quinta-feira, abril 26, 2007

O Comentário de afs

Comentário FC Porto 1 – Penafiel 0
O FCP fez descansar o Ventura, o André Santos, o Candeias e o Castro, todos no banco e ainda o Rui Pedro e o Ukra, ambos na bancada.
A equipa dispôs-se no seu habitual 4x3x3, com Leonardo a substituir o Ventura, o Tiago Moreira a substituir o André Santos, o Miguel Ângelo em vez do Castro e o Niko em cunha com Roberto na esquerda e Monteiro na direita, com trocas frequentes.
Não gostei do jogo. Pouco ritmo de jogo, fraca atitude e ausência de velocidade. A nossa equipa é muito superior à do adversário, mas jogou a 20 à hora. O Penafiel, pelo contrário, bateu-se galhardamente em todo o jogo, excelente atitude, excelente organização e excelentes movimentos colectivos. Estavam super motivados.
Não costumo a fazer apreciações aos árbitros, mas sobre este tenho de dizer qualquer coisa. Este é o tipo de arbitro do anti-futebol. Apita por tudo e por nada. Basta o jogador dar um berro que é logo falta. Nas bolas altas, parecia basket, ao mínimo contacto marcava logo falta. Isto fez que o jogo fosse pouco fluído, com inúmeras interrupções. Este tipo de arbitragem tem 2 tipos de consequência: primeiro pouco ou nada contribui para o espectáculo e segundo habitua os miúdos fazerem-se à falta. A parte positiva é que o critério, embora discutível, foi mais ou menos coerente para ambas as equipas.

Guarda redes: o Leonardo esteve muito bem em todos os lances que participou. Não foi submetido a lances de elevado grau de dificuldade.

Defesa: os laterais estiveram como o resto da equipa. Algo trapalhões, pouco esclarecidos e a optarem sempre pelas piores soluções. Os centrais pelo contrário, puxaram dos galões e fizeram ambos um jogo quase perfeito. Mataram quase sempre as jogadas de forma limpa e com muito poucas faltas. Reparei que apesar de grandes, estes centrais também são rápidos, pois foram algumas vezes expostos a lances de puro contra ataque com adversários rápidos e nunca se deixaram surpreender. Realço que este André Pinto ainda é junior de 1º ano.

Meio Campo: o meio campo só estabilizou com a entrada do André Castro ao intervalo. O Edson esteve muito trapalhão e desconcentrado e foi bem substituído pelo Castro. O Miguel Angelo até não esteve mal para quem não tem rotina de jogo. O Fredson teve bons movimentos e boa circulação de bola, mas os lances decisivos saíram todos mal. Este jogador não está a evoluir. O Graça rendeu o Miguel Angelo e ainda tentou espevitar o jogo.

Avançados: o Monteiro é daqueles jogadores de engate. Quando engata faz grandes jogos, com jogadas espectaculares, mas quando liga o “complicómetro”, transformasse num jogador banalíssimo. Neste jogo complicou. O Roberto faz da sua mobilidade e sentido de oportunidade os seus pontos fortes. Foi dos menos maus. Houve jogadas em que ele e o Niko quase se atropelavam. Fez um golo num lançamento em profundidade para o Monteiro em que a bola é metida no espaço entre o lateral e o central, e através de uma diagonal aparece na cara do golo e no último instante para remate assiste para a zona do penalty onde aparece o Roberto com oportunidade a encostar para a baliza. Em relação ao Niko. Eu tenho tentado ser um pouco condescendente com os jogadores que vêm do fora, pois sei que o processo de adaptação não é fácil e precisa de tempo. Mas o Niko desperdiçou nova oportunidade de demonstrar algumas qualidades. Sei que é junior de 1º ano, mas para merecer ficar no plantel para o ano tem de mostrar muito mais qualidade. Sei que o sistema em que a equipa joga não o favorece, pois a mobilidade não é dos seus pontes fortes, mas na recepção e qualidade de passe tem a obrigação de demonstrar alguma coisa. Esteve muito trapalhão e pouco esclarecido. Tem cultura táctica, mas ainda não fala a mesma linguagem “futebolistica” do resto da equipa. Se não demonstrar muito mais qualidades e servir para tapar os 2 PL, que sobem para o ano dos juvenis (Fernando e Matos), apetece-me dizer, não muito obrigado.

Melhores em campo: o Bura e o André Pinto foram os mais consistentes.

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Um louvor para o Candal que morreu na praia... e merecia ter conseguido a passagem á fase final.

1:18 da tarde  
Blogger Madjer said...

Foi pena

1:24 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quanto ao louvor e ao facto de ser, evidentemente,dificil e triste perder a passagem na última jornada, estou de acordo, já quanto ao merecia estou em desacordo, porque, indiscutivelmente, passaram á fase final as duas melhores equipas da zona norte do nacional de juniores da 1ª divisão. Recordo que o Boavista, foi a seguir ao Porto a equipa com menos derrotas na prova.

11:42 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro anonimo,


O CD Candal foi para este campeonato com os jogadores que o FC Porto e o Boavista FC nao quiseram!


Mesmo assim lutaram taco a taco com o Boavista. Será que este jogadores ganharam qualidade no Candal, ou a sua dispensa apenas foi erro de casting e resultado das pressões externas??

9:10 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

José,
creio que os atletas cedidos ao Candal para a disputa do Nacional de Juniores - 1ª divisão não são sub-19. São sub-18 com necessidades de estarem em competição para que continuassem a evoluir. E evoluíram. Mostraram serviço. Cresceram.
Graças a estas "dispensas" tanto o FCPorto como o Boavista contarão na próxima época com atletas rodados e motivados.
A sua crítica não é lógica.

3:07 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home