terça-feira, maio 01, 2007

Juniores A



FC PORTO 5 - 1 Boavista
(Tiago Silva, 2 , Rui Pedro, 2 e Edson)

Campeonato Nacional de Juniores A, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, a partir das 16 horas.
"FICHA:
FC Porto: Ventura; Tiago Moreira, André Pinto, Bura e Hugo; Edson, Fredson e Castro; Candeias (Ukra, 77), Tiago Silva (Roberto, 81) e Rui Pedro (Monteiro, 86).Treinador: Ilídio Vale.
Boavista: Pedro Trigueira; Pedro Carneiro, Victor Brun, Rui Rainho e Diogo Oliveira; Alex Cruz, Diogo Nóbrega e Pedro Moreira; Hugo Silva (Renato Valente, 83), Jaime Machado (Tiago Magalhães, 61) e Ivan Santos (Julien Santos, 64). Treinador: Mário Moinhos.
Árbitro: Pedro Estrela. Jogo disputado no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival. Ao intervalo: 1-1. Marcadores: D. Nóbrega (28), Tiago Silva (32 e 50), Edson (58) e Rui Pedro (62 e 74). Cartão amarelo: D. Nóbrega (1).
«DRAGÃO» DEMOLIDOR
Tiago Silva bisou e virou o resultado, Rui Pedro bisou e consumou a goleada – de premeio Edson também fez o gosto ao pé – do FC Porto sobre o Boavista (5-1), que ainda esteve a vencer quatro minutos. O FC Porto lidera, a par do Sporting (venceu o Benfica, por 1-0), a fase final do Nacional de Juniores, depois da goleada de ontem sobre o Boavista, por 5-1.
Depois de uma primeira pa rte em que o Boavista logrou equilibrar a contenda, conseguindo mesmo adiantar-se no marcador, o FC Porto, a partir do momento em que ficou em desvantagem, arrancou para uma exibição que redundaria na goleada final de 5-1.
Os «dragões» entraram no jogo algo ansiosos e sentiram algumas dificuldades em impor o seu futebol mais ofensivo, esbarrando sempre na bem montada estrutura defensiva dos «axadrezados».
O jogo arrancou equilibrado, se bem que os portistas tentavam tomar conta das operações, sem, porém, o conseguirem de forma evidente.
Os «dragões» sofreram mesmo um duro revés, quando , à passagem do minuto 28, Diogo Nóbrega aproveitou da melhor forma um mau alívio da defensiva portista, desferindo um forte e colocado remate de fora da área, inaugurando o marcador.
O golo «axadrezado» surgiu um pouco contra a corrente de jogo, pois era o FC Porto quem tentava tomar conta dos acontecimentos. No entanto, o golo dos visitantes teve o condão de acordar os anfitriões, que quatro minutos volvidos empataram a partida.
Canto na esquerda apontado por Fredson e Tiago Silva, mais leste do que os defensores contrários, a cabecear para a igualdade.
O intervalo chegou com o marcador em 1-1, um resultado que acabava por ser justo uma vez que nenhuma das equipas tinha conseguido claro ascendente sobre a outra.
Com a segunda parte veio o melhor período dos «azuis e brancos» e o descalabro total dos «axadrezados».
Em apenas 12 minutos, o FC Porto arrumou com a questão do vencedor do jogo, fazendo três golos que deitaram por terra qualquer veleidade do Boavista.
Aos 50 minutos, o lance do primeiro golo portista repetiu-se quase a papel químico, com Fredson a bater, desta feita um livre da direita, e Tiago Silva, novamente melhor do que os defensores contrários, a cabecear para o 2-1.
Oito minutos passado, aproveitando uma perda de bola do Boavista a meio-campo, Rui Pedro isola Edson, que contornou o guardião Pedro Trigueira, já fora da grande área, endossando a bola para a baliza deserta.Aproveitando o completo desnorte dos «axadrezados», o FC Porto dilatou, quatro minutos volvidos, ainda mais a vantagem. Novamente num lance de contra-ataque, candeias fugiu pela direita e junto à linha de fundo assistiu Rui Pedro, que teve apenas que encostar para o 4-1.
Com a questão do vencedor resolvida – os «axadrezados» não mostravam capacidade para dar a volta à situação –, era ainda o FC Porto que conseguia criar perigo. Por isso, aos 74 minutos, não foi de estranhar que alcançasse o quinto tento. Após uma carambola nos postes da baliza boavisteira, a bola sobrou para Rui Pedro que fez o 5-1, bisando também ele na partida, depois de Tiago Silva já o ter feito.-------------------------
ILÍDIO VALE FIZEMOS UMA GRANDE SEGUNDA PARTE
O treinador do FC Porto era um homem satisfeito no final da partida, ou a sua equipa não tivesse goleado e assumido a liderança da fase final de juniores.Considerando que a vitória foi fácil, porque “o FC Porto simplificou”, Ilídio vale recordou que a equipa não entrou bem, mas “fez uma grande segunda parte”.“Entrámos muito ansiosos e sofremos um grande golo, mas melhorámos muito na segunda parte”, sustentou, acrescentando: “Fizemos uma grande segunda parte. A equipa libertou-se da ansiedade e acho que eles já fizeram um jogo ao nível do que conseguem”. --------------------------
MÁRIO MOINHOS ELES PARTIRAM TODOS À NOSSA FRENTE
Mário Moinhos estava destroçado no final, pois nunca pensou sofrer tão pesada derrota...“Jogámos a primeira parte quase ao nosso nível, mas deitámos tudo a perder com as falhas nas marcações... Quem falha assim está sujeito a sofrer muitos golos”, sustentou, explicando: “Sofremos três golos de rajada e a equipa não se encontrou mais”.Moinhos sabe que a derrota “pesa na mente dos jogadores”, mas justifica: “As outras três equipas partiram todas à nossa frente, pois só na última jornada confirmámos a fase final”.--------------------------
in o Norte Desportivo

