quarta-feira, maio 02, 2007

O Comentário de afs

Comentário ao jogo FC Porto 5 – Boavista FC 1

Dia de inverno com chuva e muito vento. Nunca as bancadas do Olival estiveram tão compostas. Meia casa, cerca de 2000 a 2500 pessoas. Até que enfim uma assistência de adeptos da casa à altura dos pergaminhos do clube.
O Porto jogou no 4x3x3 habitual, com Ventura na baliza, Tiago Moreira, Bura, André Pinto e Hugo Monteiro na defesa, Edson a pivot defensivo, Castro e Fredson a médios interiores, com Candeias na direita, Rui Pedro a PL e Tiago Silva sobre a esquerda. Na primeira parte o FC Porto jogou contra o vento e devido a isso o jogo foi muito equilibrado. A equipa da casa teve algum ascendente sobre o adversário, mas não conseguiu traduzir esse ligeiro ascendente em oportunidades de golo. O Boavista jogava fechadinho cá atrás com ataques rápidos e muito venenosos. Ao sabor do vento o adversário criava muitas dificuldades à defensiva do FC Porto, e num desses ataques, o FCP tenta sacudir a bola e numa insistência o ala direito nº 7 (o melhor Boavisteiro) que se encontrava a jogar, nessa altura, do lado esquerdo, saca um grande pontapé com o pé direito da quina da área, a bola ajudada pelo vento entra como um míssil no canto superior esquerdo do Ventura. Nem com asas ele a segurava. Depois do golo sofrido os portistas apertaram ainda mais e num pontapé de canto o Tiago Silva marca de cabeça um golo pleno de oportunidade. Surge o intervalo com o empate a um golo.
Na segunda parte, agora ao sabor do vento a toada foi completamente diferente. Foi um massacre de futebol de ataque. O segundo golo surge novamente de cabeça pelo Tiago Silva noutro pontapé de canto. O terceiro golo surge de uma recuperação de bola que o Edson e o Castro fazem a meias, perto da linha de meio campo, a defesa do Boavista estava muito subida, o Edson ganha na raça, tabela com o Rui Pedro nos limites do meio campo e arranca por ali fora pleno de força, o GR adversário sai fora da área para interceptar, o Edson contorna-o e faz o remate final com pé esquerdo para a baliza deserta. O quarto golo surge de um grande passe do Castro a rasgar a defesa para o Candeias, este uma vez bem lançado é praticamente imbativel, e na cara do golo consegue ter o discernimento de encontrar um oportuno Rui Pedro na zona do penalty , este encosta com classe o pé esquerdo na bola para o golo. O quinto golo, surge num desequilíbrio individual do Candeias, na quina da área mete a bola para a linha de fundo, no arranque deixa o seu adversário para atrás, e no gesto de cruzamento remata directamente para a baliza, a bola bate no poste e sobra para o Tiago Silva que de primeira remata novamente para o poste, ficando a bola a saltitar perto da linha de golo onde surge com oportunismo o Rui Pedro a bisar. É incrível a quantidade de golos que já vi o Rui fazer deste género. O Boavista nunca mais conseguiu controlar o jogo, e só por uma vez importunou o Ventura e já o resultado estava em 4-1. O FC Porto ainda criou mais duas excelentes oportunidades para o sexto golo, numa o Castro isolado perante o redes do Boavista na zona de penalty permite a defesa deste e noutra um golo anulado por fora de jogo (para mim mal, pois estava em linha e eu estava bem posicionado). Num terreno muito pesado, os 3 jogadores da frente (Tiago, Candeias e Rui Pedro) foram substituídos quando acusavam o desgaste da partida.

Guarda redes: em terreno molhado e com muito vento, esteve simplesmente impecável. Mesmo nos cruzamentos esteve seguríssimo. A única falha foi numa reposição de bola em jogo.

Defesa: na primeira parte viu-se em muitas dificuldades. Algum desacerto nos passe por parte dos centrais. Na segunda parte a coisa melhorou bastante e revelou segurança e acerto por todos os elementos. O Tiago Moreira foi o melhor e o mais consistente na defensiva, pois além da veia atacante natural, neste jogo revelou grande concentração defensiva.

Meio campo: o melhor deste sector claramente o Edson. O mais regular tanto na primeira como na segunda parte. Recuperou muitas bolas e é um elemento muito difícil de ultrapassar no meio campo. O terreno estava propicio às suas características. Fez um golo pleno de força e pulmão. Notasse que está a evoluir de jogo para jogo.
O Fredson esteve algo discreto na primeira parte. Acompanhou a melhoria da equipa na segunda parte. Revela uma evolução em termos tácticos.
O Castro andou pouco esclarecido na primeira parte, mas na segunda parte pegou no jogo e ajudou a ganhar claramente o meio campo. Dos seus pés saíram alguma aberturas muito perigosas, e numa delas deu golo. Boa visão de jogo, bom posicionamento e excelente atitude. Podia ter feito o gosto ao pé.

