novamente nesta posição, apesar de baixinho, é “brigão” e “peitudo” no bom sentido claro. Recuperou algumas bolas devido à sua entrega ao jogo e já esteve mais acertado nos passes. O Fillipi, melhorou a olhos vistos em relação ao último jogo. Ainda é muito intermitente no jogo. Nota-se que se quer soltar, que quer pegar no jogo, só que ainda o faz demasiado a espaços. Tem passes que revela inteligência e boa visão de jogo, e já assumiu o transporte de bola em força pois tem uma massa muscular muito desenvolvida. Apresenta resquícios de ser um 10, entremeando as aberturas a rasgar com o partir para cima do adversário directo. Deve ganhar uma maior constância durante o jogo. Fez um bom golo na transformação de um livre directo com o pé esquerdo.
Eu gosto muito do Miguel Galeão. É muito bom no controle e circulação de bola. Muito dotado tecnicamente deve emprestar ao jogo uma maior agressividade. Não pode, não deve querer sempre adornar os lances. Teve boas triangulações, mas também teve algumas perdas de bola por não a soltar no “timing” correcto. Se ao Miguel juntássemos a garra do Joni teríamos aqui um jogador fantástico.

Avançados:Não me canso de elogiar o Caetano. Muito confiante, muito atrevido e “petulante”, no bom sentido. Não me lembro de ter perdido um dos muitos duelos individuais. Ganhou sempre a bola no um para um. Tem uma capacidade de explosão incrível, quando mete a bola na frente, aqueles 2/3 metros de pique são fatais para os adversários. Fez um golo e falhou pelo menos mais um escandaloso. Deve melhorar a sua eficácia na finalização. Se este jogador tiver a sua evolução natural, temos aqui um caso muito sério. O Figueiredo também esteve muito bem, especialmente na primeira parte. É muito irreverente e dificílimo de marcar. O adversário nunca sabe para que lado irá sair o drible, se pela esquerda ou pela direita. É muito rápido nas rotações a sair dos driles. Fez 2 bons golos, o primeiro numa recarga a um cruzamento tenso do Vitor, e o segundo numa diagonal em que é bem lançado, assume a jogada em velocidade até à baliza e culmina com um remate forte e bem colocado.
Em relação ao Alex, até que enfim fez jus à sua fama. Jogou de inicio, e se calhar por isso esteve bem mais interventivo no jogo. À semelhança do “Figas” é muito rápido, é muito dotado tecnicamente, mas os seus dribles são efectuados mais em progressão com a bola controlada. Foi ele que inaugurou o marcador. O Matos entrou para substituir um esgotado Caetano. Gosto deste PL, para mim é o melhor de todos os escalões de formação a jogar de costas para a baliza. Joga simples e com intencionalidade. Volto a dizer tem tudo para ser o PL que a formação nunca conseguiu dar à equipa A (a única excepção talvez o Hugo Almeida, o Matos não é tão alto mais é mais tecnicista). É alto, veloz e com bons pés. O Vitor Alves entrou para o lugar do “Figas”, e esteve muito pouco em jogo.

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

parabéns ALEX mais 1golo e pelos vistos a voltar á melhor forma..força puto..

2:47 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pois é strike...
És pelo teu Quaresma ou pelo teu Sporting?

11:05 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

sou e serei sempre pelo meu quaresma .............não importa onde esteja a jogar.....sou posso dize-lo 50/50.f.c.porto/sporting.

12:16 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

strike com quem e quando jogam o 1º jogo da 3ª fase?

12:21 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Strike
uma pequena correcção: 50/50 f.c.porto/sporting não está bem. Não seria 50/50 - o teu quaresma/sporting?
Não ligues, é apenas uma pequena provocação!
Boa sorte para o TEU Quaresma e que ele possa ter minutos de jogo suficientes para que o MEU f.c.porto supere o TEU Sporting. Gosto de o ver jogar.
Abraço.

3:13 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home