"F. C. Porto abre com goleada ao Boavista

O F. C.Porto exerceu claro domínio sobre o Boavista, chegando com naturalidade à goleada
OF. C. Porto abriu da melhor forma a Fase Final do Campeonato Nacional de Juniores A da 1.ª Divisão, impondo uma goleada, por 5-1, ao Boavista, numa partida dominada pelos azuis e brancos, que despertou o interesse dos adeptos que encheram as bancadas do Olival. Os dragões entraram muito ansiosos, o que inibiu a prestação em campo na primeira parte. Apesar disso, foram os primeiros a dar sinais de perigo, por Tiago Moreira. Aos 13 m, foi a vez de Tiago Silva tentar a sorte num remate de bicicleta. Numa altura em que os portistas atacavam mais, o Boavista inaugurou o marcador, aos 29m, por Diogo Nóbrega, num remate de fora-da-área, sem hipóteses para Ventura. O azuis e brancos não baixaram os braços e foram à procura do empate que surgiu, aos 33m, por Tiago Silva, após canto de Fredson. Na segunda parte, o F. C. Porto foi superior e, praticando um futebol mais solto, chegou com facilidade à goleada, não permitindo que os axadrezados se aproximassem com perigo da baliza de Ventura. Tiago Silva bisou, de cabeça, aos 49 m, após livre de Fredson. Aos 58 m, Edson é desmarcado por Rui Pedro, dribla Trigueira e com a baliza aberta não desperdiça e faz o 3-1. Três minutos depois, Castro isolou Candeias, pelo lado direito, que cruzou para o centro da área para o remate final de Rui Pedro. O capitão portista encerrou a contagem, aos 75m, apontado o 28.º tento no campeonato. Candeias cruzou para a área, Bura rematou ao poste e na recarga o número 10 não perdoou. Até ao final, os azuis e brancos poderiam ter dilatado a vantagem. Arbitragem fraca. "
Susana Silva in JN

16 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Sporting 1 - Benfica 0

Quanto ficou o Porto?

5:55 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

5 1 para o porto...

6:39 da tarde  
Blogger Madjer said...

Espectacular.
Quem marcou?

6:44 da tarde  
Blogger Madjer said...

Que entrada

8:04 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

subam equipa base candeias, rui pedro e castro e coloquem todos os outros a rodar na liga de honra. O dinheiro que se poupava com estas 3 promoçoes e com a nao vinda de tres reforços que custariam muito dinheiro.

8:37 da tarde  
Blogger Madjer said...