Avançados: O Candeias esteve muito pouco em jogo na primeira parte, e quando o esteve nem sempre decidiu bem. Mas na segunda parte quando a equipa precisou de velocidade e desequilíbrios ele apareceu e muito bem. Continuo a dizer que jogadores com esta capacidade de explosão não abundam, e ontem já foi um jogo de grau de dificuldade superior e ele voltou a desequilibrar com a sua velocidade. A 15 minutos do fim apresentou caibras e foi substituído pelo Monteiro. Volto a dizer que precisa de ganhar alguma maturidade e consistência no jogo. Também quando e se isso vier a acontecer, teremos aqui um jogador fantástico. O Rui Pedro revelou muita entrega ao jogo apesar do terreno não estar propicio para as suas características. Na primeira parte as coisas não lhe estavam a sair bem, com os desequilíbrios individuais a não saírem, mas nunca virou a cara à luta. Na segunda parte, acompanhou a melhoria global da equipa e revelou-se importante nas triangulações, na circulação de bola e movimentação colectiva da equipa. Fez 2 golos onde revelou um sentido de oportunidade invulgar. Foi substituído pelo Roberto. Tiago Silva, para mim foi o mais regular e consistente em todo o jogo. A jogar na ala, com diagonais para a zona central, foi sempre o mais inconformado. Fez 2 golos à PL, canalizou muito jogo pelas alas tal qual um extremo e foi importante a ganhar as bolas altas nos lançamentos laterais. A atitude e garra de sempre. Fez um grande jogo, e não escondo que aprecio muito este jogador. Rebentou fisicamente (pudera!!) e foi substituído pelo Ukra.

Suplentes: dos suplentes o que esteve menos inspirado foi o Ukra. Não chegou entrar completamente em jogo. O Roberto e o Monteiro nas poucas vezes que tocaram na bola, fizeram-no bem.

Melhor em campo: o Tiago Silva.

14 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Curiosidade: Quanto custam os bilhetes para os jogos do F.c.P.?

12:22 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tem treinado com os juniores um central negrito muito possante. Sabes alguma coisa sobre ele Madjer?

12:56 da tarde  
Blogger lucho said...

os sócios n pagam, para o público acho q é 5 euros... afs achas q o fcp tem equipa para o scp?

2:37 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

os preços dos bilhetes são a 4,50€ pois já paguei para os ir ver.....o negrito possante é um rapaz que vi a jogar pela naval 1ºde maio num torneio aki em coimbra e pareceu-me na altura bom jogador embora já tivesse estado á uns meses no f.c.porto em estágio ..é guiniense.

2:52 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Os bilhetes custam 4,50 €. Parece-me pelo que tenho visto nos convocados para a selecção que o FCP não é inferior às equipas do sul. Mas o futebol é uma caixinha de surpresas ...

3:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Strike, sabes o nome do central? Deve ser ainda de 1º ano?

3:42 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

não me falem em centrais...Devem ser outra contratação do Sr. Craveiro!!!

4:02 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nesta fase final, o preço dos bilhetes subiu para 5 Euros. Era o preço já neste dia 1 de Maio.

6:25 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Os centrais dos juniores até parecem ser bons.....

9:21 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

rui pedro a PL?? ...de rir!!

12:51 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

eu tambem nao acho que o rui pedro tivesse jogado a PL. o porto jogou em losango. Joaquim Pereira

2:25 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Meus caros, quando referi que jogou a PL, obviamente não é a posição clássica em cunha no meio dos centrais. A equipa joga claramente em 4x3x3 em situação defensiva, com o Rui Pedro a ser o primeiro homem a sair quando o central sai a jogar e o Tiago fecha na esquerda. Em situação ofensiva o Rui sai muitas vezes da zona de marcação dos centrais de 2 formas: ou desce um pouco para receber jogo, deixando os centrais adversários sem marcação o que permite as diagonais perigosas do Tiago nas suas costas, ou desmarcasse em diagonais para ambos os lados do centro do terreno para as alas ou vice-versa o que lhe tem permitido fazer muitos golos. Com o Candeias mais colado à linha, é o Fredson que preenche a ala esquerda quando o Tiago faz movimentos interiores, bem secundado pelo Hugo Monteiro.

5:29 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

mt bem visto afs..concordo contigo...esta equipa tem jogadores mt bons

7:59 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Já aqui li muito vezes sobre um tal Craveiro. Alguém sabe dizer quem é? O que faz? e qual a sua relação com o clube?

9:39 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home