Esta é das equipas do FCP que à mais tempo mantém os jogadores juntos e com excelentes resultados.
Só mais uma coisa, quando eram sub-16, nenhum foi para a equipa A, ficaram todos no Padroense.
Que dizer?

9:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

sem espinhas.....ESPÉCTÁCULO.....QUE GRANDE ENTRADA......

10:37 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

vi hj o jogo e estou deliciado .esta equipa joga com uma vontade de ganhar enorme tem jogadores que merecem subir a séniores do fc porto ...a maneira como castro controla o jogo a finalizaçao de rui pedro a calma de ventura e velocidade de candeias é algo de mt bom...parabens a esta equipa..

12:09 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

eu acho que se nao subiram nao foi por falta de valor porque alguns eram titulares na fase final do ano passado tal como castro rui e ventura...talvez fosse para nao separar esta grande equipa

12:13 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Que centrais..são bons é para ir aos figos...

11:38 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Comentário ao jogo FC Porto 5 – Boavista FC 1

Dia de inverno com chuva e muito vento. Nunca as bancadas do Olival estiveram tão compostas. Meia casa, cerca de 2000 a 2500 pessoas. Até que enfim uma assistência de adeptos da casa à altura dos pergaminhos do clube.

O Porto jogou no 4x3x3 habitual, com Ventura na baliza, Tiago Moreira, Bura, André Pinto e Hugo Monteiro na defesa, Edson a pivot defensivo, Castro e Fredson a médios interiores, com Candeias na direita, Rui Pedro a PL e Tiago Silva sobre a esquerda.

Na primeira parte o FC Porto jogou contra o vento e devido a isso o jogo foi muito equilibrado. A equipa da casa teve algum ascendente sobre o adversário, mas não conseguiu traduzir esse ligeiro ascendente em oportunidades de golo. O Boavista jogava fechadinho cá atrás com ataques rápidos e muito venenosos. Ao sabor do vento o adversário criava muitas dificuldades à defensiva do FC Porto, e num desses ataques, o FCP tenta sacudir a bola e numa insistência o ala direito nº 7 (o melhor Boavisteiro) que se encontrava a jogar, nessa altura, do lado esquerdo, saca um grande pontapé com o pé direito da quina da área, a bola ajudada pelo vento entra como um míssil no canto superior esquerdo do Ventura. Nem com asas ele a segurava.
Depois do golo sofrido os portistas apertaram ainda mais e num pontapé de canto o Tiago Silva marca de cabeça um golo pleno de oportunidade. Surge o intervalo com o empate a um golo.
Na segunda parte, agora ao sabor do vento a toada foi completamente diferente. Foi um massacre de futebol de ataque. O segundo golo surge novamente de cabeça pelo Tiago Silva noutro pontapé de canto. O terceiro golo surge de uma recuperação de bola que o Edson e o Castro fazem a meias, perto da linha de meio campo, a defesa do Boavista estava muito subida, o Edson ganha na raça, tabela com o Rui Pedro nos limites do meio campo e arranca por ali fora pleno de força, o GR adversário sai fora da área para interceptar, o Edson contorna-o e faz o remate final com pé esquerdo para a baliza deserta. O quarto golo surge de um grande passe do Castro a rasgar a defesa para o Candeias, este uma vez bem lançado é praticamente imbativel, e na cara do golo consegue ter o discernimento de encontrar um oportuno Rui Pedro na zona do penalty , este encosta com classe o pé esquerdo na bola para o golo. O quinto golo, surge num desequilíbrio individual do Candeias, na quina da área mete a bola para a linha de fundo, no arranque deixa o seu adversário para atrás, e no gesto de cruzamento remata directamente para a baliza, a bola bate no poste e sobra para o Tiago Silva que de primeira remata novamente para o poste, ficando a bola a saltitar perto da linha de golo onde surge com oportunismo o Rui Pedro a bisar. É incrível a quantidade de golos que já vi o Rui fazer deste género. O Boavista nunca mais conseguiu controlar o jogo, e só por uma vez importunou o Ventura e já o resultado estava em 4-1. O FC Porto ainda criou mais duas excelentes oportunidades para o sexto golo, numa o Castro isolado perante o redes do Boavista na zona de penalty permite a defesa deste e noutra um golo anulado por fora de jogo (para mim mal, pois estava em linha e eu estava bem posicionado). Num terreno muito pesado, os 3 jogadores da frente (Tiago, Candeias e Rui Pedro) foram substituídos quando acusavam o desgaste da partida.

Guarda redes: em terreno molhado e com muito vento, esteve simplesmente impecável. Mesmo nos cruzamentos esteve seguríssimo. A única falha foi numa reposição de bola em jogo.

Defesa: na primeira parte viu-se em muitas dificuldades. Algum desacerto nos passe por parte dos centrais. Na segunda parte a coisa melhorou bastante e revelou segurança e acerto por todos os elementos. O Tiago Moreira foi o melhor e o mais consistente na defensiva, pois além da veia atacante natural, neste jogo revelou grande concentração defensiva.

Meio campo: o melhor deste sector claramente o Edson. O mais regular tanto na primeira como na segunda parte. Recuperou muitas bolas e é um elemento muito difícil de ultrapassar no meio campo. O terreno estava propicio às suas características. Fez um golo pleno de força e pulmão. Notasse que está a evoluir de jogo para jogo.
O Fredson esteve algo discreto na primeira parte. Acompanhou a melhoria da equipa na segunda parte. Revela uma evolução em termos tácticos.
O Castro andou pouco esclarecido na primeira parte, mas na segunda parte pegou no jogo e ajudou a ganhar claramente o meio campo. Dos seus pés saíram alguma aberturas muito perigosas, e numa delas deu golo. Boa visão de jogo, bom posicionamento e excelente atitude. Podia ter feito o gosto ao pé.

Avançados: O Candeias esteve muito pouco em jogo na primeira parte, e quando o esteve nem sempre decidiu bem. Mas na segunda parte quando a equipa precisou de velocidade e desequilíbrios ele apareceu e muito bem. Continuo a dizer que jogadores com esta capacidade de explosão não abundam, e ontem já foi um jogo de grau de dificuldade superior e ele voltou a desequilibrar com a sua velocidade. A 15 minutos do fim apresentou caibras e foi substituído pelo Monteiro. Volto a dizer que precisa de ganhar alguma maturidade e consistência no jogo. Também quando e se isso vier a acontecer, teremos aqui um jogador fantástico.
O Rui Pedro revelou muita entrega ao jogo apesar do terreno não estar propicio para as suas características. Na primeira parte as coisas não lhe estavam a sair bem, com os desequilíbrios individuais a não saírem, mas nunca virou a cara à luta. Na segunda parte, acompanhou a melhoria global da equipa e revelou-se importante nas triangulações, na circulação de bola e movimentação colectiva da equipa. Fez 2 golos onde revelou um sentido de oportunidade invulgar. Foi substituído pelo Roberto.
Tiago Silva, para mim foi o mais regular e consistente em todo o jogo. A jogar na ala, com diagonais para a zona central, foi sempre o mais inconformado. Fez 2 golos à PL, canalizou muito jogo pelas alas tal qual um extremo e foi importante a ganhar as bolas altas nos lançamentos laterais. A atitude e garra de sempre. Fez um grande jogo, e não escondo que aprecio muito este jogador. Rebentou fisicamente (pudera!!) e foi substituído pelo Ukra.

Suplentes: dos suplentes o que esteve menos inspirado foi o Ukra. Não chegou entrar completamente em jogo. O Roberto e o Monteiro nas poucas vezes que tocaram na bola, fizeram-no bem.

Melhor em campo: o Tiago Silva.

11:58 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

desculpem mas não devem ter visto o mesmo jogo!!!
Que merda de equipa!!!Se estes são os futuros centrais do FCP, só digo tamos fo.....

3:55 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Castro, o que corre para trás???

3:56 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sr. Pinto da Costa
Tenha vergonha deixe-se de inventar!!!
arranje uma formação condigna, mande embora os Craveiros do FCP...

3:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

castro o que corre para trás n percebi???

6:18 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Vi uma noticia no JN, e já tive mt oportunidade de ver mts jogos. 28 golos???? É impressionante a eficácia que o junior Rui Pedro.. Metam os olhos na formação...
Será que há melhor??????????

10:15 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home